Como Plantar Sementes de Alface

Saiba Como Plantar Sementes de alface

Embora muitos tenham essa dúvida, o plantio de sementes de alface requer não somente a compra de sementes de qualidade mas também o cuidado na hora de comprar, pois observar a data de validade no rótulo é de suma importância.

plantação de alface

Temos visto casos onde pessoas compram sementes e na hora de plantá-la na terra é mil maravilhas, mas quanto a germinação nada de positivo acontece. Por que isso acontece? Embora não seja com todos, há casos que estão relacionados ao semeio feito de forma inadequada. A semente de alface é pequena e não pode ser semeada numa profundidade fora dos padrões que garante o poder germinativo. 

Portanto ao comprar suas sementes de alface leia atentamente ao rótulo da embalagem, observe a data impressa, veja se não são sementes velhas ou vencidas, quanto mais informações técnicas tiver na embalagem melhor. No rótulo é possível saber qual a melhor época para plantio, quantos dias levam para germinação, veja o espaçamento ideal entre plantas e em alguns casos até qual é a melhor adubação.

Plantar sementes de alface requer além de cuidados com a escolha da cultivar adequada para plantio também é preciso ter uma boa terra que favoreça o bom desenvolvimento da plantinha. O solo deve ser preparado para receber a semente de forma que os teores de matéria orgânica e nutrientes possam suprir as exigências da cultivar escolhida, portanto o solo deve ter pH entre 6,0 e 7,0 e se assim não for, precisa ser corrigido, e os nutrientes que faltarem devem ser incorporados à terra.

Assim como plantar sementes de alface outras hortaliças necessitam dessa prática, pois deve ser conhecida as características da terra através de uma análise do solo para que o plantio e a colheita sejam  satisfatórias. Não é interessante plantar de qualquer maneira visto que a diversidade de plantas e solos do país possuem características diferentes. As cultivares de alface são exigentes em solo humoso, umidade sem excesso e iluminação adequada, tudo isso gera resultados no cultivo.

Entenda Passo a Passo Como Plantar Sementes de Alface

Em primeiro lugar saiba que a alface é uma hortaliça que para o seu melhor desenvolvimento em campo é preciso que sejam formadas as mudas. Essas mudas podem ser feitas com o auxílio de bandejas de isopor que são compradas em casas do ramo agropecuário. Também podem ser formadas em copinhos plásticos descartáveis ou copinhos artesanais feitos com jornais, o importante é ter o recipiente adequado para se plantar as sementes de alface.

bandeja com substrato

1 – Com os recipientes em mãos preencha-os com substrato adequado de sua escolha. O substrato pode ser comprado ou produzido em sua casa, mas é importante que você saiba que o bom substrato é aquele que não dissemine patógenos que possam comprometer as mudas. A vantagem de comprar um substrato pronto é exatamente porque é rigorosamente esterilizado e isso é muito importante.

plantio de sementes de alface

2 – Estando todos os recipientes preenchidos com o substrato, com a ponta do dedo indicador faça furos no centro dos recipientes numa profundidade de 1 cm, caso passar 0,5 cm a mais não há problemas, verifique após a germinação os resultados. Em seguida faça o semeio com 2 a 3 sementes por recipiente, após terminar a semeadura cubra com uma fina camada de substrato e faça uma rega cuidadosa para que as sementes não caiam do recipiente. Regas exageradas afundam as sementes e isso pode dificultar a germinação, além de poder propagar doenças.

3 – As regas devem ser repetidas por duas vezes ao dia, nos períodos da manhã e tarde, preferencialmente nas horas mais frescas. Deve-se tomar o cuidado com excessos de água e os recipientes devem ficar em local com temperatura ideal para germinação, portanto leia atentamente o rótulo das sementes de sua escolha.

4 – Em torno de 30 dias já estarão com 4 ou 6 folhinhas e com tamanho ideal para transplantá-las para o local definitivo. Podem ser transplantadas para canteiros em um quintal, vasos, jardineiras, baldes, bacias, latas e vários outros recipientes que devem estar devidamente preparados com terra adubada para recebê-las.

transplante de mudas de alface

5 – Muitas pessoas não sabem como plantar sementes de alface, no entanto, o transplante para o local definitivo também é muito importante e deve ser feito cuidadosamente para não desfazer o torrão que envolve suas raízes. Então, para retirar as mudas com o torrão inteiro dos recipientes faça uma rega antes do transplante. Para transplantá-las basta fazer uma covinha nos canteiros com uma profundidade capaz de envolver toda a raiz, em seguida basta chegar terra em sua volta e fazer uma leve pressão para firmá-la no local. Faça essa tarefa no período da tarde, com isso evita-se o forte calor do dia que pode dificultar a adaptação das mudas nos canteiros. Ao terminar faça uma rega e repita duas vezes ao dia de manhã e a tarde até atingirem o ponto para colheita, mas cuide para evitar excesso de água.

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Adubação

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre o Plantio Orgânico

Clique Aqui e Veja Outras Dicas Sobre Plantio de Alface

Clique aqui e aprenda a Fazer Compostagem