Como Preparar a Terra Para Sua Horta

Preparo de terra para horta

Quando for preparar a terra para sua horta saiba que alguns conceitos técnicos devem ser entendidos. Sendo o principal, o conhecimento das características do solo, onde será implantada a sua horta. Um conjunto de fatores é capaz de garantir o bom desenvolvimento das plantas, mas antes de tudo deve ser feito uma análise de terra.

trator preparando terra
Trator preparando terra para horta

 

 

 

 

 

 

 

Através da análise de solo é possível saber seu grau de acidez e os elementos conhecidos como micronutrientes e macronutrientes, que são responsáveis por manter uma planta saudável e nutrida, com os resultados, podemos saber o que precisa ser colocado na terra para favorecer as plantas a serem cultivadas.

A distribuição de fertilizantes só pode ser feita quando temos todos os dados sobre a terra em mãos. A calagem que também visa corrigir a acidez para favorecer a absorção dos nutrientes existentes na terra, pode ser feita em duas etapas, uma antes da gradagem e a outra após a gradagem, assim o calcário tem um maior efeito sobre a terra.

Talvez você fique confuso com tudo isso, saiba que na agricultura de modo geral, não é recomendado sair lançando adubos ou corretivos de qualquer maneira. Para isso existem fórmulas ou artifícios adequadas que visam minimizar os erros com adubações.

O preparo de terra para sua horta deve ser acompanhado por um técnico que irá orientá-lo da melhor maneira possível. É claro que se sua horta for pequena não há a necessidade de um profissional para te ajudar, basta afofar a terra com o enxadão e em seguida fazer uma distribuição de calcário em toda área misturando-o à terra.

Também é possível a utilização de um micro-trator que possibilita o trabalho de preparo do solo, isso para pequenas áreas. No caso de grandes propriedades a utilização de tratores grandes acoplados com arados e grades são fundamentais no preparo do solo.

Como já visto, a prática da calagem procura corrigir a acidez do solo, criando nele condições favoráveis ao desenvolvimento das plantas, em particular o crescimento das raízes, garantindo ainda o efeito do adubo. Pode-se dizer que a adubação começa pela calagem, caso o solo seja ácido.

lançando calcário no canteiro de horta
Espalhando calcário no canteiro de horta

A calagem é uma tecnologia empregada com o objetivo principal de corrigir a acidez e consequentemente melhorar as características química, físicas e biológicas do solo. normalmente é feita através da incorporação de compostos de cálcio ou cálcio e magnésio. Veja dicas sobre adubação

Adubação Orgânica na terra da horta

A adubação orgânica, nada mais é do que a incorporação de matéria orgânica ao solo. matéria orgânica é todo material que se encontra no solo, proveniente de decomposição animal ou vegetal. Podem ser raízes, folhas, galhos, estercos de animais e outros vegetais.

A matéria orgânica no preparo da terra melhora as características químicas, físicas e biológicas de forma direta ou indireta;Melhora a estrutura do solo, tornando-o mais poroso; Melhora a retenção de água; Favorece a vida microbiana do solo e Incorpora nutrientes ao solo.

Ao preparar a terra para horta utilize adubação orgânica, que além ser um produto barato favorece o bom desenvolvimento das hortaliças. Outros benefícios também são garantidos com esse tipo de adubo que é facilmente encontrado.

Composto Orgânico na terra da horta

O composto orgânico é considerado o melhor adubo orgânico e tem como virtude deixar o solo fofo e úmido. Ele é produzido pela decomposição da matéria orgânica disposta em pilhas, na presença do ar. Há diferentes formas de se preparar o composto variando de acordo com o material usado.

composto orgânico para horta
composto orgânico para preparar a terra

 

 

 

 

 

 

 

Em geral, o composto é formado em pilhas  de 2 m de altura, 5 m de comprimento e 2 m de largura. Os materiais ou insumos utilizados são: Material vegetal picado (diversificado), esterco de curral curtido, calcário, farinha de ossos, fosfato de rocha.

Esse composto orgânico também é muito utilizado para preparar a terra para horta, e para fazê-lo é preciso ter os materiais necessários em mãos. O material vegetal, coletado na própria propriedade deve ser o mais variado possível. Cada planta é rica em um determinado nutriente, por isso devemos colocar vegetais variados na compostagem.

O material vegetal deve ser picado com picadeira, para se obter uma boa uniformidade. Na construção da pilha deve-se escolher um terreno quase plano, com uma leve inclinação, para que não haja acúmulo de água. Começa-se com uma camada de 20 cm de altura com o material vegetal picado. Em seguida, coloca-se 5 cm de esterco e por último espalha-se o calcário a farinha de ossos ou fosfato de rocha. 

A pilha precisa ser regada após a colocação de cada camada, apenas para umedecer sem deixar que haja o encharcamento. Completa-se a pilha , repetindo-se camada por camada, até chegar a 2 m de altura. O composto geralmente fica pronto com 90 a 120 dias. Deve ser revolvido uma vez ao mês, para se evitar a compactação. Deve ser coberto com folhas de bananeiras ou outros vegetais que o proteja, mantendo assim uma boa temperatura.

Clique e veja dicas para preparar canteiros

Existem muitas maneiras de como preparar a terra para sua horta, mas de modo geral é bom que saiba balancear a adubação de maneira a atender sua espécie de planta. No preparo do solo para o plantio podem ser incorporados todos esses adubos que citamos.

O preparo de terra visa principalmente favorecer as cultivares que ali serão plantadas, com isso crescerão fortes e sadias. A terra para horta precisa ter aparência humosa e característica escura, tendendo para cor preta, com porosidade aparente e abundância em matéria orgânica. Com o preparo do solo essas características se tornam visíveis. 

Veja mais dicas clicando aqui

Veja Dicas para Plantar Hortaliças

Veja Dicas Sobre Cultivo de Verduras

 

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!