Plantio de Horta

Clima e Plantio de Horta

Na agricultura convencional é preciso a utilização de corretivos e fertilizantes que são capazes de proporcionar um melhor aproveitamento no plantio de horta. Entretanto, com os avanços tecnológicos outros métodos para cultivar plantas hortícolas também são explorados, como época de plantio, cultivar adequada a região, consorciamento de plantas, preparo de solo, irrigação, adubação, etc.

plantio de horta
Plantio de horta

Conforme a finalidade para a produção de hortaliças, muitos métodos podem ser empregados, seja um objetivo comercial ou institucional, fazer uma horta precisa antes de tudo ser conhecida a área de cultivo. Embora possamos plantar sem fazer uma análise de solo, o mais correto é não deixar de fazer, ao menos que sua horta seja muito pequena sem precisar de exigências técnicas para produção.

No entanto o conhecimento de que nosso país possui uma grande extensão de solos ácidos, é importante através da aplicação de corretivos diminuir o teor de acidez para que as plantas possam retirar os nutrientes do solo com melhor eficiência. São aplicados calcários dolomítico, calcítico ou magnesiano, qualquer um destes além de corrigir a acidez, proporciona nutriente ao solo, mas para isso é importante ter o resultado da análise do solo que é feita em laboratório.

O plantio de horta requer cuidados especiais, hortaliças não gostam de áreas muito sombreadas, excesso de mato nos canteiros, falta de água e solos compactos e inférteis . Portanto é preciso ter em mente que mão-de-obra não deve faltar, assim sendo, o emprego de pessoas que estejam dispostas em trabalhar para acompanhar os ciclos produtivos é de suma importância.

As sementes que serão plantadas ou utilizadas para produzir mudas devem possuir um selo de garantia. As sementes também são responsáveis pelo sucesso no cultivo, pois além de ter um poder germinativo propício para o clima e região de cultivo é capaz de garantir plantas sadias e viçosas. No entanto é preciso levar sempre em consideração o tipo de cultivar escolhida e acompanhar sua adaptação ao local.

Clima e Época de Plantio

Os fatores climáticos são muito importantes para a produção de hortaliças, o plantio de horta requer boa temperatura, luminosidade e umidade ideais. A maiorias das plantas são prejudicadas com forte calor e excesso de chuvas, conseguem se desenvolver melhor em temperaturas amenas com médias que variam entre 18°C a 23°C. Apesar de tudo, existem cultivares resistentes ao calor e uma minoria resistente ao frio, o que contribui para os cultivos durante o ano todo.

No sul as estações mais propícias são outono/inverno, onde as temperaturas são mais amenas. Nessa região devido ao inverno rigoroso e fortes geadas, o emprego de estufas agrícolas é muito difundido entre os horticultores. Embora haja um maior investimento em tecnologia, os resultados são satisfatórios, produzindo produtos hortícolas com melhor aspecto e qualidade o ano todo.

Na maior parte do nordeste faz calor o ano inteiro, mas existem microrregiões com altitudes de 800 m ou mais que favorecem um bom cultivo nos meses de abril a julho onde as temperaturas são ideais para as hortaliças de clima ameno. Nos outros meses são plantadas cultivares desenvolvidas para o clima diferenciado.

Na região sudeste e centro-oeste o clima é caracterizado por um período quente e úmido e o outro ameno e seco. Ambos períodos podem ser plantados os diferentes tipos de hortaliças, no entanto, existem as cultivares ideais para cada estação do ano, que são produzidas em campo aberto ou protegido por estufas.

A região norte é considerada a mais crítica para a produção hortícola, devido as altas temperaturas e a umidade durante o ano todo, que restringe praticamente o plantio de um grande número de espécies que não se adaptam nessas condições climáticas, sendo possível o cultivo de plantas rústicas ao calor e mais tolerantes a umidade.

No entanto o cultivo protegido é uma técnica que garante a produção durante o ano todo, porque é possível controlar o ambiente de cultivares adaptadas ao clima nordestino. O plantio de horta nessa região requer técnicas e cultivares que favoreçam a produção, as estufas agrícolas têm ajudado muito, mas a sua utilização necessita um maior investimento por parte dos horticultores.

Clique Aqui e Veja a Importância das Estufas Agrícolas

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Adubação

Clique Aqui e Aprenda a Fazer Compostagem