Horta Orgânica

Vantagens de ter uma horta orgânica

A principio, vamos entender o que é uma horta orgânica, muito se fala a respeito, mas, nem todos entendem a importância do cultivo orgânico na atualidade. O consumidor com um grande acesso à informação, sabe que na agricultura convencional o uso de agrotóxicos é um fator alarmante em determinados produtos agrícolas.

Pois, com o ciclo produtivo, algumas hortas que plantam em larga escala são praticamente obrigadas a introduzirem no plantio determinados produtos que podem deixar resíduos químicos nas plantas cultivadas, que além de poder causar riscos à saúde do aplicador, mata uma biodiversidade existente na natureza.

O Brasil ainda é considerado um grande usuário de fungicidas, nematicidas, herbicidas, e outros cidas que talvez você tenha ouvido falar. Não queremos aqui condenar as empresas fabricantes de tais produtos, no entanto, precisamos conscientizar a todos que, embora muitos desses produtos tenham a sua carência quando aplicados em campo, ainda assim, deixam o seu rastro de resíduos.

Com anos de pesquisas, o avanço tecnológico vem se fazendo notório, muitos horticultores se conscientizaram do uso de recursos naturais para não precisar usar produtos químicos. A produção em horta orgânica já é uma realidade na vida de agricultores e consumidores que estão cada dia mais informados e exigentes. Segundo pesquisadores, o valor nutritivo de plantas orgânicas é superior que os métodos de produção convencional.

Para quem cultiva hortaliças orgânicas tem o privilégio de colher plantas fresquinhas e livre de agrotóxicos, com um alto valor nutritivo. Além do mais, não é preciso gastar dinheiro com adubação química.

Afinal de contas, o que é horta orgânica?

A horta orgânica é o conjunto de técnicas e recursos utilizados em uma área de cultivo sem a necessidade do uso de adubos químicos ou outros defensivos que venham contaminar o plantio natural. Nesse projeto utiliza-se esterco de gado, esterco de aves bem curtidos, húmus de minhocas, material orgânico de vegetais, biofertilizantes e outros produtos naturais.

Conforme a Lei 10.831, de dezembro de 2003, é considerado sistema orgânico de produção agropecuária “todo aquele sistema em que se adota técnicas específicas, mediante  a otimização de recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais”

Nesse tipo de cultivo, ao visualizar ataque de pragas e doenças , o controle deve ser feito de maneira que não venha afetar a sustentabilidade da área plantada. O uso de inseticidas naturais e a remoção manual de certos tipos de pragas e frutos doentes, é a iniciativa mais recomendada. Também, o plantio de mamoneiras e ervas aromáticas nos limites da horta orgânica ajuda no controle natural de certos insetos que podem prejudicar as cultivares.

exemplo de horta orgânica
exemplo de horta orgânica

 

 

Como fazer uma horta orgânica?

Para fazer uma horta orgânica é preciso ter em mente que sua diferença ao plantio convencional é exatamente o não uso de produtos químicos. Portanto, quando for fazer a sua horta, saiba que, os canteiros também podem ter uma altura de 15 a 20 cm, e uma largura de 70 cm a 1 m, o comprimento pode ter 2, 3, 4 m, ou conforme o tamanho do terreno e, sua necessidade, lembrando que, os caminhos entre os canteiros podem variar de 30 a 50 cm, isso cada um decide.

A declividade do terreno não pode ser muito acentuada, pois em época de fortes chuvas, a água de enchentes pode destruir todo o seu trabalho. Além disso, algumas práticas culturais devem ser feitas com rigor, como : irrigação, capina, raleamento, desbrota, estaqueamento, adubação de cobertura, amontoa e controle preventivo de pragas e doenças.

Medidas como a rotação de culturas, adubação verde e consórcio com o uso de plantas companheiras são muito eficazes ao controle de pragas e doenças. A horta orgânica é definida como agroecológica e não admite agrotóxicos e adubos químicos solúveis. Por isso os tratos culturais e técnicas biológicas são fortemente utilizados.

Assim como o plantio convencional, o solo da horta orgânica pode ser trabalhado para o melhor desenvolvimento das raízes das plantas. O revolvimento da terra com o uso de enxadão ou outra ferramenta ajuda na descompactação do solo, que precisa estar fofo e arejado. O local onde será implantado a horta deve ficar longe de chiqueiros ou fossas que possam contaminar os alimentos produzidos.

matéria orgânica para horta
matéria orgânica para horta

 

 

 

 

 

Conforme já descrito anteriormente, o uso de material orgânico é predominante nesse tipo de cultivo, por isso o local deve possuir uma esterqueira para o volume de material ali estocado, devendo estar curtido e no ponto para uso nos canteiros ou covas. Também, a construção de uma compostagem é muito usada nesse tipo de cultivo. A abundancia de material vegetal numa propriedade, favorece muito a decomposição dos mesmos em uma compostagem, que em seu tempo ideal deve ser incorporado nos canteiros da horta orgânica.

Os materiais existentes podem ser misturados a terra, que além de revigorar o solo, serve de alimento para as plantas. As adubações a serem feitas depende muito, sendo que o húmus de minhoca, por exemplo, constitui um riquíssimo teor de nutrientes e também pode ser produzido na propriedade ao invés de ser comprado.

No caso do esterco bovino, a mistura a ser feita no canteiro, deve ser observado se o produto está bem curtido, em seguida misturá-lo de 2 a 3 kg por metro quadrado antes do plantio. As mudas que serão plantadas, podem ser compradas em viveiros ou produzidas no próprio local.

Os materiais existentes em uma propriedade rural faz com que uma horta orgânica seja bem implantada, pois, aparas de grama, capim, restos vegetais em geral são todos transformados em adubo.

A água de irrigação deve ser de qualidade, conforme o tamanho da horta e o sistema de cultivo, podem ser utilizados: regadores, mangueiras, aspersores ou gotejadores. As hortaliças não podem ficar sem água, sendo feita uma rega pela manhã e outra a tarde.

As colheitas variam conforme a espécie escolhida, algumas são mais rápidas que outras, tudo pode ser informado pela embalagem da cultivar escolhida, que pode ser comprado em supermercados ou casas do ramo agropecuário. Procure escolher variedades que se adaptam a estação do ano, tomando o cuidado em olhar a data impressa na embalagem.

Clique Aqui e Aprenda a Fazer Compostagem

Veja dicas para plantar hortaliças clicando aqui

Clique Aqui e Veja Dicas Para Plantar Alface

Clique Aqui e Conheça o Coentro e Saiba Plantá-lo