Cultivo de Verduras

Técnicas que Todo Horticultor Precisa Saber

As verduras são : Alface, couve, almeirão, chicória, rúcula e muitas outras que são plantadas em canteiros ou covas, mas para isso é preciso comprar uma semente de qualidade e plantá-la com técnicas que garantem o poder germinativo e o bom desenvolvimento das plantas, ou seja, plantar verduras é simples, mas produzir plantas fortes e sadias depende muito das técnicas envolvidas.

Estufa com irrigação por aspersãoPara o bom cultivo de verduras não adianta simplesmente lançar a semente no solo, embora a natureza dos solos que favorecem a germinação das sementes estão preparados para uma fecundidade plena, isso não significa que a planta conseguirá se desenvolver.

Curso Completo em Vídeo Aulas – Cultivo de Ervas e Hortaliças em Casa

A camada mais rica do solo que é a parte superficial precisa ser trabalhada manualmente ou com o auxílio de maquinários e implementos agrícolas de forma técnica, para não agredir o solo com erosões ou desgastes que venham refletir em um próximo cultivo de hortaliças.

As melhores adubações são aquelas capazes de proporcionar ao solo elementos que são transformados em nutrientes que favorecem a vida microbiana existente que não enxergamos, e que atende as necessidades primárias e secundárias no cultivo de plantas e verduras em geral.

A vida biológica do solo é aumentada assim que colocamos materiais capazes de nutri-los, como exemplos temos o tão usado esterco bovino curtido, o húmus de minhoca e o composto orgânico que são ricos em nutrientes para as plantas e verduras em geral.

Para cultivar verduras não basta sair adubando de qualquer maneira, pois adubação em excesso não garante planta viçosa, muito pelo contrário, podendo a planta crescer em tamanho mas não em estrutura, por isso o bom cultivo é feito com adubação balanceada.

Clique Aqui e veja dicas sobre adubação

cultivo de verduras
cultivo de verduras

 

Outro fator interessante é que as verduras em geral necessitam luz natural por um maior tempo possível, garantindo assim o seu melhor desempenho em campo aberto ou protegido, evitar áreas que tenham muito sombreamento também é uma técnica muito eficaz para o bom cultivo de verduras em geral.

As plantas precisam da iluminação do sol, ao contrário, não se desenvolvem de uma forma correta, é claro que existem espécies mais resistentes à falta de luz natural, mas não devemos incluir as verduras nesse perfil, entretanto o sol muito forte prejudica as mudinhas que estão em fase de crescimento, por isso, nessa fase o sol parcial é mais recomendado.

Portanto a construção de um viveiro de mudas, que além de termos o privilégio de controlar a temperatura, evita o ataque de insetos que podem transmitir doenças. No viveiro podem ser produzidas verduras, sendo possível controlar o ciclo para novos plantios em campo.

Os transplantes devem ser feitos sempre no período da tarde para evitar os horários quentes do dia que favorecem a murcha de mudinhas, assim damos condição para a adaptação ao novo ambiente; evitamos colocar em campo mudas que não se desenvolveram, preferindo as que estão com tamanho igual.

A irrigação é de fundamental importância no cultivo de verduras, pois é a água que dissolve os nutrientes para as raízes absorverem. No entanto é preciso ser coerente não deixando cair uma enchente sobre as plantas, ou deixar que os canteiros fiquem secos. A observação e o acompanhamento nas regas contribuem para evitar desperdícios e o favorecimento de fungos ou doenças capazes de comprometer todo cultivo.

Clique Aqui e Saiba Como aumentar a Sua Renda Mensal

Clique aqui e Veja Dicas sobre Como Fazer um Canteiro

Clique Aqui e Veja o Calendário de Plantio de Hortaliças

Clique Aqui e Veja Dicas para Fazer Compostagem

Clique aqui e Saiba Como Conhecer a fertilidade do Solo