Como Plantar Verduras em Casa

Dicas Para Plantar Verduras

O plantio de verduras requer a compra de sementes ou mudas de qualidade, e também, para que o desenvolvimento de uma planta seja satisfatório é preciso ter uma terra que possua nutrientes que atenda as exigências da planta. Pode-se utilizar terra preta, esterco bovino e adubo mineral na formulação N – P – K  / 04-14-08 ou outro que seja balanceado para atender a espécie a ser plantada.

plantio de verduras em horta
plantio de verduras

 

Se sua área para plantar verduras for pequena não há problemas com isso, embora algumas recomendações técnicas devem ser levadas em consideração, como : evitar áreas com muita sombra, plantar com espaçamentos adequados, fazer irrigação pela manhã e a tarde sem excessos, fazer adubação de cobertura para favorecer o bom desenvolvimento da planta, não plantar em recipientes sem furos no fundo são fundamentais.

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Adubação

Muitas pessoas plantam em pequenos espaços, mas nem todas conseguem produzir uma planta viçosa isso é fato, muitas vezes porque o local não foi preparado adequadamente para o plantio. As verduras necessitam de solo fofo e arejado, mas também é preciso ter um bom teor de matéria orgânica e nutrientes que são essenciais para a sua formação e desenvolvimento, esses elementos são conhecidos como macronutrientes e micronutrientes, e são responsáveis em cada fase de desenvolvimento da planta.

Algumas espécies podem ser semeadas nos recipientes que podem ser vasos ou jardineiras, mas devem estar devidamente adubados e com capacidade para drenar o excesso de água que por ventura possa acumular nos fundos do recipiente causando ambiente propício para o aparecimento de fungos e doenças que prejudicam as plantas. Para evitar isso basta que os recipientes tenham furos em seu fundo, e algumas pedras ou argilas expandidas para facilitar a drenagem do excesso de água.

As mudas de verduras podem ser compradas em viveiristas ou casas do ramo agropecuário e podem ser transplantadas para o local definitivo, mas essa tarefa deve ser feita preferencialmente no período da tarde, com isso evita-se o forte calor do dia que é capaz de matar as plantinhas. Em caso de sementes basta semear no local evitando-se o excesso na distribuição, que pode ser feita em canteiros, vasos, jardineiras ou outros recipientes que sejam capazes de proporcionar adequação à planta.

Boa constituição das plantas são de água cerca de 70 a 80%, por isso a irrigação deve ser feita com rigor e precaução, após o semeio ou transplante de mudas é preciso fazer uma boa rega para dar um melhor ambiente de germinação ou desenvolvimento. Para plantar verduras em casa é necessário que haja um regador apropriado para fazer as regas necessárias, que em muitos casos são duas vezes ao dia.

Algumas pessoas preferem formar suas próprias mudas ao invés de comprá-las prontas, talvez você não saiba, mas existem verduras que melhor se adaptam quando são formadas mudas antes de transplantá-las para o local definitivo. Também existem outras que não precisam da formação de mudas. Portanto é indispensável que você conheça as necessidades técnicas de sua planta preferida.

horta de verduras
horta de verduras

Todas as pessoas que querem saber como plantar verduras em casa devem pensar o seguinte : o local deve ter boa iluminação natural, a terra deve ser fofa e adubada, a irrigação deve ser feita diariamente e sem excessos. Com essas práticas as plantas crescem naturalmente com vigor. Então saiba que plantar verduras em casa não é um bicho de sete cabeças como muitos imaginam.

 

Clique Aqui e Saiba Mais Sobre as Hortaliças

Sobre a semeadura

Para quem for semear deve entender que as plantas precisam de espaço ideal entre linhas e plantas, em canteiros usa-se um riscador com os espaços que variam conforme a espécie a ser plantada. Com isso as plantas crescem com melhor disposição solar e menos competitividade por nutrientes. Devem ser semeadas numa profundidade variável entre 0,5 a 2 cm, isso conforme a variedade escolhida. Sementes lançadas numa cova muito profunda não germinam por isso é bom conhecer a variedade comprada. No caso de semear em vasos ou recipientes que são usados em pequenos espaços, toma-se o cuidado com o excesso de plantas que germinam, retirando as plantas mais fracas para dar melhor condição de desenvolvimento para as outras plantinhas. Outro fator importante é o clima, saiba que existem espécies que são cultivadas no verão, mas a maioria das hortaliças preferem clima ameno.

Transplante de Mudas

Para todos que compram mudas prontas devem fazer o transplante no entardecer, basta fazer uma covinha com profundidade variável de 4 a 5 cm, em seguida basta colocar toda a raiz no local e cobrir em volta com terra fazendo uma leve pressão para as mudas ficarem firmes. Ao término da tarefa deve ser feita uma boa irrigação para que se adaptem mais rápido ao local, e as regas devem ser repetidas todos os dias pela manhã e tarde, isso conforme a espécie plantada.

Vantagens de se Plantar Verduras

Possuem um ciclo produtivo relativamente rápido, girando em torno de 50 dias dependendo da variedade; o espaço para plantio pode ser pequeno não necessitando grandes áreas; colhe-se verduras fresquinhas para consumo não precisando ir à feira comprar; as verduras fornecem sais minerais, vitaminas e carboidratos; não precisa usar adubação química podendo utilizar-se somente fertilizantes orgânicos; as sementes são facilmente compradas em casas do ramo agropecuário e até em supermercados; dentre muitas outras vantagens, o plantio de verduras em casa nos dá um contato direto com a natureza.

Clique Aqui e Veja o Calendário Para Plantio

Clique Aqui e Veja as Vitaminas das Hortaliças

Clique Aqui e Saiba o Que são Hortaliças Folhosas

Clique Aqui e Veja Dicas Para fazer Mudas de Alface