O que são hortaliças folhosas

Entenda o que são hortaliças folhosas

Existem mais de 70 espécies de hortaliças e são agrupadas de acordo com a parte que é comestível. No caso das folhosas são as seguintes plantas :  agrião, acelga,
alface, almeirão, couve, espinafre, repolho e rúcula. Estas são consideradas plantas de folhas, e o plantio de folhosas em geral é muito destacado no Brasil.

Folhosa - alface
Folhosa – alface americana

O cultivo de folhosas é muito praticado por agricultores localizados em volta de grandes centros consumidores, pois por ser plantas de ciclo relativamente rápidos que giram em torno de 50 dias, essas verduras precisam ser comercializadas o quanto antes para não perderem suas características.

É comum vermos na agricultura familiar o manejo de hortaliças folhosas, pois são plantas que necessitam cuidados como preparo de solo, calagem, adubação e irrigação, além de cuidados como controle de pragas e doenças que muitas vezes acabam com uma plantação completa causando prejuízos aos produtores. 

Para não haver dissabores no cultivo deste tipo de hortaliça é recomendável a utilização de cultivares resistentes às doenças, produzir mudas sadias que estejam livres de patógenos, fazer rotação de culturas, não exagerar nas adubações e fazer uma irrigação de maneira uniforme em toda a área do cultivo.

Dentre a produção de folhosas, a que mais se destaca é a alface, sendo de diferentes variedades : crespa, lisa, americana, mimosa e romana; mas a alface crespa é a mais consumida no País. Os maiores produtores estão localizados na região sudeste próximos as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, no entanto, existem pequenos e grandes produtores em várias regiões do país.

São plantas que necessitam tratos culturais para uma melhor produtividade, pois existem cultivares para outono/inverno e cultivares para primavera/verão, facilitando assim a escala no ciclo produtivo. Em cada cultivar plantada pode existir um tipo de manejo diferente, que visa favorecer melhores rendimentos aos produtores que usam tecnologias apropriadas para o plantio.

Folhosa ou Verdura

Muitas pessoas não sabem o que são hortaliças folhosas, no entanto chamar couve ou alface de verdura não é errado, pois o termo está correto. As verduras são relacionadas as plantas verdes por isso existe o termo verdura que é muito utilizado no campo por agricultores e na culinária, pois trata-se de uma planta verde comestível que produz fibras, vitaminas e sais minerais para o organismo humano.

Folhosa - almeirão
Folhosa – almeirão

Agrupamento de Hortaliças :

Hortaliças-folhosas: alface, almeirão, agrião, acelga,
espinafre, couve, repolho, rúcula;

Hortaliças-flores – couve-flor, couve brócolos;

Hortaliças-frutos – berinjela, jiló, abóbora,
quiabo, chuchu, tomate, pimentão, pepino;

Hortaliças-tubérculos – batata; cará;

Hortaliças-raízes – cenoura, beterraba,
rabanete, nabo, batata-doce;

Hortaliças-bulbos – cebola, alho;

Hortaliças-rizomas – inhame;

Hortaliças-hastes – aspargo, aipo ou salsão;

Hortaliças-condimentos – cebolinha, coentro,
pimenta, salsa, manjericão, hortelã.

No geral todas plantas acima são conhecidas na horticultura ou na olericultura como boas fontes de renda na região onde são plantadas. Pois além de dar trabalho para muitas pessoas são responsáveis em movimentar um capital de giro que favorece o desenvolvimento nos locais onde são praticados os cultivos. Um bom exemplo localiza-se na região de Mogi das Cruzes – SP, onde produtores de folhosas desembolsam em média um custo produtivo de R$ I7 mil por hectare.

Clique Aqui e Veja as Propriedades das Hortaliças

Clique Aqui e Veja as Vantagens da Estufa Agrícola

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre as Hortaliças

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!