Como Plantar Hortaliças

Dicas Para Quem Deseja Aprender a Plantar Hortaliças

O bom cultivo de hortaliças está intimamente ligado ao trato que damos ao solo. As plantas mais bem desenvolvidas são aquelas que recebem adubação balanceada, luz solar em tempo ideal, água de qualidade e sem excessos, solo fofo e arejado, sendo que a semente também precisa ser de boa procedência. Leia neste artigo dicas de como plantar hortaliças.

Os fatores que limitam um bom cultivo são : solo ácido e compactado, falta de água, iluminação precária, adubação inadequada, pragas e doenças, sementes velhas, etc.         Saiba que algumas espécies de hortaliças podem ser plantadas diretamente no solo, por outro lado, existem outras que para serem plantadas necessitam a formação de mudas.

Clique aqui e Veja dicas para preparar a terra

plantio de hortaliças
plantio de hortaliças

Para plantarmos diretamente nos canteiros devemos comprar a semente desejada em uma casa agropecuária. Mas o correto é saber se a semente pode ser semeada diretamente no canteiro, ao contrário, temos que formar as mudas para depois planta-las. Normalmente todas essas informações encontramos na embalagem das sementes.

A formação de mudas demora em torno de 30 dias variando conforme a espécie. Para formar suas próprias mudas é preciso comprar bandejas de isopor que são adequadas para a formação das plantinhas. Também podemos comprá-las prontas em viveiros de mudas, com isso ganhamos tempo no cultivo, portanto a produção e o retorno será mais rápido.

Formação das Mudas 

Suponhamos que vamos plantar alface, legal… essa espécie precisa formação de mudas, então simplesmente vamos fazê-las. Com as bandejas para produzir mudas em mãos devemos preencher todas as células com substrato. Em seguida com a ponta do dedo indicador fazemos uma leve pressão no centro de cada célula onde receberá as sementinhas.Se você não sabe como plantar hortaliças, não se preocupe, será uma questão de prática e tudo irá sendo compreendido.

Mudas de alface
Mudas de alface

 

 

 

 

 

 

 

Essa pequena covinha deve ter de 0,5 a 1 cm de profundidade e precisa receber de 2 a 3 sementes no máximo, esta técnica garantirá a germinação e a escolha de mudas mais bonitas quando atingirem idade ideal para transplante.

Ao fazer a semeadura em todas as células da bandeja, cubra com uma leve camada de substrato, em seguida faça uma rega preferencialmente com um borrifador que evita excesso de água, não tendo um borrifador use um pequeno regador, mas faça uma rega cuidadosa para não afundar as sementes ou fazer com que caiam da bandeja.

O local ideal para as bandejas ficarem deve ter luz suficiente para garantir uma boa germinação, mas a medida que forem se desenvolvendo o excesso de sol deve ser evitado, preferindo o sol parcial, ou seja, um local protegido que evite sol muito quente.

O ideal é a construção de um pequeno viveiro para mudas que visa principalmente proteger as plantinhas contra doenças e intempéries. A construção de um estrado dentro do viveiro é muito utilizado para evitar que as bandejas fiquem diretamente no chão.Pois assim como plantar hortaliças, a formação de mudas é muito importante no processo do cultivo.

Quando as mudinhas atingem tamanho ideal para transplante, cerca de 30 dias  e com média de 6 folhinhas, fazemos o transplante para o local definitivo, onde devem também receber regas diárias duas vezes ao dia, uma de manhã e outra a tarde.

Os canteiros onde as mudas serão plantadas devem ser afofados e adubados de maneira adequada, as plantas devem obedecer o espaçamento ideal para o seu melhor desenvolvimento, assim crescerão fortes e resistentes aos ataques de pragas e doenças.

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Adubações

Transplantando as mudas para os canteiros

hortaliças em canteiros
hortaliças em canteiros

Ao transplantar as mudas para os canteiros devemos cuidar para que o torrão que envolve toda a raiz não seja desfeito, por isso temos que retirá-lo com cautela das bandejas. Em seguida fazemos uma pequena cova no canteiro com profundidade ideal para receber a raiz e todo substrato envolvido, ao plantá-la chegamos terra em sua volta e fazemos uma leve pressão para que fique firme no local, e ao terminar fazemos uma rega que devem ser repetidas duas vezes ao dia como falamos anteriormente.

A água é um dos fatores que contribuem para o bom desenvolvimento das plantas, ela é o veículo capaz de dissolver e transportar os nutrientes existentes no solo, que são absorvidos pelas raízes das plantas, por isso não devemos deixar faltar água na horta.

Outra dica é evitar o excesso de água que pode ocasionar o aparecimento de doenças que podem comprometer todo canteiro, por isso, além de evitar muita água podemos fazer a rotatividade de culturas que visa plantar hortaliças de espécies diferentes para aumentar a resistência ao ataque de doenças no local do plantio.

A observação na plantação é fundamental principalmente nos primeiros dias, onde algumas mudas não se adaptam ao transplante, então a retiramos e colocamos outra planta no lugar.

Clique aqui e aprenda a fazer compostagem

Plantio de sementes

 Para fazer a semeadura o canteiro deve ser afofado com enxadão, ou dependendo do tamanho da área implementos adequados são acoplados ao trator, a adubação deve ser feita de modo que favoreça o bom desenvolvimento das sementes.

As sementes são lançadas em sulcos que fazemos com uma vareta ou riscador e deve ter a profundidade de 1 cm, devemos obedecer o espaçamento entre linhas e entre plantas. Quando atingem um tamanho ideal para desbaste, o fazemos. O desbaste tem como objetivo a retirada de algumas plantas para favorecer o desenvolvimento das outras.

As plantas retiradas podem até ser replantadas em outro local, desde que sejam retiradas com raízes, algumas conseguem sobreviver, outras não. Esta tarefa deve ser feita sempre ao entardecer para evitar o sol quente do dia, e ao terminar o replante fazemos uma rega. 

É importante lembrar que orientações técnicas como melhor época de plantio, espaçamentos, profundidade, etc, devem ser observadas na embalagem de sementes, que tem o objetivo de nos ajudar para um melhor cultivo da espécie escolhida. Portanto saber como plantar hortaliças envolve não apenas conhecimento, mas sobretudo prática.

 Clique Aqui e Veja Dicas para Fazer Canteiros

Clique Aqui e Veja a Importância das Estufas Agrícolas

 

 

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!