Uma Horta no Quintal

Como Fazer Uma Horta no Quintal?

Se você está querendo fazer uma horta no quintal, te digo uma coisa…parabéns! Pois, essa iniciativa, toda pessoa que tem um espaço no quintal deveria tomar, saiba que, as verduras, temperos e legumes ali plantados, além de, crescerem saudáveis com os cuidados básicos necessários, pode servir de exemplo para crianças, familiares e amigos.

uma horta no quintal
uma horta no quintal

 

 

 

 

 

 

 

Clique e Conheça Este Ótimo Curso Completo de Horta Caseira

Imagine você explicando para outras pessoas aquilo que aprendeu no cultivo de hortaliças. Pois é, plantar é uma experiência muito gratificante, ainda mais quando podemos ver os frutos dos esforços ali colocados. Poder colher verduras, temperos e legumes fresquinhos para o consumo diário é uma experiência muito boa.

Vamos entender como começar…a principio o quintal precisa ser limpo, pedras, tocos, matos, devem todos ser retirados da área. A ajuda de ferramentas como : enxada, enxadão, pá, rastelo e carrinho de mão são necessários nessa fase. O afofamento do solo com o enxadão favorecerá o melhor desenvolvimento das raízes das plantas.

A área a ser implantada a horta, preferencialmente, deve ter um solo menos ácido possível, isso não significa ser impossível plantar no local, nada disso, pois com um grande número de esterco animal em sítios ou fazendas revertemos qualquer improdutividade em solos de terras mais ácidas, só é preciso empenho e paciência.

O local precisará ser cercado para evitar a entrada de animais e, a água para regar as plantas deve estar o mais próximo possível para facilitar as irrigações. Uma horta no quintal pode ter canteiros com medidas segundo o seu tamanho, podendo variar na largura e comprimento, ou seja, largura pode ter de 70 cm a 1 m e, comprimento pode ser de 1,5 m a 4 m, e os caminhos entre canteiros podem ter de 30 a 50 cm, lembrando que cada um faz conforme suas necessidades e espaço local.

A altura do canteiro a ser levantado pode ter de 15 a 20 cm, mas, existem cultivares que devem ser plantadas em covas ou leiras. Especificamente, quando for escolher sua espécie de planta, procure atentar-se nas embalagens de sementes com as informações técnicas.

Ao afofar a área com o enxadão use um barbante ou linha de pedreiro para delinear os canteiros. Em cada ponta finque uma estaca e amarre o barbante que deve ser distribuído em volta de acordo com o tamanho do canteiro, em seguida, junte toda a terra em volta e coloque dentro do espaço demarcado, com isso  a altura do canteiro aumentará. Como já explicado anteriormente o canteiro pode ter uma altura entre 15 e 20 cm.

preparo de canteiro horta no quintal
preparo de canteiro para fazer horta no quintal

 

 

 

 

 

 

 

Quando terminar faça uma adubação que pode ser para cada m² de canteiro:

  • 2 kg de esterco bovino curtido,
  • 1 kg de composto vegetal ou húmus de minhocas

Misture bem os componentes ao canteiro e, preferencialmente deixe o canteiro parado por 20 dias, nesse intervalo faça duas regas diárias no canteiro. Para evitar o crescimento de mato coloque na parte superior uma camada de serragem de madeireiras, ou capim seco sem sementes. Essa técnica além de manter o canteiro úmido por mais tempo, evita o crescimento de ervas daninhas e, ajuda a melhor incorporação dos adubos à terra.

É importante lembrar, que as mudas podem ser compradas em viveiros ou produzidas no próprio local. Para produzir suas próprias mudas, faça um canteiro para isso, ou compre em casas agropecuárias bandejas de isopor para produção de mudas, também conhecidos como canteiros móveis. Se você quer saber como fazer uma horta no quintal, tenha em mente que, a muda de qualidade é um fator muito importante na produção.

Para todos que pretendem fazer uma horta no quintal devem entender que nem todas as hortaliças necessitam a formação de mudas, algumas podem ser semeadas diretamente no local de plantio. Ao escolher a sua cultivar procure informações no calendário de plantio de hortaliças ou embalagem das sementes.

Com canteiros preparados e cultivar escolhida para plantio, faça pequenos sulcos com os dedos ou uma colher de jardineiro, cuide para deixar os espaçamentos exigidos para cada tipo de espécie a ser plantada, faça o transplante de forma que toda a raiz da plantinha fique coberta de terra e firme no local. Ao terminar todo o plantio faça uma boa irrigação, lembrando que essa tarefa precisa ser feita no período da tarde.

A irrigação precisa ser repetida 2 vezes ao dia, sendo uma rega pela manhã e outra a tarde, é necessário cuidar para que os canteiros não fiquem secos. Também é preciso evitar o excesso de água que pode ocasionar o aparecimento de fungos ou doenças que podem comprometer o plantio. Por isso, a observação diária é muito importante, nesse tipo de cultivo para fazer as regas podem ser utilizados regadores ou uma mangueira instalada na torneira.

A colheita depende da cultivar escolhida, umas são mais rápidas que outras, mas para saber o tempo certo de colheita é bom se orientar pela embalagem de semente da variedade escolhida ou por um calendário de hortaliças.

Como você pode observar os tratos culturais de uma horta no quintal não são poucos, no entanto, se forem feitos com capricho e dedicação, a produção será garantida. Por outro lado, os dissabores podem surgir, mas, a perseverança nos faz entender e aprender que o cultivo de espécies específicas não depende somente de clima, solo e conhecimentos. É preciso realmente querer fazer acontecer. Já ouviu o trecho de uma música que diz…quem sabe faz a hora e não espera acontecer…É isso aí…bom cultivo a todos!

Você irá gostar também dessa dica

Clique Aqui e Veja Como Plantar Hortaliças

Clique Aqui e Conheça um Calendário de Plantio