Como Plantar Salsinha

Erva Condimentar – Saiba Como Plantar Salsinha

Muito rica em vitaminas A e C, a salsinha é utilizada na culinária brasileira destacando-se pelo seu toque suave em temperos de saladas, refogados, pratos regionais e muitos outros. O seu uso é indispensável por mestres da gastronomia que também a utilizam como potente diurético e alimento que favorece a digestão.

folha de salsinha
folha de salsinha

 É encontrada no comércio, mas pode ser plantada por qualquer pessoa em pequenas áreas de canteiros, vasos, jardineiras e vários outros recipientes. Também é comercializada em maços individualmente, ou com a cebolinha e o coentro, que juntos formam o tão conhecido cheiro-verde.

Se você deseja saber como plantar salsinha e quer fazer isso em seu espaço, aproveite e plante também coentro e cebolinha. Este trio é formidável para dar sabor em comidas preparadas em sua casa. Como citamos anteriormente, é encontrado no comércio o condimento conhecido como cheiro-verde exatamente para aumentar o aroma e sabor da culinária brasileira.

A grande vantagem de se plantar ervas condimentares é que não precisam de espaços extremos, basta um pequeno quintal que tenha boa iluminação natural. Em muitos casos o plantio pode ser feito em garrafas de refrigerantes ou canos de 4 ou 6 polegadas. Qualquer pessoa pode usar a criatividade e colocar a semente em sua área para germinar. 

Em campo, mais precisamente nos canteiros, é preciso fazer a análise de solo para se obter um melhor aproveitamento da terra. Mas no geral o pH ideal para plantio deve ser entre 6 e 7, observar os espaçamentos entre linhas também ajuda a plantinha se desenvolver com mais eficiência.

A terra para plantar salsinha deve ter um bom teor de matéria orgânica e ser fofa e arejada. Em vasos pode-se fazer uma mistura para balancear os nutrientes necessários, o esterco de gado é muito empregado para essa finalidade, mas precisa estar bem fermentado, ou seja, sem resíduos ácidos e bem curtido.

Para plantar a salsa, como outros condimentos citados, não há a necessidade de canteiros muito altos, sendo que 15 cm de altura já é o suficiente para que a planta se desenvolva, mas é preciso que haja um solo fofo e adubado.

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Adubação

plantação de salsinha
plantação de salsinha

Com o canteiro preparado faça sulcos de 0,5 cm de profundidade e 15 a 20 cm entre eles. Escolha a variedade a ser cultivada e com a ajuda de um frasco ou a própria embalagem das sementes, lance-as sobre os sulcos de forma que não caia muita semente no mesmo lugar.

A distribuição das sementes nos sulcos devem ser uniformes, com uma distância variável de 1 a 3 cm entre elas. Após a semeadura cubra com uma fina camada de terra ou substrato, ao término faça uma rega com cuidado para não afundá-las.

A água é muito importante para favorecer a germinação das sementes, portanto, não se esqueça de irrigar o canteiro 2 vezes ao dia, sendo uma rega pela manhã e a outra a tarde – evite excessos de água e áreas com muita sombra.

Para o melhor aproveitamento da área à ser cultivada pela salsinha, ao atingirem cerca de 10 a 12 cm de altura, faça o raleio, retire as mudas mais fracas e deixe cerca de 5 a 10 cm de espaço entre plantas.

A colheita – pode ser feita a partir de 70 dias após o plantio, de acordo com a variedade escolhida colhe-se somente as folhas para nascer novos brotos.

Leia atentamente a embalagem de sementes para saber detalhes técnicos da variedade escolhida.

Praticando estas dicas técnicas não haverá como ficar sem tempero de salsinha em sua horta. Bom Cultivo!

Clique Aqui e Veja Dicas Para Plantar Cebolinha

Clique Aqui e Veja Dicas Para Plantar Coentro

Clique Aqui e Veja um calendário de Plantio

Clique Aqui e Veja Dicas Para Plantar Alface

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!