Horta em Casa

Benefícios de uma horta em casa

Sabe aquele terreno nos fundos de sua casa, ele pode ser transformado em uma rica propriedade de alimentos saudáveis, pois é, fazer uma horta em casa é uma maneira eficiente de não precisar comprar temperos, verduras e até legumes, é isso mesmo, somente o fato de economizar com essa ideia já é uma grande vantagem.

horta de alface em casa
horta de alface

Com o crescimento populacional as práticas agrícolas se modernizaram para poder dar conta de abastecer os grandes centros urbanos, no entanto, ao comprar um produto para consumo, nem sempre ele está com característica de recém colhido.

Os grandes produtores de hortaliças normalmente cultivam em locais afastados das grandes cidades, portanto precisam transportar os alimentos até os armazéns ou feiras que são responsáveis por vender aos consumidores.

Eis aí outra grande vantagem de ter sua própria horta em casa, através dela é possível plantar verduras, temperos e legumes, sendo que em épocas de colheita o produto vai fresquinho para sua mesa. Não é bacana tudo isso?

Talvez você diga que não entende nada sobre plantar hortaliças, entendemos muito bem essa questão, mas não existem segredos quanto ao plantio de hortícolas. A terra que é a principal colaboradora desse fato, é capaz de proporcionar alimentos de toda a espécie, principalmente quando colaboramos com alguns cuidados.

O cultivo de plantas em horta é muito praticado por pessoas que gostam do verde em pequenos ou grandes quintais, mas isso não significa que, por alguém nunca ter plantado não consiga produzir uma horta em casa. As hortaliças têm épocas de plantio e colheita com isso fica fácil determinar qual variedade plantar em meses diferentes.

O calendário de hortaliças proporciona muitos detalhes que até uma criança de 10 anos consegue entender, sendo assim, a preocupação maior deverá ser em preparar a terra para receber as sementes ou mudas prontas. É importante dizer que as mudas podem ser produzidas em um canteiro à parte ou em fôrmas apropriadas.

A terra precisa ser trabalhada de forma que não agrida os próximos cultivos, a terceirização da mão de obra é muito viável nessa fase, pois nem todas as pessoas possuem habilidade com o enxadão ou enxada, que auxiliam na descompactação do solo. A não ser que seu espaço disponível seja realmente muito pequeno, sendo assim, mãos à obra.

Os adubos para horta em casa podem ser comprados em lojas agropecuárias, sítios ou fazendas. Existe uma infinidade de adubos orgânicos para essa finalidade, além de serem naturais são encontrados com abundância onde há criação de gado e aves, por exemplo.

São ecologicamente viáveis às plantações, pois além de enriquecerem o solo de nutrientes, garantem colheitas abundantes quando são feitas com capricho. Podem ser normalmente incorporados ao solo após uma cura completa.

O exemplo mais clássico é o esterco bovino curtido que em canteiros podem ser distribuídos numa proporção de 2 a 3 kg por m². Outro muito utilizado, principalmente na região sudeste é o conhecido composto de origem japonesa ( bokashi ) que deve ser preparado com a mistura de alguns ingredientes naturais, após seu tempo de fermentação, basta aplicar na região da planta cerca de 200 g como adubação de cobertura.

Pode parecer um pouco complexo, mas essas informações são comuns quando entendemos que uma planta precisa se alimentar para se desenvolver e evitar o ataque de pragas e doenças. O solo é composto de nutrientes, e quando há uma falta é preciso ser feito a reposição para atender as necessidades das plantas.

Esse é outro grande benefício de se ter uma horta em casa, a adubação pode ser feita segundo a natureza, ou seja, não há necessidade de comprar adubos químicos. A grande abundância de estercos naturais que podem ser comprados por um preço baixo, ou retirados de propriedades rurais garantem uma produção saudável.

Com tantos benefícios que uma horta pode proporcionar fica difícil passar e olhar aquele terreno vago que pode ser usado. Isso só depende um pouco de dedicação, e com o tempo a horta começa a produzir os mais variados tipos de plantas comestíveis. Bom cultivo a todos!

Clique Aqui e Saiba Como aumentar a Sua Renda Mensal

Curso Completo em Vídeo Aulas – Cultivo de Ervas e Hortaliças em Casa

Veja mais dicas clicando aqui

Clique Aqui e Veja a Importância da fertilidade do solo

 

 

 

 

 

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!