Calda Bordalesa

 

Preparo de Fungicida, Inseticida Calda Bordalesa
preparo de calda bordalesa

Calda Bordalesa para que serve?

A calda bordalesa é muito usada em projetos de plantações agroecológicas com a finalidade de proteger as plantas contra pragas e doenças além de fornecer nutriente essencial.

Ajuda a prevenir e combater : verrugose, gomose, septoriose, requeima, melanose, rubelose, pinta preta, antracnose, mancha olho de rã, cercosporiose, míldio, mancha púrpura, podridão dos frutos, etc.

Atua contra insetos : trips, cigarrinhas, vaquinhas, cochonilhas, etc.

É um insumo agrícola que pode ser comprado ou confeccionada na própria propriedade e não agride o meio ambiente.

Pode ser aplicado na época de outono/inverno uma única vez e também na estação primavera/verão, independe da cultura, deve ser aplicado preferencialmente em plantas novas.

No verão deve-se diminuir a dosagem dos ingredientes em 50%, podendo ser aplicado sempre que constatado o inicio de uma doença. A aplicação se faz em plantas novas, não aplicar na floração.

 Foto de ingredientes para calda bordalesa
ingredientes calda bordalesa

Receita de Calda Bordalesa

  • 200 gramas de cal virgem de boa qualidade
  • 200 gramas de sulfato de cobre ( cristalizado ou em pedra )

Preparo :

Em um balde com 1 litro de água dilua o sulfato de cobre, sempre mexendo o produto com a ajuda de uma ripa para que dissolva bem.

Vista luvas nas mãos,  e em um outro balde coloque toda cal e dilua levemente com uma pequena quantidade de água formando um tipo de pasta cremosa.

Use sempre luvas de borracha, continue misturando levemente com a ajuda de uma ripa e dilua em média 1 litro de água na cal.

Terminamos as duas misturas em recipientes diferentes, ou seja, 1 litro de água no balde com 200 g de sulfato de cobre, e no outro com 200 g de cal diluído também em 1 litro de água.

Agora dilua o sulfato na cal levemente, sempre mexendo com a ripa, é importante seguir esse passo a passo de como fazer calda bordalesa, entornando com cuidado sempre o azul no branco.

Para terminar a solução coloque 18 litros de água e misture bem até atingir uma coloração homogênea.

No total do preparo fizemos 20 litros do produto, que deverá ser passado pelo coador para ser usado em uma bomba costal.

Antes de fazer a pulverização nas plantas devemos medir o pH da solução, que deve ficar em torno de 6,5 a 7 nunca menos ou mais.

Se a calda ficar muito ácida deve-se adicionar uma pequena solução de cal para tirar a acidez . A calda ácida provoca uma toxidez nas plantas.

Se a calda bordalesa apresentar alcalinidade não terá eficiência na aplicação às plantas

Use a fita para medir pH, normalmente comprada em casas agropecuárias, essa fita é muito usada para medir pH de água.

O método é simples, a fita possui uma tabela que indica a porcentagem do pH, basta mergulhar por completo na água e após alguns minutos ela indicará o nível de pH.

Ou mergulhar a ponta de uma faca peixeira na solução por 3 minutos se a faca não escurecer o produto está no ponto.

A importância de pH ideal favorece a eficiência na confecção do produto e aplicação certa para as plantas.

Dica – depois de pronta essa solução deve ser utilizada na mesma hora.

No caso de dissolver somente os ingredientes ( 200 g cal + 1 l água) e (200 g de sulfato de cobre +  1 l de água) em recipientes separados podem ser guardados em garrafas bem fechadas por 1 ano.

 Agora você não precisará perguntar…calda bordalesa para que serve?

 

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!