Skip to content

Como Fazer uma Horta na Varanda?

Horta na Varanda

Horta na Varanda

Por se tratar de um local com pequeno espaço podem existir alguns inconvenientes, mas como nossa principal missão é dar dicas sobre hortas, vamos lhe ensinar algumas técnicas de como fazer uma horta na varanda de sua residência.

Saiba que as plantas para crescerem com mais vigor não precisam somente de água e nutrientes existentes na terra, mas também de luz, devem receber no mínimo  4 a 5  horas de luz solar ao dia para seu melhor desenvolvimento.

Normalmente enfeitamos a varanda com plantas ornamentais e algumas espécies são mais resistentes ao fator luz, ou seja, se desenvolvem sem a necessidade de tanta iluminação natural.

Por serem diferentes das hortas, o ideal é plantar suas verduras e parafusar pendentes na parede. Para sustentar o peso dos vasos e algumas jardineiras, outra opção é comprar suportes para vasos. Você pode também colocá-los no chão, para isso, meça a área para saber a quantidade de jardineiras ou vasos que pode-se implantar. Depois compre-os para serem instalados no local.

Lembre-se que a profundidade ideal para os vasos e jardineiras têm que ser no mínimo de 20 cm, pois assim, caberá mais terra e adubos que favorecem as plantas.

Isso não quer dizer que cebolinha por exemplo, não se desenvolva em vaso menor, entenda que algumas verduras possuem um sistema radicular maior, e quanto maior for, maior deverá ser a alimentação ou  a quantidade de terra no vaso.

Além de vasos você precisará de um pequeno regador, manta de bidin e argila expandida. Na falta pode-se usar pedra brita, areia grossa ou média que usualmente vemos na construção de casas. Muitos destes acessórios e produtos são encontrados em casas agropecuárias ou outras do ramo agrícola.

Uma horta na varanda necessita de apetrechos que auxiliam no aproveitamento do espaço, portanto pesquise os preços.

Como Fazer todo Preparo para Plantar?

No fundo do vaso ou jardineira coloque uma camada de argila expandida ou pedra brita, em seguida coloque a manta de bidin ou a areia, faça uma leve pressão para que todo espaço do fundo fique bem preenchido.

O fundo do vaso deve possuir furos para que saia o excesso de água – evite doenças na planta tomando essa precaução.

A argila serve como proteção e dreno para a terra não sair do vaso, já a manta de bidin funciona como filtro e evita a saída dos nutrientes.

Que terra e adubo posso usar?

Uma boa terra e bons adubos para esse tipo de plantio são: a terra vegetal, húmus de minhoca, pó de xaxim e esterco bovino.

Como preparar a quantidade de adubo?

  1. 4 kg de terra vegetal
  2. 750 g de húmus de minhoca
  3. 350 g de pó de xaxim
  4. 1,5 kg de esterco bovino

Misture todos os componentes desfazendo todos os torrões, em seguida distribua toda mistura no vaso acima da manta de bidim.

Tudo pode ser comprado em uma casa agropecuária; faça tudo proporcional ao número de vasos ou jardineiras desejados.

Podemos usar outra adubação também :

  1. 25 litros de terra superficial ( terra preta )
  2. 100 g de calcário
  3. 17 litros de esterco bovino curtido
  4. 12 litros de húmus de minhoca
  5. 5 litros de pó de serragem

Primeiro misture bem a terra e o calcário, em seguida misture os demais componentes e coloque nos vasos.

Mini horta na varanda do apartamento

Como plantar uma semente na horta em varanda?

As sementes normalmente compramos em casas agropecuárias, após completar os vasos de terra deve-se ler na embalagem as suas orientações técnicas.

Normalmente semeamos de duas a três sementes num espaço que variam de 10 a 15 cm de distância dependendo da variedade. A profundidade deve ser de 0,5 a 1 cm e após a semeadura devemos cobrir com uma leve camada de substrato ou terra.

Ao terminar a semeadura faça uma rega sem excesso de água e repita todos os dias pela manhã e a tarde. No início use um pulverizador, e na medida que se desenvolverem use o regador.

Clique Aqui e Saiba Mais Sobre o Plantio de Sementes

Como plantar mudas na horta em varanda?

No caso de mudas, deve-se abrir uma pequena cova com profundidade variável de 3 a 4 cm e introduzir a raiz da muda no local. Em seguida chegue terra em volta fazendo uma leve pressão.

O transplante deve ser feito sempre de tarde para evitar o forte calor do longo período quente, assim se adaptam ao novo ambiente. Ao terminar todo transplante faça uma rega e repita todos os dias de manhã e a tarde. Mas evite excesso de água.

O período da colheita varia conforme a espécie escolhida, oriente-se pela embalagem de sementes que normalmente possui todas as informações técnicas.

Agora não há desculpas para se perguntar como fazer uma horta na varanda…mãos na massa, quer dizer na terra!

Clique Aqui e Veja as Valiosas Propriedades das Hortaliças

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Adubação

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Cultivo de Verduras