Horta Escolar

Importância da horta escolar

Muito se fala em sustentabilidade, portanto, vamos abordar como uma horta escolar pode influenciar os alunos quando falamos sobre meio ambiente, alimentação saudável, respeito as próximas gerações e práticas no cultivo de hortaliças de modo geral.

estudantes na horta da escola
estudantes na horta da escola

 

 

 

 

 

 

A escola é o melhor local para educar as futuras gerações com respeito às praticas utilizáveis para se preservar o meio ambiente como um todo. Obviamente, que, com o auxílio dos pais as crianças precisam entender o objetivo de preservarmos o que é nosso patrimônio por herança. Ou seja, aquilo que plantarmos todos colheremos no futuro.

Os nossos estudantes serão beneficiados de modo efetivo ao participarem na condução de práticas ambientais e formas sustentáveis de produção de hortaliças, contribuindo assim para a formação de uma consciência critica a respeito dos projetos agrícolas e educação ambiental.

Embora muitos não pensem no que pode acontecer futuramente, devemos propagar aos nossos filhos as coisas boas que podemos fazer para um mundo melhor à todos. Professores devem se empenhar mostrando exemplos de degradação na natureza, um bom exemplo disso, é o número de árvores derrubadas na floresta amazônica e suas consequências.

Também, o uso indiscriminado de agrotóxicos não deixam apenas resíduos na natureza, sendo rios contaminados e animais mortos pelo consumo de tais produtos. Entretanto, nós conscientes dos desiquilíbrios ambientais podemos lutar para reverter esse quadro. Fazendo a parte de cada um, com certeza a natureza agradecerá.

A sugestão de implantar uma horta escolar deve ser muito bem vista por todos, pois é através dela que o professor de ciências ou biologia por exemplo, podem mostrar que a natureza devolve o que plantamos. Se plantarmos com sabedoria, colhemos os melhores frutos da terra, no entanto, numa horta é preciso empenho de todos.

A horta na escola deve ser construída segundo os conceitos ecologicamente corretos, visando consumo na alimentação escolar e educação aos alunos participantes. Com um alto valor nutritivo os legumes e verduras ali plantados terão um significado gratificante na vida de todos os envolvidos, pois, plantar é acreditar em um futuro melhor, é viver em harmonia com a natureza.

A horta escolar deve preferencialmente ser cercada e ter água próxima ao local para facilitar as regas. O solo precisa ser trabalhado para melhorar suas características químicas, físicas e biológicas. A implementação de esterco de gado é a ideia mais apropriada, porque pode ser doado por sitiantes ou fazendeiros, mas precisa estar devidamente curtido para ser incorporado aos canteiros ou covas.

Numa horta pode ser plantada várias espécies de legumes, temperos, verduras e ervas medicinais. Embora sejam diferentes, todas produzem quando são cuidadas com capricho, algumas são colhidas mais rápidas que outras, no entanto, todas produzem quando são observados alguns conceitos técnicos como : adubação, irrigação, épocas de plantio, raleio, espaçamento entre plantas, formação de mudas, etc.

Imagine a vibração dos alunos envolvidos em tais conhecimentos, embora muitos não entendam, o solo é formado por milhões de micro-organismos que são responsáveis pela transformação de um solo fértil. A decomposição de folhas e galhos viram alimento para as plantas, por isso, condenamos as queimadas, que destroem esse ecossistema.

Clique e Conheça este Ótimo Curso Completo de Horta Caseira

O conjunto de técnicas apropriadas para as plantas devem ser : preparo de solo, sementes de qualidade, formação de mudas, adubação orgânica, irrigação diária. Esta última deve ser criteriosa, pois o excesso de água pode causar o aparecimento de fungos e doenças, portanto, em sua horta escolar evite excesso ou falta de água.

A água é muito importante no ciclo produtivo, por ter a capacidade de conduzir a seiva que é responsável pela formação da estrutura de uma planta. Ela dissolve os nutrientes que estão disponíveis na terra facilitando a absorção pelas raízes das plantas.

Com essa breve explanação esperamos ter contribuído para que sua horta seja construída o mais breve possível, sabemos como é importante a criançada interagir com esse meio que precisa sem dúvidas, ser melhor explorado para um bem comum. Tenham um feliz cultivo!

Clique e veja mais dicas 

Clique Aqui e Aprenda a plantar Alface

Clique Aqui e Conheça as Ricas Propriedades das Hortaliças