Pequena Horta

Como Fazer uma Pequena Horta

Uma pequena horta pode ser a grande solução para pessoas que desejam plantar e possuem um pequeno espaço. Apesar de ser pequena, pode ter uma boa diversidade de plantas, sendo principalmente, ervas, temperos e verduras as melhores cultivares.

foto de pequena horta
exemplo de pequena horta

É importante dizer que não importa o tamanho de sua horta, ela precisa ter luz solar para o melhor desenvolvimento das hortícolas. As sementes devem ter uma boa qualidade para garantir a germinação. As regas devem ser feitas diariamente de manhã e a tarde.

Pode ser construída em pequenos canteiros feitos no solo com o auxílio de enxadão, enxada e rastelo. Também podem ser utilizados recipientes para colocar a terra sendo usualmente preferidos os que tenham profundidade de 20 cm, mas, recipientes mais rasos também são aceitos por algumas espécies de plantas que não são tão exigentes com espaço.

É muito comum vermos pequenas hortas em grandes cidades, o uso da criatividade é muito grande, pessoas chegam a plantar cebolinha em jarras velhas ou outros utensílios domésticos capazes de servir de suporte para colocar terra e plantar verduras por exemplo.

Outros preferem comprar jardineiras, vasos e terra, a grande vantagem de se comprar terra, é que já vem livre de patógenos que possam contaminar uma planta. As cultivares plantadas nesses recipientes devem obedecer o mínimo de espaço exigido pelas plantas.

As hortaliças em geral precisam ser plantadas com espaçamentos ideais que favoreçam o bom desenvolvimento, no entanto, em pequenas áreas esses espaçamentos podem ser diminuídos para o melhor aproveitamento da área de plantio. As embalagens das espécies a serem escolhidas fornecem esses detalhes, também há um calendário de época de plantio.

Terra Para Sua Pequena Horta

A terra em seu quintal deve ser descompactado com enxadão e enxada, as hortícolas precisam de solo fofo e adubado, os canteiros devem possuir uma altura mínima de 15 cm, sendo a largura e comprimento feitos de acordo com seu espaço. Em seguida deve ser adubado com esterco bovino bem curtido ou outro preferencialmente de fonte orgânica, é o caso de esterco de aves, húmus de minhocas, bokashi, composto vegetal, etc. Podem ser comprados ou encontrados na área rural.

Uma adubação comum para pequenas áreas pode ser usado o esterco bovino e o composto orgânico, podem ser encontrados em fazendas, sítios ou até comprados em casas do ramo agrícola. A quantidade para cada canteiro deve ser : 2 kg de esterco bovino e 500 g de composto orgânico para cada m² de canteiro. Devem ser espalhados e misturados com a terra. Após 30 dias ao plantio as plantas devem receber em sua volta 150 g de bokashi , húmus ou composto orgânico.( qualquer um dos três)

Para ver como fazer um canteiro clique aqui

Após feita a adubação da terra, para se obter um melhor efeito com o solo, o local deve ficar parado por 20 dias. Após esses dias podem ser plantadas as mudas ou sementes. Lembrando que as mudas podem ser compradas em viveiros ou produzidas em sua horta com auxílio de pequenos recipientes ou bandejas de isopor que são ideais para mudas, são compradas em casas agropecuárias e conhecidas também como canteiros móveis.

Talvez você encontre dificuldade para encontrar os adubos citados, então faça testes em sua pequena horta somente com esterco bovino misturado à terra. Lembrando que adubação em excesso é perda de tempo e dinheiro. Simplifique utilizando seus recursos disponíveis, mas não fique sem fazer sua hortinha.

O que plantar em hortas pequenas?

Em seu pequeno espaço podem ser produzidas as mais variadas verduras, temperos e em alguns casos até legumes. As mais plantadas são : alface, couve, almeirão, rúcula, escarola, cebolinha, salsinha, coentro, manjericão, pimenta, beterraba, rabanete, cenoura e muitas outras plantas.

Use sua criatividade e plante em sua pequena horta tudo que tiver vontade. Mas não se esqueça dos fatores que contribuem para o bom desenvolvimento das plantas, que são : sementes de qualidade, iluminação, terra adubada e água sem excessos.

É bom que o plantio seja bem variado porque uma alimentação adequada exige fontes de diferentes alimentos. Os temperos plantados servirão para realçar o sabor de carnes, peixes e outros deliciosos pratos.

As hortaliças podem ser preparadas cozidas, cruas, refogadas, assadas ou então em saladas, sopas, suflês, bolinhos, ensopados , etc. As colheitas são variadas dependendo da espécie de planta escolhida.

Clique aqui e veja mais dicas sobre horta

Clique Aqui e Saiba Mais Sobre as Hortaliças

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Plantio de Sementes

 

 

 

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!