Pulgão

Uma praga nas plantacões

imagem de pulgãoO pulgão é um pequeno inseto sugador que ataca vários tipos de plantas alimentando-se da seiva. Existe cerca de 1500 espécies, e o ciclo de vida desse inseto gira em torno de 15 dias, uma fêmea é capaz de produzir de 70 a 80 novos pulgões. É causador de danos severos a um diversificado número de espécies de plantas, inclusive hortaliças. Gosta de se alimentar das partes mais novas das plantas onde se encontra mais nutrientes. Causam um grande dano por atacar em colônias e são encontrados na parte inferior das folhas onde se protegem de predadores e fatores climáticos.

Algumas espécies de pulgões como o Brevicoryne brassicae atacam crucíferas como repolho, nabo, rabanete e couve os quais possuem um tipo de substância que serve como um tipo de escudo contra seus predadores.

O aumento desse inseto em diversos tipos de lavouras acontece devido ao baixo índice pluviométrico (chuvas) , altas temperaturas e condicões nutricionais das plantas. Ao sugarem as plantas injetam substâncias tóxicas causando danos ao desenvolvimento físico, também é um inseto que transmite centenas de tipos de vírus aos diversos tipos de cultivos.

É uma praga muito conhecida entre os agricultores que plantam algodão e melão sendo considerado por muitos uma praga principal. O pulgão do meloeiro Aphis gossypii Glover é uma espécie amplamente distribuída pelo mundo, mas com maior incidência nos trópicos. Essa espécie ataca mais de 700 tipos de plantas.

Os pulgões desta espécie vivem em colônias numerosas, contendo indivíduos ápteros (sem asas) e alados (com asas). Nos países de clima tropical é possível identificar colônias em diferentes estádios de desenvolvimento sendo as fêmeas ápteras que predominam.

Ao observarmos uma movimentação de formigas em uma determinada planta, pulgões e formigashá indícios de pulgões porque ao se alimentarem da seiva excretam o excedente em forma de pequenas gotas açucaradas abaixo da colônia. Essas gotículas são conhecidas como mela . E as formigas adoram se alimentar da tal substância que em troca protegem os pulgões de inimigos.

 

fumagina
Planta com Fumagina

A mela também é utilizada por fungos como substrato, e que são responsáveis pela formação de um enegrecimento das folhas das plantas conhecido como fumagina. Esse enegrecimento provoca a redução da fotossíntese da planta.

 

pulgão na couve
Colônia de pulgão em couve

Pode ser controlado com o auxílio de produtos agroquímicos de baixa toxicidade ou agentes naturais que beneficiam a gleba de cultivo e o tipo de cultura plantada. obviamente que o último método descrito favorece o agricultor e o ecossistema. Pois métodos com a utilização de produtos químicos pode desencadear problemas ao aplicador e também o desequilíbrio da natureza. Mas é importante salientar que para controlar uma determinada espécie de pulgão é necessário identificá-lo primeiramente.

PRINCIPAIS VIROSES TRANSMITIDAS POR PULGÕES

VÍRUS

Mosaico do algodoeiro e vermelhidão do algodoeiro – TransmissorAphis gossypii

Enrolamento da batata – Transmissor : siphum euphorbiae M. persicae

Mosaico da cana-de-açúcar – Transmissor : Rhopalosiphum maidis

Mosaico amarelo do fejoeiro – Transmissor : M. persicae, A. fabae

Mosaico anão do milho – Transmissor : Acyrthosiphum pisum, Rhopalosiphum maidis

Mosaico comun da soja – Transmissor : M. persicae, Acyrthosiphum dirhodum,

Bunch top da bananeira – Transmissor : Schyzaphis graminum, R. maidis, Rhopalosiphum padi, Aphis craccivora, Dactninotus ambrosiae Pentalonia nigrovenosa

Mosaico da bananeira – Transmissor : Aphis gossypii

Tristeza do citros – Transmissor : Toxoptera citricidus, T. aurantii, M. persicae, A. fabae

Mosaico do mamoeiro – Transmissor : M. persicae, A. gossypii, A. fabae, A. coreopsidis, T. citricidus

Mosaico da melancia – Transmissor : 21 espécies de pulgões

Mosaico da melancia-2 – Transmissor : 20 espécies de pulgões

Mosqueado do morangueiro – Transmissor : Capitophorus fragaefolii, Cerosipha forbes

Vírus da faixa das nervuras do morangueiro – Transmissor : Idem

Mosaico amarelo da abobrinha – Transmissor : Aphis spp., Myzus spp.

Mosaico do alho – Transmissor : Várias espécies de pulgões

Mosaico em faixas, nanismo amarelo do alho e da cebola – Transmissor : Várias espécies de pulgões

Mosaico da alface – Transmissor : Várias espécies de pulgões

Mosaico amarelo da beterraba – Transmissor : M. persicae, A. fabae

Vírus do amarelo ou vermelho da cenoura – Transmissor : Cavariella aegopodii

Mosaico da couve-flor – Transmissor : Brevicoryne brassucae, M. persicae

Mosaico do pepino – Transmissor : 60 espécies de pulgões

Mosaico Y do tomateiro – Transmissor : M. persicae, Macrosiphum solanifolli

Topo amarelo e amarelo baixeiro do tomateiro – Transmissor : M. persicae

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Inseticidas Naturais

Economize…faça sua horta em casa