Como Plantar Rúcula

Verduras – Saiba Como Plantar Rúcula

A rúcula é uma folhosa de baixo valor calórico e pertence a mesma família das seguintes verduras : couve, couve-flor, mostarda e rabanete. Possui valiosos antioxidantes, que são considerados essenciais na prevenção da atividade de radicais livres no corpo. É uma verdura rica em vitaminas A, C e K, que são muito importantes para a manutenção da saúde.

folhas de rúcula
folhas de rúcula

Muito rica em minerais, essa verdura também é uma ótima fonte de Cálcio, Ferro, Potássio, Manganês e fósforo, que são minerais fundamentais para a saúde.

É uma planta de ciclo anual muito apreciada em saladas ou refogados, há uma grande diversidade de receitas para a utilização da rúcula. Possui em seu sabor um picante amargo, sendo que, se colhida mais jovem diminui esse forte sabor.

Se você não sabe como plantar rúcula, saiba que os horticultores que plantam e exploram o mercado dessa hortícola no sistema convencional, ou outros,  fazem a comercialização dessa verdura em maços que são amarrados com fitilhos. Em feiras, sacolões, supermercados, varejões e quitandas é comum achá-la para comprar.

Cultivo

Essa planta, como muitas outras verduras precisa de uma temperatura ideal para germinação que varia entre 15 a 23 °C . Em temperaturas mais altas seu desenvolvimento torna-se prejudicial, com florescimento precoce. Pode ser cultivada no sistemas : convencional, orgânico ou hidropônico e pode ser plantada em canteiros, jardineiras, vasos ou outros recipientes, depende de sua criatividade.

cultivo de rúcula
Cultivo de Rúcula

No comércio pode ser encontrado algumas variedades diferentes, há também em algumas cidades, banco de sementes, destinadas à agricultura familiar, escolha a sua e com o solo preparado, distribua as sementes em sulcos numa profundidade de 0,5 cm, cubra com uma fina camada de terra, em seguida faça uma boa rega, a germinação acontece entre 4 e 9 dias. 

Lembrando que o solo deve ter boa drenagem, ser fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 6 e 7. Em solos pobres de nutrientes o desenvolvimento é prejudicado, pois, como sabemos, as hortícolas precisam de solo fofo e arejado com um bom teor de nutrientes.

Quando atingir uma altura entre 10 a 12 cm deve ser feito um raleamento, que consiste na retirada de plantas mais fracas, dando condições para o melhor desenvolvimento das outras plantas que ali ficam.

Para plantar rúcula deve haver um distanciamento entre as linhas que variam de 15 a 50 cm de acordo com a variedade e sistema de cultivo. É uma planta que se desenvolve melhor em clima ameno, pois, se plantada em altas temperaturas, aumenta o sabor amargo de suas folhas que tornam-se mais picantes.

A manutenção nos canteiros deve ser feita para não permitir o crescimento de ervas daninhas que competem por luminosidade e nutrientes. As regas devem ser feitas duas vezes ao dia, sendo uma pela manhã e outra bem de tarde.

Clique Aqui e Veja Mais Dicas Sobre Plantar Hortaliças

Variedades Encontradas

Existem poucas variedades de rúcula, mesmo no Brasil ou no resto do mundo. A principal diferença entre elas é a  estatura da planta. Antes de plantar rúcula escolha a sua variedade ou teste a pequena diversidade existente.

Essas duas – a Rúcula Cultivada e a Cultivada Gigante, por exemplo, só  são diferentes entre si pelo tamanho de suas folhagens.

Baby ou Mini-Rúcula são colhidas mais rápido. Suas folhas são mais tenras e de sabor um pouco mais suave sendo muito indicadas para saladas.

Rúcula Silvestre – possui folhagens menores, mais recortadas, e o seu sabor é um pouco mais acentuado picante e amargo.

 Rúcula Hidropônica  – é diferente pelo seu sistema de cultivo, que é feito com as raízes imersas em solução balanceada de nutrientes minerais, neste caso não há o uso de terra em sua produção. 

Colheita

Podem ser colhidas a partir de 20 dias após o plantio, mas isso, de acordo com a variedade a ser plantada. Algumas ficam prontas com mais dias, outras são mais rápidas. É importante dizer que não podem demorar para ser colhidas, porque o gosto picante e amargo aumentam, suas folhas ficam com gosto muito forte.

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Verduras

Clique Aqui e Aprenda a Cultivar Cebolinha

Clique Aqui e Aprenda a Cultivar Coentro

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!