Tipos de Hortas Existentes

Conheça os Tipos de Hortas Existentes

Embora muitos não se dão conta, a prática da horticultura desenvolveu a sua ramificação, tendo desde mini-hortas até hortas tecnológicas. Os tipos de hortas existentes aumentaram devido a necessidade humana e as pesquisas realizadas por especialistas do setor agropecuário que cresce a cada dia.

Talvez você já tenha pensado em fazer uma horta em sua casa, no entanto, por algum motivo tenha desistido. Pois são tantas informações que as vezes a gente pode até ficar perdido. Saber que a terra precisa de calagem, descompactação do solo, adubação, e até ficar indo na loja comprar ferramentas, sementes e insumos. Essas informações pode causar um certo desconforto, principalmente para quem deseja fazer uma pequena horta simplesmente para consumo próprio.

Tudo isso é facilmente resolvido quando entendemos que só usa enxadão ou enxada em hortas maiores. Atualmente o uso de pequenos espaços é muito aproveitado para plantar verduras, condimentos e, em alguns casos, até algumas espécies de legumes, portanto não fique desanimado achando que não vai conseguir fazer sua plantação hortícola. Pois são variados os tipos de hortas existentes para cada tipo de espaço, gosto e finalidade. Conheça-os abaixo:

Mini-Horta

Mini Horta
Mini Horta

A mini-horta é muito empregada por pessoas que não dispõe de muito tempo, ou gostam de plantar em casa desde plantas ornamentais até as plantas hortícolas. O espaço para plantio é pequeno, por isso os cuidados não são grandes e deve ser usado em jardineiras, vasos, vasilhas, caixas e outros recipientes que possa colocar uma quantidade ideal de terra para as plantas se desenvolverem. Muitas pessoas compram terra e recipientes preparados para este tipo de plantio. Portanto se seu espaço é pequeno este tipo de horta é o apropriado. Com essa prática você não precisará ficar comprando condimentos e até verduras para consumo.

Horta Vertical

Horta Vertical
Horta Vertical

Também é muito utilizada em pequenos espaços principalmente em varandas de casas ou apartamentos, onde a iluminação natural é melhor. Este tipo de cultivo consiste em plantar verticalmente, ou seja, o aproveitamento dos pequenos espaços é feito com vasos ou jardineiras pendurados nas paredes ou com o auxílio de um tipo de fachada desenvolvida com a criatividade de cada pessoa. Em muitos casos contrata-se um profissional para desenvolver o projeto. Os recipientes, terra e adubos também podem ser comprados em casas do ramo agropecuário.

Horta Convencional

Horta Convencional
Horta Convencional

É a mais antiga das hortas, pois são plantadas diferentes espécies de hortaliças, atualmente há um rigoroso trabalho de lavração e adubação do solo, além de técnicas de irrigação, visando uma melhor produtividade das diferentes plantas. É muito praticada na agricultura familiar, que além de produzirem para consumo próprio também comercializam para se obter ganhos financeiros e manter a propriedade e os gastos familiar. Normalmente os filhos ajudam para o bom funcionamento da horta que precisa de cuidados como : adubação, transplante de mudas, desbrota, raleio e muito mais.

Horta Orgânica

horta orgânica
Horta Orgânica de Tomates

Neste tipo de cultivo não há a utilização de produtos químicos, como adubos industrializados, herbicidas, nematicidas e outros que além de deixar resíduos na natureza podem prejudicar a saúde do aplicador. A horta orgânica está ganhando força, visto que as pessoas preferem consumir um produto natural mesmo que tenham que pagar mais caro. Os produtos orgânicos além de não terem resíduos químicos possuem um melhor sabor se comparado com o cultivo convencional. No plantio orgânico são utilizados fertilizantes de animais e vegetais e o controle de pragas e doenças também são feitos com o uso de recursos naturais e biológicos.

Horta Suspensa

Horta Suspensa
Horta Suspensa

Na horta suspensa o cultivo é feito com uma altura onde os braços possam alcançar, ou seja, as plantas são plantadas longe do solo. Neste tipo de horta podem ser cultivadas plantas em caixas plásticas, jardineiras, vasos, tubos de 6 polegadas, e vários outros recipientes. São utilizados suportes ou bancadas para suportar o peso dos recipientes com terra, os vasos, jardineiras, latas, recipientes plásticos e outros. Algumas pessoas cultivam utilizando fertilizantes que são solúveis em água, e escorrem sobre tubulações distribuindo o alimento para as plantas. Também são usados espaços na parede de muros onde são instalados os recipientes que recebem as mudas.

Horta Hidropônica
horta hidropônica
Horta Hidropônica

Neste tipo de horta as plantas são cultivadas em canos de pvc ou outro material que consiga suportar água com nutrientes solúveis. As plantas se desenvolvem na água que é adubada regularmente. Com isso não precisam de terra para se desenvolverem como no plantio convencional. Plantas neste ambiente são melhores controlados os fatores fitossanitários. A hidroponia é também uma tecnologia que para a sua melhor performance precisa do acompanhamento de uma pessoa especializada ou cursos que ensinam obter resultados satisfatórios.

Horta Protegida

Horta Protegida
Horta Protegida

Neste tipo de cultivo são instalados mourões e peças que fazem parte de uma estrutura que é coberta com um tipo de plástico resistente. O plantio na horta protegida pode utilizar todos os métodos descritos anteriormente, mas com um grande diferencial, a capacidade maior de produção, inclusive nas entressafras e um melhor controle do ambiente para as plantas, sendo possível controlar com eficiência doenças ou pragas que possam aparecer. Os produtos produzidos com as estufas agrícolas são de melhor qualidade e aspecto. No entanto para se produzir em estufas gasta-se um pouco mais com sua implantação. A estufa agrícola também é uma tecnologia que precisa de cursos ou pessoas especializadas para a sua implantação, embora não seja um bicho de sete cabeças.

Conclusão

Os tipos de hortas existentes são variadas, mas é importante dizer a todos que os principais sistemas de cultivos são : Plantio Convencional, Plantio Orgânico e o Plantio Hidropônico. Para fazer uma horta é preciso além de pesquisar, ter conhecimento sobre as exigências nutricionais das plantas com isso não importa se seu projeto seja grande ou pequeno, os resultados aparecem para todos que se dedicam almejando uma produtividade satisfatória. 

Clique Aqui e Veja a Importância da Estufa agrícola

Você Conhece o Pulgão?… veja

Clique Aqui e Veja as Vitaminas de Algumas Hortaliças

Clique Aqui e Veja Dicas Para o Preparo do Solo