Como Semear Alface

10 Dicas Simples Para Semear Alface

A semeadura de alface é simples porém devemos obedecer alguns detalhes para garantir o poder germinativo da semente. Talvez você não saiba, mas para o bom desempenho das sementes é preciso não somente semear, mas dar condição para a plantinha crescer forte.

Assim como semear alface existem várias outras hortaliças que podem seguir as mesmas dicas para semeadura, seja em vasos, canteiros, covas, bandejas para mudas, etc; Os critérios são bem parecidos basta colocá-los em prática que realmente funcionarão.

1ª Dica

Ao comprar sua semente observe na embalagem a data de validade, saiba que sementes velhas perdem a eficiência na germinação. Por isso compre sementes de boa qualidade para garantir a produção e evitar frustrações na semeadura.

2ª Dica

É importante que o local onde será feito a semeadura esteja devidamente afofado e adubado, porque alface adora condições favoráveis para o seu bom desenvolvimento. Evite solo compacto que impede o desenvolvimento das raízes, afofe-o e adube-o antes.

Pessoas semeando alface em canteiro
semeando alface

3ª Dica

A profundidade ideal para semear alface pode variar entre 0,5 a 1 cm; faça uma covinha ou sulcos nessa profundidade e distribua de duas a três sementes evitando excesso na semeadura. Faça isso de 15 em 15 cm, ser for uma sementeira pode também seguir essa dica. Ao terminar cubra as sementinhas com uma leve camada de substrato ou terra, em seguida molhe com um borrifador ou um regador, mas com cuidado para não afundar as sementes.

4ª Dica

Na embalagem de sementes existem algumas orientações técnicas, leia com atenção para que você saiba detalhes sobre a variedade de alface escolhida. Os detalhes técnicos contidos são importantes principalmente para favorecer o bom cultivo da planta.

5ª Dica

 A irrigação é um dos fatores que contribuem para aumentar o poder germinativo das sementes, portanto não deixe faltar água em sua sementeira de alface, faça duas regas diárias sendo um pela manhã e outra a tarde, mas evite excesso de água.

6ª Dica

O local onde as sementes irão se desenvolver deve ter luz solar suficiente para garantir uma germinação eficiente e o crescimento da plantinha. Evite locais escuros que não favorecem o desempenho da planta, alface adora e precisa de luz natural.

7ª Dica

Para o melhor desenvolvimento devem ser transplantadas para um local definitivo que precisa estar devidamente adubado. Assim que atingem um tamanho ideal para transplante com cinco ou seis folhinhas devem ser colocadas em um novo ambiente, essa espécie se desenvolve melhor quando fazemos isso.O alface depende desta técnica que lhe favorece.

8ª Dica

Pode ser cultivado em campo aberto ou protegido, plantado em canteiros, vasos, jardineiras, garrafas, bacias e outros recipientes, basta fazer uma adubação adequada, não deixar faltar água de qualidade e luz natural.

9ª Dica

Também para o seu melhor desenvolvimento,o espaçamento entre plantas e fileiras devem ser obedecidos, pois as plantas competem por luz e nutrientes. Portanto fazendo espaçamentos adequados você estará contribuindo para o alface ser uma planta viçosa.

10ª Dica

A colheita é feita assim que atingem um desenvolvimento adequado para o consumo podendo variar conforme a variedade escolhida e os tratos dado à planta, mas normalmente gira em torno de setenta a oitenta dias para o consumo.

 Clique Aqui e Veja mais Dicas Sobre Plantar Alface

Clique Aqui e Veja dicas sobre o cultivo de cebolinha

Clique Aqui e veja o calendário de plantio de hortaliças

 

 

 

 

 

 

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!