Época de Plantio de Hortaliças

 

Saiba Qual é a Melhor Época Para Plantar Hortaliças

Algumas hortaliças se adaptam bem em qualquer estação do ano, mas quando se fala das hortaliças folhosas a melhor época para cultivá-las é no inverno, se observarmos o calendário de plantio de todas as hortaliças notaremos que elas podem ser cultivadas durante todo ano, porém a frequência maior de plantio é no inverno.

Então se você pretende implantar uma horta em sua residência atente-se para essa época e comece a preparar os vasos, jardineiras e floreiras, prepare o substrato tipo de solo que será utilizado e prepare para fazer seu plantio, como você deve saber no conjunto das hortaliças estão às folhosas e as herbáceas.

Hortaliças danificadas por chuvas
Hortaliças danificadas por chuvas

Essas hortaliças são de pequeno porte e por isso elas dependem do contato com os raios solares para se desenvolver, porém ainda sim, entre o outono e inverno é a melhor época para cultivar essas hortaliças. Mas por que nessa época? Como sabemos, essas hortaliças são sensíveis e não suportam incidência de sol muito forte e também não suportam fortes chuvas que são típicas da época da primavera e verão.

Além desses fatores o outono e inverno é uma época em que há pouca incidência de pragas e doenças, o importante é que os plantios feitos nesse período têm ao menos dias ensolarados para conseguir deixar as hortaliças mais vigorosas.

Plantio de hortaliças - protegido
Plantio protegido contra intempéries – hortaliças em estufa agrícola

A época do cultivo de hortaliças pode variar para pessoas que moram nas regiões onde o inverno é um pouco mais intenso com presença de geadas, a única alternativa é fazer o cultivo das hortaliças em um local protegido como, por exemplo, as estufas de plástico ou vidro, pois essas estufas podem proteger as hortaliças das geadas e também de baixas temperaturas.

Todas as hortaliças quando são cultivadas em local onde a temperatura é baixa elas não se desenvolvem muito bem, algumas apresentam sinais nas folhas causadas pelo o clima, chuvas pesadas também são responsáveis pela destruição de um plantio de hortaliças principalmente as folhosas, pois essas chuvas costumam destruir totalmente as plantas.

Para quem cultiva hortaliças em casa ou no apartamento o ideal é que o plantio seja feito em pequenas jardineiras, pois essa prática facilita a locomoção do vaso de um local para o outro, podendo utilizá-lo para coloca-las no sol ou para retirar elas de uma chuva muito pesada. Em regiões onde o calor é intenso o ideal é que as plantas permaneçam em local com um clima variável, por exemplo, quem cultiva hortaliças dentro de apartamentos deve evitar mantê-las muito abafada dentro do apartamento ou numa pequena varanda por exemplo.

plantio de hortaliças
Plantio de hortaliças folhosas

Estamos dando aqui dicas para pequenos plantios, no entanto, para pessoas que desejam conhecer a melhor época de plantio de hortaliças é preciso ler o rótulo da embalagem das sementes para ter uma ideia da melhor temperatura para plantio e também outros fatores técnicos que favoreçam a planta em questão.

Muitas pessoas não sabem mas as plantas também precisam de uma temperatura ideal para que possam se desenvolver no local de plantio. Algumas toleram forte calor, mas existem as cultivares adequadas para esse tipo de clima. Portanto não adianta querer plantar uma cultivar de clima ameno em épocas de forte calor. A maioria das hortaliças são desenvolvidas para produzirem melhor em clima ameno, no entanto, existem cultivares apropriadas para regiões e climas diferentes. 

Clique Aqui e Veja o Calendário para Plantio

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre as Hortaliças

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Adubação