Como Preparar Terra Para Horta

Preparo de Terra para Horta

O preparo da terra para horta é um fator fundamental para garantir uma colheita satisfatória, no entanto não é o único fator que propicia o bom desenvolvimento das hortícolas. O preparo da terra deve ser acompanhado de uma análise de solo que tem o objetivo de fornecer mais profundamente dados sobre suas características.

preparo de terra com trator
preparo de terra para horta

Se seu objetivo é fazer um plantio crescente com finalidade comercial, coletar amostras do solo é a maneira mais correta para se trabalhar sua área de cultivo, para isso recomendamos que procure um agrônomo de sua região que irá orientá-lo da melhor maneira, pois cada região possui um planejamento e sistema de cultivo. 

Mas se sua ideia é apenas fazer um cultivo tipo agricultura familiar, saiba que o processo é mais simples e pode ser feito por qualquer pessoa, assim como preparar terra para horta as outras tarefas também podem ser praticadas por qualquer um que tenha interesse em construir uma horta produtiva.

Muitos que trabalham com horticultura possuem pequenos tratores que são utilizados para preparar a terra, no entanto o preparo manual também é muito usado, sendo que as ferramentas básicas são : enxada, enxadão, rastelo, ancinho ou gancho, pá e carrinho de mão.

No local de cultivo deve ser retirado todo mato e pedras, afofado com o enxadão e o gancho, a distribuição de calcário deve ser feita numa proporção de 200 gramas por m², em seguida deve ser bem incorporado ao solo com o auxílio das ferramentas. O calcário corrige a acidez existente na terra , além de fornecer cálcio e magnésio, facilitando assim, a absorção de nutrientes pelas raízes das plantas.

preparo de solo horta
preparo de terra horta

Existem hortaliças que podem ser plantadas diretamente em covas, nesse caso a adubação a ser feita pode ser misturada diretamente na terra que se retira das covas, no entanto é ideal se fazer a calagem também, como já havíamos falado o calcário elimina a acidez do solo.

A correção de solo é uma técnica corriqueira para todos que trabalham com agricultura, no entanto se ficar difícil conseguir calcário faça sua horta descompactando o solo com ferramentas manuais e adubações à base de esterco bovino curtido, compostos orgânicos ou húmus de minhocas que além de revigorar o solo, funcionam muito bem para horta.

Em caso de cultivares que necessitam canteiros a adubação pode ser feita diretamente nos mesmos, que devem possuir uma largura ideal de 1 metro e o comprimento pode ser de 5 metros, ou conforme o tamanho da área disponível. A adubação principal deve fornecer uma boa quantidade de matéria orgânica, o emprego de esterco bovino bem curtido é o mais recomendado e deve ser distribuído numa quantidade de 2 kg por m² de canteiro.  Veja dicas sobre adubação

O local deve possuir espaçamentos para circulação onde se possa fazer plantios, colheitas, regas, adubações, etc. Normalmente os espaçamentos entre os canteiros devem ser de 50 centímetros e as outras medidas podem ser seguidas conforme suas necessidades e técnicas envolvidas no plantio.

É importante que após ser feita a incorporação do corretivo e adubos o solo fique parado por cerca de 15 a 30 dias para que todo o material tenha uma melhor eficiência quando são absorvidos pelas plantas, para isso faça algumas irrigações no local antes do plantio. 

Outros métodos de como preparar terra para horta podem ser feitos com enxadas rotativas, arados, grades e outros implementos que também são acoplados em tratores. A terra para horta deve ser bem descompactada para o melhor desempenho das raízes que são responsáveis por absorver a alimentação existente no solo.

Clique aqui e Veja Dicas para fazer um canteiro 

Clique Aqui e Aprenda a Fazer Compostagem

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre a Irrigação

Clique Aqui e Saiba Como aumentar a Sua Renda Mensal

 

 

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!