lista de vitaminas

Conheça a lista de vitaminas das hortaliças

As hortaliças possuem propriedades que são benéficas ao nosso organismo, por isso o seu consumo regular é de fundamental importância. Elas fornecem carboidratos, vitaminas, sais minerais e proteínas. Possuem substâncias naturais que são importantes na manutenção da saúde, além de serem capazes de prevenir doenças. 

 

 

abóboraAbóbora – vitaminas A , B, C, E, sais minerais(fósforo,potássio e cálcio) e alta concentração de caroteno. Sementes : Vermífugo natural. Combate hepatite, uretrite e câncer.

 

 

abobrinha

 

Abobrinha – Vitaminas A, B, C, sais minerais(cálcio, fósforo e ferro) e rico em fosfato. Tônico para o cérebro.

 

 

alfaceAlface – Vitamina A, complexo B e C, sais minerais(cálcio e ferro), rica em potássio e fibras, ótima para o funcionamento intestinal.Baixo valor calórico, diurética e calmante.
Alho – Rico em vitamina B, C e E. Reduz o colesterol, controla a pressão sanguínea e previne a formação de coágulos nas artérias. Tem propriedades antibióticas, imunológicas e previne alguns tipos de câncer e doenças crônicas associadas ao envelhecimento.

 

berinjela

Berinjela – Vitaminas A e B e rica em potássio. Ajuda no tratamento do colesterol alto, hipertensão e protege contra o câncer da próstata.

 

 

beterraba

Beterraba – Rica em vitamina A, Complexo B e sais minerais, (potássio, sódio, fósforo, e ferro). Folhas ricas em nutrientes. Indicada para casos de anemia.

 

 

brócolisBrócolis – Rico em vitaminas B, C, E, K e sais minerais ( cálcio, ferro e potássio). Formação e manutenção de ossos e dentes. Atua no funcionamento de sistemas nervoso e imunológico e elimina compostos cancerígenos do organismo.

 

 

cebola

 

Cebola – Vitaminas A, B, C e sais minerais ( potássio, fósforo e cálcio). Potente bactericida. Atua na prevenção de doenças cardiovasculares e de diabetes.

 

 

 

cenoura

 

Cenoura – Vitaminas B1, B2, B5 e B6 e rica em caroteno (precursor da vitamina A). Folhas : vitaminas A e C, fonte de fibras. Antioxidante, importante para o crescimento, a visão, a pele e a imunidade. Previne doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
couve-flor

Couve-flor – Rica em vitamina A, C e do complexo B. Atua no crescimento e aumenta a resistência do organismo contra infecções e resfriados.

 

 

couve

Couve – Rica em vitaminas A, C, do complexo B e sais minerais (cálcio, fósforo e ferro). Protege o sistema nervoso, ajuda na formação de dentes e ossos e previne a anemia e o cansaço.

 

 

espinafre

Espinafre – Rico em vitaminas A, B, K e sais minerais( potássio, sódio, ferro). Mantém a massa óssea, evitando a osteoporose. Contém fibras que ajudam no funcionamento do intestino e previne catarata e degeneração, que podem levar à cegueira. Atua na coordenação motora, tonalidade saudável da pele e anemia.

 

melancia

 

Melancia – Rica em vitaminas A, B, C e sais minerais( fósforo, cálcio e ferro). Diurético, atua como leve laxante. Previne contra reumatismo, artrite e obstruções renais.

 

 

pepino

 

Pepino – Vitaminas A, B, C, magnésio e grande quantidade de água. Importante para combater a contração muscular, doenças da pele e tecido subcutâneo.

 

 

pimentão

 

Pimentão/Pimenta – Ricos em vitamina C, pró-vitamina A e ferro. Favorecem a absorção de nutrientes, mantém a saúde da pele, olhos e vasos sanguíneos. Têm ação anti-bactericida, descongestionante e expectorante, além de auxiliar na redução do colesterol.

 

rabanete

 

Rabanete – Rico em vitamina A e sais minerais (cálcio, ferro, fósforo e iodo). Atua no sistema nervoso, na formação de ossos e dentes e previne anemia.

 

 

repolho

Repolho – Rico em vitaminas B, C, K e sais minerais ( potássio e cálcio). Protege contra úlceras e câncer do cólon e tem ações antibacteriana e antiviral.

 

 

 

tomateTomate – Rico em vitaminas C, E e carotenóides ( licopeno e betacaroteno). Protege contra doenças cardiovasculares, câncer de pulmão, epitélio ( esôfago, estômago ) e próstata. Tem atividade antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce. OBS.: A ingestão elevada de gorduras reduz a absorção dos carotenóides.

 

Fonte : Unesp – Faculdade de Ciências agronômicas – Btu

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