Cultivo de Cebolinha

Aprenda Como Pode Ser Feito o Cultivo de Cebolinha

 

cultivo de cebolinha

Muito utilizada como tempero, a cebolinha multiplica-se muito bem na terra com alguns cuidados básicos.O bom cultivo de cebolinha é observado quando o canteiro ideal para plantio está fofo e adubado adequadamente. Por ser muito usada na alimentação, é comum presenciarmos donas de casa que cultivam em vasos, jardineiras, baldes, latas, garrafas, bacias e vários outros recipientes que funcionam muito bem para essa espécie.

Para plantar cebolinha é necessário ter mudas que podem ser aplicadas ao solo, mas a terra precisa ter uma dosagem adequada de matéria orgânica, assim como outras hortaliças essa planta condimentar necessita de solo fofo, adubado e arejado, por isso devemos misturar esterco bovino curtido com a terra antes de plantá-la.

Outro fator que favorece o bom desenvolvimento dessa cultivar é a boa formação de mudas que devem ser viçosas para mostrar seu desempenho após o transplante e o replante para o local definitivo, que precisa ter luz e ser um local bem arejado.

O cultivo de cebolinha não requer conhecimentos profundos, sendo que até uma criança de 10 anos é capaz de plantar e cuidar dessa deliciosa planta que é usada como tempero.

Se quiser plantar em canteiro recomendamos que seja colocado três quilos de esterco bovino curtido para cada metro quadrado, em seguida misture-o com a terra, a partir desse canteiro podem ser formadas mudas ou feito o plantio de mudas já prontas que também podem ser colocadas diretamente em covas feitas num canteiro.

Após o preparo do local onde a cebolinha será plantada, compre em uma casa agropecuária sementes ou mudas formadas para replante.Mudas prontas são facilmente encontradas porque muita gente gosta de cultivar cebolinha.Caso opte por comprar sementes, com o auxílio de uma vareta ou mesmo o dedo indicador faça sulcos com uma distância de 15 centímetros entre eles , deve cada sulco ter uma profundidade de 1 cm .

Distribua levemente as sementes sobre os sulcos, evite excessos no mesmo local, faça uma semeadura uniforme de maneira que caia 2 sementes a cada 3 ou 4 cm de distância, nessa proporção garantimos a boa germinação das sementes.

Ao terminar cubra as sementes com uma leve camada de terra ou substrato. Faça uma rega para que a o canteiro fique úmido e em contato íntimo com as sementinhas. Não se esqueça de regar todos os dias pela manhã e a tarde.

Curso Completo em Vídeo Aulas – Cultivo de Ervas e Hortaliças em Casa

cultivo de cebolinha
cultivo de cebolinha

 

 

Quando alcançarem um tamanho aproximado de 17 cm de altura,  faça um desbaste, retirando do local algumas mudas com raiz, mas não as descarte, faça um replante dessas mudas em outro canteiro, essa técnica visa apenas dar condição de desenvolvimento para todas plantas, de forma que cresçam fortes e sadias.

Para replantar use o  auxílio de uma tesoura, recorte 10 centímetros acima do caule da planta; em seguida é só fazer covas de 3 cm de profundidade na terra e colocar as mudas no local, chegue terra em volta e faça uma leve pressão para ficarem firmes no canteiro . Ao terminar o replante faça a rega, a água é um dos contribuintes para que cresçam viçosas.

Esta técnica aplica-se também para mudas formadas que pode ser comprada em viveiros, ou que são retiradas de outras plantações, podemos também usar aquelas que compramos nos supermercados mas é preciso que tenham raízes.

Não se esqueça de regar 2 vezes ao dia, de manhã e a tarde, evite excessos de água para que doenças não venham afetar o cultivo de cebolinha.

Clique Aqui e Veja Dicas Para Plantar Salsinha

Clique Aqui e Veja Dicas Para Cultivar Coentro

Clique Aqui e Veja Dicas para Plantar Couve

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre cultivo de Verduras

Clique Aqui e Veja Dicas Para Plantar Pimenta

Clique Aqui e Saiba Como aumentar a Sua Renda Mensal

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!