plantio de sementes

Como Plantar Sementes

O local onde receberá as sementes deve estar devidamente preparado, ou seja, adubado e com condições favoráveis para uma boa germinação. Não há necessidade de colocar muito adubo na terra, sendo que, em muitos casos apenas o substrato já garante a germinação. 

plantando sementes no canteiro
plantando sementes

Os chamados substratos são misturas de diferentes compostos, e são muito utilizados para plantar sementes. É uma tecnologia que visa garantir uma muda livre de doenças que possam contaminar o cultivo de outras plantas. O substrato pode ser comprado em casas do ramo agrícola ou produzido na sua propriedade.

O substrato para produção de mudas passa por um processo de esterilização, com isso as sementes germinam num ambiente saudável. O curtimento de estercos, a secagem de palha de arroz ou bagaço de cana por exemplo, fazem parte desse processo de tratamento de um substrato.

Nos grandes viveiros de mudas por exemplo, a utilização de substratos é comum, porque precisam semear e produzir mudas viçosas para agricultores que trabalham com culturas diferentes. As plantas precisam ser sadias e livres de patógenos por isso fazem a semeadura com a utilização de substrato nas bandejas de isopor, sacos plásticos e outros recipientes.

Clique Aqui e veja dicas sobre substratos

Ao comprar sua semente verifique a data impressa na embalagem, cuide para que sejam sementes novas e de boa procedência, e ao abrir as embalagens para fazer a semeadura, ao término, torne fechá-la de maneira a evitar a entrada de ar.

As sementes de hortaliças são pequenas por isso ao fazer a semeadura distribua de 2 a 3 sementes, sendo que algumas cultivares podem ser semeadas até 5. Ao abrir a embalagem lance as sementinhas sem precisar pegá-las na mão, com isso, você evita contaminação de possíveis bactérias que impedem a germinação, não sendo isso uma regra no plantio.

Em sulcos devem ser lançadas de maneira uniforme para evitar o excesso de plantas e o desperdício de sementes. Em recipientes podem ser plantadas de 2 a 3 sementes, com isso há uma garantia de germinação.

plantio de sementes
plantio de sementes

O local deve ter uma profundidade variável segundo cada espécie, podendo ser entre 1 a 2 cm. Entenda que a sementinha não pode ficar muito funda ao solo ou nos recipientes, isso pode contribuir para um baixo índice de germinação. Outro fator importante é a temperatura, existem épocas adequadas de plantio para cada espécie de planta, portanto ao escolher a sua, veja se pode ser plantada em tal período do ano.

Quando for plantar a sua semente, saiba que ao terminar a semeadura, deve ser feita uma boa rega, mas é preciso tomar cuidado para não afundar a sementinha, também, o controle nas irrigações devem ser observados, regas excessivas contribuem para o aparecimento de fungos e doenças indesejáveis.

Como falamos, para formar uma muda é preciso ter uma boa terra ou um bom substrato, no entanto, é preciso principalmente uma semente de qualidade. Algumas plantas necessitam a formação de mudas, sendo que outras podem ser semeadas diretamente em canteiros, covas , leiras, vasos, jardineiras, etc. É o caso das hortaliças, por exemplo, que variam no cultivo.

Clique Aqui e veja dicas para fazer sua horta

As mudas quando atingem um tamanho ideal, podem ser transplantadas para o local definitivo de plantio. Entretanto, outras espécies são plantadas diretamente no local desejado não havendo a necessidade de se formar uma muda.

Normalmente as embalagens das sementes possuem informações que devem ser lidas, as técnicas de plantio devem ser observados para que sua semeadura não seja em vão. Plantar sementes não depende somente da terra, depende também de sua dedicação.

Clique Aqui e veja dicas par semear Alface

Clique Aqui e veja dicas sobre compostagem

Clique Aqui e Veja dicas para semear alface

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre o Cultivo de verduras

 

 

 

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!