Saiba Como Plantar Pimenta Malagueta

Dicas Para Plantar Pimenta Malagueta

Plantio de Pimenta Malagueta

A pimenta malagueta é rica em vitaminas A, E e C , atua como cicatrizante, controla o colesterol, aumenta a resistência física, possui ação anti-inflamatória, previne doenças como câncer , ajuda a controlar a obesidade, aumenta a circulação sanguínea,   dentre outros benefícios à saúde.

Muito difundida em países como México e Tailândia a pimenta é o segundo tempero mais usado no mundo. Pertencente à família das solanáceas a pimenta malagueta é muito apreciada em vários tipos de pratos.

Ao contrário do que muito gente pensa, uma pimenta consumida por dia não é capaz de causar danos à saúde de pessoas que têm problemas gástricos, pois a pimenta malagueta consumida naturalmente e em pedacinhos é um ótimo anti-inflamatório.

Saiba como plantar pimenta malagueta de forma simples, assim sua horta terá uma excelente fonte de vitaminas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Para plantar a pimenta malagueta, o solo precisa estar devidamente adubado com material orgânico bem curtido, que pode ser esterco bovino e esterco de galinhas. O solo preferencialmente deve ser poroso e fofo; as mudas podem ser plantadas em canteiros, covas ou vasos.

O adubo a ser utilizado deve ser incorporado ao local de plantio. Se for em canteiros, para cada m² distribua 2 kg de esterco bovino e 500 g de esterco de galinhas. Para plantio em covas misture com a terra os estercos proporcionalmente à área das covas.

Veja Aqui Dicas para Adubar Plantas

O cultivo de pimenta necessita a formação de mudas, para isso basta comprar as sementes e fazer uma sementeira apropriada para mudas; pode ser usado como substrato uma mistura de esterco de bovino bem curtido e terra preta. Use uma proporção de 6 litros de terra preta para 3 litros de esterco bovino curtido.

Saiba como plantar pimenta malagueta

Após o preparo do substrato de sua escolha faça uma sementeira com bandejas de isopor, saquinhos plásticos, pequenos vasos ou copos plásticos descartáveis.

Sabendo que a pimenta antes de ser plantada em canteiros ou covas necessita de formação de mudas, então para isso, preencha os recipientes de sua escolha com o substrato.

Com a sementeira preparada, coloque três sementes por recipiente numa profundidade variável de 0,5 a 1 cm,  ao terminar a semeadura cubra as sementes com uma leve camada de substrato e faça uma rega para deixar as sementes em contato íntimo com a terra.

Faça regas 2 vezes ao dia, sendo uma pela manhã e a outra a tarde; evite excesso de água se possível use um pulverizador, não tendo, use um regador que evita o excesso de água.

Ao atingirem cerca de 10 a 15 cm de altura podem ser transplantadas para canteiro definitivo deixando um espaçamento de 0,80 cm entre plantas e 1,20 m entre fileiras, ou conforme achar melhor em sua área de cultivo.

Para colocar as mudas no local definitivo é preciso fazer covas que são suficientes para caber a parte das raízes, em seguida chegar terra em sua volta e fazer uma leve pressão para que as mudas fiquem firme no local. Não se esqueça de fazer as regas 2 vezes ao dia sem excessos, sendo que devem ser diminuídas conforme o desenvolvimento das plantas, tipo de solo e clima regional.

Clique e veja também dicas para plantar alface

A melhor época de plantio é o mês de setembro, contribuindo para o bom desenvolvimento da pimenta que gosta muito de calor, mas existem regiões que aceitam o cultivo o ano inteiro.

A colheita normalmente gira em torno de 90 dias. Leia as instruções técnicas na embalagem da variedade a ser cultivada. As informações contidas garantem o bom desenvolvimento das plantas.

A pimenta malagueta pode ser usada em conservas, doces, geleias, temperos de carnes, pratos típicos regionais ou consumida naturalmente.

Clique Aqui e Veja dicas sobre hortaliças

Clique Aqui e Veja dicas Sobre Preparo da Terra

Clique Aqui e Veja os Benefícios das Hortaliças

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!