Fertilidade do Solo

Como Saber se um Solo é Fértil?

Como uma pessoa leiga, é difícil conhecer os fatores que indicam as características de um solo que proporcione produtividade satisfatória, portanto com intuito de ajudar o maior número de pessoas, colocamos aqui dicas importantes para que todos entendam sobre fertilidade do solo.

Para um profissional não é difícil ter uma ideia sobre o solo de uma região onde se pretenda plantar, não somente visualizando o local, pois existem diferenças entre solos arenosos e argilosos. Um possui melhor drenagem que outro, e isso influencia nas irrigações por exemplo, e os diferentes tipos de vegetação encontrados no local, mostram se possui baixa ou média fertilidade; solos inférteis não produzem.

No entanto tirar conclusões somente pelas aparências não é possível determinar ou saber se a fertilidade do solo garantirá uma boa produção da cultura a ser plantada, seja ela de cultivo anual ou perene. Embora muitos não saibam a garantia de uma boa produtividade está relacionada a um conjunto de técnicas.

E obviamente, para quem pretende produzir um pouco mais e com qualidade precisa saber se utilizar das técnicas existentes para um melhor desempenho no trabalho agrícola. Plantar não é difícil, colher também não, mas é preciso dedicação no conhecimento que gera resultados mesmo em solos que outrora eram inférteis. O solo sendo infértil pode ser trabalhado, mas como falamos, é preciso dedicação em conhecer as tecnologias que facilitam a vida do agricultor.

Processo Correto Para Analisar Fertilidade do Solo

Para que a área de cultivo seja melhor explorada é preciso fazer análise do solo, que consiste na retirada de amostras da gleba onde será feito o plantio. Devem ser retiradas de diferentes distâncias, com isso é possível uma melhor representatividade da área. Para retirar as amostras do solo deve-se fazer o seguinte:

Cuidados nas amostras de solo
Cuidados nas Amostras do Solo

 

 

 

 

 

Separar o Solo Por: 

1 – Suas Cores Diferentes;

2 – Sua Textura : ( arenosos ou argilosos);

3 – Sua Topografia : ( Baixada, plano , encosta, topo);

4 – Seu Uso : ( Virgem ou cultivado; adubado ou não adubado);

Não fazer coleta de amostras em cupinzeiros, formigueiros, monturos, coivaras e próximo a currais. Antes de começar a retirada de terra limpe o solo nos locais onde há vegetação.

trado para retirar amostra do solo
Diferentes tipos de trado para coletar amostras do solo

A ferramenta para retirar a terra pode ser uma pá reta, um trado ou um ferro galvanizado de 3/4.

 

 

 

Nas diferentes áreas devem ser coletadas amostras onde o caminho deve ser percorrido em ziguezague, com isso faz-se a coleta de diferentes pontos numa profundidade de 20 cm, retira-se uma fatia do solo. A terra deve ser colocada num balde de plástico ou outro recipiente mas precisa estar limpo para não mascarar as amostras. Devem ser enviadas ao laboratório 3 meses antes do plantio.

O importante é que sejam coletadas amostras de 20 cm, mas ser for cultivar espécie perene tipo Citros por exemplo, é preciso retirar 2 amostras uma de 20 cm e outra de 40 cm, ou seja, mais 20 cm abaixo da amostra normal. neste caso são duas amostras diferentes que devem ser enviadas ao laboratório.

amostra de soloApós misturar de forma homogênea preferencialmente com luvas de borracha nas mãos, é preciso separar 500 g de cada gleba, em seguida basta colocar cada uma num saco plástico limpo e identificá-la para não haver mistura dos diferentes pontos coletados.Cada gleba deve possuir diferentes amostras de terra, e devem se bem misturadas

Este processo é comum para todo agricultor que deseja conhecer a fertilidade do solo, pois após a coleta das amostras e sua identificação é preciso enviá-la para um laboratório de análise de solos. Alguns agricultores gostam de repetir a análise de 2 em 2 anos, mas muitos profissionais recomendam análise de solo a cada 3 anos.

Nesta técnica os resultados da análise mostrará tudo o que tem na terra em termos de nutrientes para as plantas, assim é possível fazer as adubações de acordo com a cultura a ser plantada. Portanto qualquer agricultor que deseja conhecer a fertilidade de sua propriedade precisa fazer a análise do solo.

Clique Aqui e Veja Dicas Para preparar o Solo

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Compostagem

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Rotação de Culturas