Plantio de Hortaliças e Verduras

Dicas Sobre Plantio de Hortaliças e Verduras

As hortaliças e verduras tem se tornado um verdadeiro complemento para o prato de muitas pessoas, na verdade são as hortaliças que dão um paladar melhor para qualquer prato, além disso, elas possuem vários tipos de nutrientes que são fundamentais para manter o nosso corpo em funcionamento.

hortaliças e verduras

A maior parte das hortaliças e verduras consumidas nos dias de hoje vem de propriedades de zonas rurais onde os agricultores cultivam todo tipo de verdura e hortaliça, que são usados tanto para o consumo próprio como também para a comercialização.

O consumo de hortaliças tem aumentado cada vez mais e a produção delas no campo tem caído cada vez mais, principalmente por fatores climáticos, isso faz com que as hortaliças e verduras passem a custar absurdos em supermercados e em hortifrútis. Devido à alta nos preços as pessoas têm procurado meios de cultivar algumas verduras e hortaliças no quintal da sua residência.

Porém muitos têm enfrentado dificuldades nesses cultivos em residências, pois cada tipo de hortaliça cresce em tamanhos diferentes, é importante que, algumas hortaliças dependam de ter um contato maior com a natureza para se desenvolverem melhor, ou seja, plantadas no campo crescem com mais vigor.

Plantio de hortaliças e verduras em sítios

Em sítios os plantios de hortaliças devem ser realizados em áreas destinadas somente para o cultivo das mesmas também deve se evitar o cultivo de hortaliças em meio a lavouras que contraia doenças e pragas com facilidade, pois doenças e pragas da lavoura podem afetar e prejudicar a qualidade das hortaliças.

horta em sítio
Horta em sítio

O plantio das hortaliças deve se dar em áreas de fácil acesso para facilitar a irrigação, quanto à questão de solo as hortaliças se adaptam bem a qualquer tipo de solo, porém deve sempre ser ter o cuidado para quando for preparar os canteiros fazer uso de esterco bovino, e matérias mortas para auxiliar na fertilidade do solo e também na retenção de água. Os materiais orgânicos utilizados devem estar devidamente curtidos para se evitar patógenos.

E quando falamos de canteiros para horta não estamos nos referindo apenas aqueles compridos de chácaras ou sítios. Um canteiro é o local onde será plantada a muda ou semente que absorverá o alimento para poder viver, pois no local deve ter terra e nutrientes capazes de atender as exigências das plantas hortícolas – sejam verduras ou legumes, por outro lado, não se desenvolvem.

As hortaliças precisam estar em contato direto ou parcial com a luz solar para garantir a qualidade no sabor e no aroma das verduras e hortaliças. A vantagem de se produzir hortaliças em sítios é que as mesmas têm um contanto direto com o ambiente, e assim passam a crescer mais vigorosas e mais sadias.

Os plantios de hortaliças e verduras em propriedades rurais podem ser feitos em ambientes livres ou podem ser cercados para proteger de animais, em regiões que a incidência de raios solares é grande o produtor deve fazer uso de telas de sombrite com no mínimo 50% para proteger as hortaliças contra o sol muito forte. Também há a possibilidade de plantar variedades resistentes ao clima local.

No caso de hortaliças como tomate, pimentão, abóbora entre outros esse cuidado é indispensável haja visto que essas são culturas mais resistentes a raios solares. Dependendo dos fatores climáticos a incidência de pragas e doenças podem ser maior, por isso o manejo, adubações e tratos culturais são muito importantes.

Os plantios de hortaliças e verduras realizados em áreas rurais tem um desenvolvimento melhor devido o contato com a natureza e também devido ao solo, pois nessas áreas a planta não fica limitada somente a um pequeno espaço. Produzir hortaliças e verduras em espaços abertos requer muita atenção, pois nessas áreas as mesmas estão mais vulneráveis ao ataque de pragas e doenças.

Plantios de hortaliças e verduras em casa nas áreas urbanas

Cultivar hortaliças em áreas urbanas é uma ótima saída para pessoas que deseja economizar nas compras e ainda manter uma alimentação saudável, a maior dificuldade encontrada em cultivar as hortaliças em casa tem sido o espaço disponível, pois nem sempre as residências tem espaço que dê para cultivar alguma hortaliça.

horta em vasos
Plantio de horta em vasos

Além do mais, como citado anteriormente as hortaliças precisam de espaço e também ter um contato com a luz solar para garantir o melhor desenvolvimento.

Neste tipo de cultivo as hortaliças devem tomar no mínimo 4 horas de sol por dia, então o primeiro passo para instalar uma horta em um apartamento, ou em um casa é analisar onde tem melhor incidência de sol durante o dia.

Muitas pessoas usam as janelas ou aquelas mini varandas para instalar sua horta, se você não possui muito espaço e quer plantar mais de uma hortaliça você deve cultivá-las no mesmo vaso ou em vasos diferentes, porém deve haver um revezamento entre as plantas no local onde há raio solar.

Em casas ou apartamentos os cultivos de hortaliças ficam um pouco restrito devido ao espaço, pois necessitam de aeração, luz e nutrientes, contrariando o contato com a natureza que a planta necessita, impedindo as vezes que as diferentes cultivares cresçam sadias e vigorosas, no entanto, a vantagem de cultivar essas hortaliças é que sempre você terá um tempero para dar um paladar a mais no seu cardápio, sem contar com a economia que gera para seu bolso. Não quero dizer aqui que seja impossível plantar em pequenos espaços, não é isso…muito pelo contrário, uma planta se desenvolve muito bem em qualquer lugar, mas é preciso dar condições à espécie.

Cultivar hortaliças em casa requer maiores cuidados, pois dentro de um apartamento ou casa ela não possui o auxilio direto da natureza para sobreviver, no entanto elas ficam livres de pragas e até mesmo algumas doenças que são normalmente vistas no plantio em campo aberto.

Dependendo do espaço disponível o cultivo de verduras é restrito, pois esse tipo de planta requer um espaço maior e também possui uma dimensão maior de raízes. As plantas de horta precisam ter espaçamentos ideais, porque competem por nutrientes existentes na terra e luz solar. Portanto ficar atento a esses fatores garante uma produtividade esperada, seja ela em grandes ou pequenos espaços.

Clique aqui e Veja Dicas Sobre adubação

 Clique Aqui e Veja o Calendário de Plantio

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Substratos

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Irrigação