Como Plantar uma Horta?

Dicas Sobre Como Plantar uma Horta

Aprenda passo a passo como plantar uma horta em casa, saiba como plantar verduras, adubar, regar e cuidar de sua horta. Maneiras simples que funcionam para qualquer pessoa, bastando somente seguir algumas orientações e práticas que são usadas no dia a dia por todos que plantam hortícolas. 

plantas de horta
plantas de horta – cenoura e rabanete

Assim como plantar uma horta, a colheita dos produtos é uma tarefa muito gratificante, principalmente, por saber que as plantas não possuem resíduos de defensivos agrícolas quando são cultivadas por nós mesmos.

Primeiro Passo

Você precisará da terra ou o espaço para fazer o canteiro, caso já tenha um espaço para plantar, saiba que se for no quintal de terra, o solo precisa ser afofado com um enxadão para que as raízes das plantas possam se desenvolver com maior facilidade.

Talvez você não saiba mas as verduras, temperos e legumes adoram solo fofo, adubado e arejado, além de luz solar, é claro, mas devemos evitar sol muito quente em mudinhas protegendo-as com sombra parcial.

Os canteiros a serem levantados devem ter de 20 a 30 cm de altura com largura de 1 m e comprimento de 3 m, não sendo essas medidas, regra geral para sua construção. Use sua área e faça do tamanho que achar melhor, mas a terra precisa ser descompactada. 

Se você preferir plantar em vasos, jardineiras, baldes, garrafas pet ou outros recipientes que caibam uma quantidade ideal de terra, isso também é possível, basta adquiri-los e em seguida enche-los de terra adubada para o melhor desenvolvimento das plantinhas.

Mas é importante que você saiba que os recipientes onde serão colocadas as mudas ou sementes devem ter furos no fundo, para que o excesso de água que colocamos saia na parte de baixo, evitamos assim, doenças que possam atrapalhar e desenvolvimento da plantinha.

Devemos colocar no fundo do vaso uma camada de argila expandida, uma manta bidin, uma fina camada de areia. Talvez você se pergunte pra quê tudo isso…São técnicas utilizadas para favorecer o melhor desenvolvimento da planta, que visa principalmente evitar o excesso de água na raiz, que  pode causar doenças. Se você deseja realmente saber como plantar uma horta, deverá também usar essas técnicas.

Ao invés de usar a argila expandida você pode substituir por pedra brita – sabe aquela usada para fazer concreto em construções? Então é isso mesmo, não tem segredo, basta colocar uma quantidade bem distribuída de pedras no fundo do vaso.

Podemos também substituir a manta bidin por um pano velho qualquer, melhor dizendo, uma camisa usada, corte um pedaço que servirá como uma espécie de filtro. É isso aí… Lembrando que você pode comprar em viveiro de mudas sua própria planta sem precisar esperar por um tamanho ideal para transplante, fazendo isso você ganhará cerca de 30 dias.

Talvez você não saiba mas algumas hortícolas precisam formação de mudas para serem colocadas em solo definitivo, e comprando mudas prontas encurtamos nosso cultivo, mas podemos comprar bandejas de isopor e formar as mudas que preferirmos.

Ao comprar as sementes conheça as que podem ser semeadas diretamente na terra, sem a necessidade de formar mudas para depois transplantar para local definitivo; tudo está escrito nas embalagens das sementes. Informando inclusive mês melhor de plantio e colheita, algumas espécies podem ser cultivadas o ano inteiro, outras não.

As sementes devem ser semeadas  numa profundidade de 1 cm para ter melhor eficiência na germinação. Ao fazer o sulco devemos lançar uniformemente as sementinhas evitando excessos na semeadura e ao terminar cobrimos com uma leve camada de terra, em seguida fazemos a rega, que deve ser repetida duas vezes ao dia, de manhã e a tarde sem excesso de água.

Compre sementes de qualidade, prefira as que colocam todos os detalhes técnicos como espaçamento entre plantas, espaçamento entre fileiras, técnicas de plantio, melhor época para plantar, etc. Fazendo assim para plantar uma horta os resultados serão gratificantes.

horta com mudas novas
plantio de horta com mudas de alface

Segundo Passo

Plantando horta no canteiro de quintal

Como já havíamos falado, a terra deve ser bem afofada e preferencialmente colocado uma leve camada de calcário que visa corrigir a acidez da terra para deixar que as plantas se alimentem da melhor maneira possível. ( polvilhar 200 g por metro quadrado )

A adubação recomendada é a seguinte : 2 kg esterco bovino curtido por metro quadrado de canteiro, 1 kg de húmus de minhoca ou composto orgânico por metro quadrado de canteiro e 300 gramas de pó de serragem por metro quadrado de canteiro.

Incorpore os componentes com a ajuda de uma enxada e um gadanho ou ferramenta compatível para que fiquem bem misturados com a terra, deixe o canteiro fazer a incorporação da matéria por cerca de 20 dias, em seguida é só plantar as mudas ou sementes.

plantio em horta
plantio de horta – verduras e legumes

 

 

 

 

 

 

Terceiro Passo

Transplantes, Regas e Colheita

Os transplantes devem ser feitos sempre no período da tarde, evitamos assim, perder mudas com o forte calor do dia, por isso não devemos fazer transplantes de manhã.

É importante salientar que as mudas quando são transplantadas, ao retirá-las das sementeiras devem ser  manuseadas com cuidado, para que sejam colocadas na cova  juntamente com o torrão que envolve toda raiz, pois assim damos uma melhor condição de adaptação à mudinha em novo canteiro.

Após o transplante fazemos a rega para que a planta se adapte rapidamente ao novo solo, repetimos todos os dias, sendo uma rega de manhã e a outra a tarde.Sempre cuidando para evitar excesso de água que pode favorecer o aparecimento de doenças.

A colheita é feita conforme a espécie escolhida, como já havíamos falado, algumas plantas são mais rápidas e outras demoram, mas devemos ter noção de tamanho ideal para poder fazer a colheita, a medida que nos orientamos pelas embalagens de sementes adquirimos tal experiência…Viu que não existem segredos sobre como plantar uma horta.

 Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Canteiros

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!