Como Fazer uma Horta em Casa?

 

Horta de Quintal ou Vasos

A história não contada de Como Fazer uma Horta em Casa

Se você chegou até aqui é porque deseja aprender como fazer uma horta em casa, ou pelo menos ter noções de como cultivar. Aprenda de forma simples plantar verduras e legumes – saiba como adubar a terra, como plantar hortaliças e como cuidar da horta.

Horta de Alface
horta em casa

Atualmente observamos um grande número de pessoas que se interessam por horticultura, não é pra menos, já estão comprovados os múltiplos benefícios que as hortaliças proporcionam ao nosso organismo.

Não obstante, o consumo por alimentos naturais já é uma realidade na mesa do brasileiro, que em épocas passadas, consumia sem o devido conhecimento, produtos com uso indiscriminado de agrotóxicos.

Clique Aqui e Veja os valiosos benefícios das hortaliças

Saiba que, ao fazer uma horta em casa, você estará de prontidão no sentido de contribuir para a reciclagem de lixo orgânico produzido em seu ambiente, que pode ser usado no cultivo de hortaliças.

O lixo orgânico produzido em casa é uma ótima fonte para se fazer adubo para plantas, basta fazer uma composteira doméstica.

Restos de cebolas, restos de alho, borra de café, cascas de ovos, cascas de bananas, casca de mamão, folhas de verduras, jornais velhos, são bons exemplos do que estamos falando.

É possível se fazer uma horta em casa para colher verduras e temperos fresquinhos por exemplo, não havendo a necessidade de ter grandes espaços ou ser um especialista para entender de plantações em vasos ou jardineiras, bastando apenas seguir algumas orientações técnicas.

As hortas em pequenos espaços podem ser feitas em áreas parcialmente ou totalmente ensolaradas, pois as plantas também precisam de luz.

Os apartamentos, varandas e pequenos quintais podem abrigar vasos e jardineiras que produzem ótimas hortaliças, basta fazer a adubação correta e as regas necessárias.

Para pequenos espaços, sugerimos a compra de terra fertilizada, húmus de minhoca , composto orgânico, colher de jardineiro, jardineiras,  vasos e regador.

E sem se esquecer é claro, as sementes ou mudas de sua escolha! Tudo pode ser encontrado em uma casa de sementes ou similar do ramo agropecuário.

Já para fins didáticos, aprendizados ou mesmo para consumo, pode-se fazer uma horta escolar ou familiar de pequeno ou médio porte no quintal de terra. As dicas dadas aqui serve para todos que querem saber como fazer uma horta em casa.

Pronto para colocar as mãos na massa? Se sim, então meus parabéns, em poucos dias teremos mais um horticultor em nossa pátria. Só não vale enterrar seu talento muito profundo no solo né 🙂

Clique aqui e veja dicas para preparar a terra de sua horta

exemplo de horta
exemplo de horta

O que é horta?

É um terreno ou área onde se plantam verduras e legumes.

Uma horta bem planejada e tratada com capricho se torna uma ótima fonte de alimentos frescos e saudáveis, temos ainda a opção de cultivar somente alimentos 100% orgânicos, isto é, sem o uso de agroquímicos.

Imagine ter uma horta , seja ela num grande terreno ou mesmo em pequenos espaços, como uma varanda, utilizando vasos e jardineiras, e poder colher verduras fresquinhas para consumo no dia a dia.

Em uma horta podemos plantar variados temperos, verduras e legumes de diferentes espécies, sendo que a maioria produz para nós uma excelente fonte de fibras, vitaminas e sais minerais.

Conceitos Importantes sobre Manejo e Fertilidade

A prática de cultivo está intimamente ligado ao preparo da terra, pois, principalmente verduras e legumes precisam de um solo fofo e arejado.

No cultivo em vasos para se obter um melhor resultado a escolha deve ser por vasos mais profundos sendo no mínimo 20 cm.

Saiba que as raízes precisam se desenvolver em busca de nutrientes, do contrário, não se adaptam como gostaríamos.

O terreno para horta em quintal deve ficar afastado de mínimo 8 metros de privadas, chiqueiros ou esgotos, precisa ser plano ou levemente inclinado.

Um dos requisitos fundamentais e indispensáveis para a horticultura se desenvolver com êxito é a irrigação.

A terra preferencialmente deve possuir um potencial que atenda as necessidades das espécies a serem cultivadas, do contrário, devemos incorporar aos canteiros adubos que favoreçam o desenvolvimento das plantas.

 O que é pH?

(potencial de hidrogênio)

O pH mede a concentração de hidrogênio na solução do solo, dada em uma escala que vai de 1 a 14. Assim, quando o pH estiver entre 1 e 6, o solo é considerado ácido e entre 8 e 14, alcalino. Se for 7 será neutro.

Para a maioria das culturas, a faixa desejável de acidez está entre 6 e 7 ; Para  a retificação de um solo com pH abaixo desses valores, empregam-se os corretivos.

Normalmente para grandes plantações com escala comercial exige-se uma análise detalhada do solo, onde é retirado amostras  de toda área a ser cultivada.

Essas amostras são retiradas com profundidade de 20 centímetros, após feita toda coleta, deve-se enviar ao laboratório de análise de solos.

Finalmente os resultados como pH e fertilidade da área serão notados e interpretados por um agrônomo , técnico agrícola ou pelo próprio dono da área de cultivo.

Conforme os resultados , tendo em vista a necessidade de cada planta, poderá ser feita uma calagem, que tem como finalidade corrigir a acidez do solo com calcário; e a possível incorporação de fertilizantes .

Solo ácido quer dizer terra ruim, onde nascem somente samambaias, capim vassoura e outras , isto é, plantas pouco exigentes e que sobrevivem em terra fraca.

Como já havíamos dito anteriormente, essa regra de grandes quantidades de corretivos, aplica-se principalmente aos maiores agricultores, evitando assim, prejuízos na lavoura.

Clique Aqui e Veja Dicas Para Coletar Amostras do Solo Para Análise

Portanto se seu intuito é aprender como fazer uma horta em casa e seu espaço é pequeno, não se preocupe com tantos termos e aplicações técnicas utilizados em grandes hortas.

plantação de alface
Plantação de alface – horta

Clique Aqui e veja dicas para plantar alface

Como Cultivar?

Cultivar é o mesmo que plantar e cuidar, saiba agora mais algumas dicas prévias de como cultivar suas plantas na horta, independente de variedade ou espécie. Assim como implantar uma horta caseira, a agricultura em larga escala precisa seguir alguns critérios importantes para qualquer cultivo.

Normalmente para pequenas ou grandes áreas faz-se análise de solo, e a lavração da terra lançando uma pequena quantidade de calcário  e adubo mineral na formulação 4-14-8 / N + P + K, isto é , nitrogênio, fósforo e potássio. Pode-se também fazer toda adubação baseada em elementos orgânicos, ou seja, sem químicos.

Manualmente usamos enxadas, enxadões, gancho, rastelos e outras ferramentas, mas quando a área de cultivo é um pouco maior, podemos contratar um tratorista para fazer a preparação do solo e o levantamento dos canteiros, pois com maquinário e implementos adequados o serviço é mais rápido.

Com a associação de adubos orgânicos, como por exemplo, esterco de gado curtido, húmus de minhoca, composto orgânico ou outro que enriqueça a área a ser plantada,  melhora-se a estrutura do local de cultivo.

As hortaliças em geral , necessitam de ar, luz , água, calor, suporte e nutrientes ; no local onde estão plantadas , seja diretamente em canteiros ou vasos , precisam encontrar ali o seu alimento, do contrário , não se desenvolvem , algumas acabam por atrofiarem.

Para cultivar verduras e legumes devemos dar a devida atenção à manutenção dos canteiros, retiramos com as mãos todo mato que disputa por espaço , luz e nutrientes.

As regas podem ser aumentadas em dias muito quentes, onde a evaporação é maior, diminuindo a absorção de água pelas plantas – usamos o bom senso sempre verificando a umidade nos canteiros.

Uma técnica muito utilizada e que realmente funciona é o uso de cobertura morta sobre os canteiros que visa principalmente manter os canteiros úmidos e evitar o crescimento de ervas daninhas que competem por nutrientes e luz, com essa técnica evitamos desperdício de água e mato crescendo no canteiro. Normalmente fazemos com serragem ou capim seco sem sementes.

Após o transplante das hortaliças, observe por alguns dias aquelas que não conseguiram se desenvolver, retire-as e replante novas mudas no local, escolha sempre as mais viçosas para fazer o transplante..

Faça uma observação e monitore o desenvolvimento de sua plantação, veja se há o possível aparecimento de fungos ou insetos que podem danificar todo cultivo. Caso constate uma doença na planta,  providencie o controle preventivo o quanto antes, que pode ser feito com a retirada manual de frutos ou folhas com a doença, dependendo do grau de infestação o emprego de fungicidas e inseticidas naturais é o mais recomendável.

A leitura das embalagens de sementes é imprescindível para conhecermos as variedades e as especificações técnicas contidas. Embora algumas espécies tenham épocas de plantio, é importante sabermos como cultivar cada uma delas.

Fique atento ao prazo para colheita, saiba que as hortaliças quando passam dos dias exatos alteram  o paladar. ( leia as embalagens de sementes)

Acreditamos agora que todos tiveram uma boa ideia de como fazer uma horta , então vamos em frente…

Clique Aqui e Veja Dicas de Como Fazer Canteiros para Horta.

ferramentas de horta17 Ferramentas básicas para o trabalho na horta :

Enxada, enxadão, pá, rastelo ou ancinho, sacho, colher de transplante, gancho ou gadanho , carrinho de mão, escavadeira, tesoura de poda, marreta para fincar estacas, escarificador, limas, peneira , linha de pedreiro, trena para medir os espaços e regador manual.

 Conclusão

A horticultura é o cultivo de plantas em horta, que como uma atividade qualquer, exige dedicação, estudos, pesquisas e principalmente testes, quando não conseguimos cultivar uma variedade com êxito, devemos procurar onde está o erro, e sem titubear corrigi-lo. A persistência nos garante êxito no cultivo, pois vejo pessoas dizendo que plantar é uma arte, digo que não é somente isso, mas também, uma escola muito gratificante. Principalmente para quem deseja saber como fazer uma horta .

Clique Aqui e veja dicas sobre cultivo de verduras

Clique Aqui e saiba mais sobre as hortaliças

Clique Aqui e conheça o Calendário de Plantio

Você conhece o pulgão? veja…