Como Plantar em Vasos

Plantar em vasos

Diferente do que muitos pensam plantar em vasos não é somente uma tarefa simples, mas também muito prazerosa. O contato com a terra e os cuidados dados as plantas fazem qualquer pessoa esquecer dos problemas vividos no cotidiano.

plantio em vasos

As plantas em geral dão um toque paisagístico no local onde são instaladas, no entanto, existem espécies que não toleram ambientes apertados como vasos, por isso antes de plantar uma variedade pesquise se a mesma se adapta ao tamanho do vaso adquirido.

O tamanho do vaso é fundamental para que a planta possa se desenvolver com eficiência, mas não é só o vaso que contribui, outros fatores devem ser levados em consideração, como ambiente propício, adubação e regas que precisam ser feitas de acordo. Portanto, saiba como plantar em vasos sem precisar ser um técnico em agricultura.

Para colocar sua planta no vaso ele precisa ter requisitos básicos que contribuem para uma planta crescer forte e sadia, um deles é conter furos em seu fundo que servem como dreno para escoar o excesso de água que ocasionalmente possa ocorrer.

Mas antes de plantar em seu vaso faça uma técnica que é muito utilizada para plantar em vasos, distribua em seu fundo uma camada de argila expandida e logo acima coloque um pedaço de manta bidin, esses dois elementos são facilmente encontrados em floriculturas, casas agropecuárias, viveiros de mudas ou supermercados.

A função da argila expandida é servir como dreno para escoar um possível excesso de água, já a manta bidin funciona como um filtro e evita a saída de elementos que sustentam a planta – os nutrientes existentes na terra.

Normalmente os vasos possuem uma marca em sua parte superior que serve para delimitar a quantidade de terra que deve ser colocada, no entanto não são todos os vasos que têm essa marcação que auxilia na quantidade de água dosada nas regas.

Após colocar a argila e a manta, distribua cerca de 10 a 15 cm de terra adubada, centralize no vaso a planta de sua escolha, em seguida preencha ao redor e faça uma leve pressão para que a planta fique firme no local, logo após é só fazer uma boa rega.

Lembrando que essa prática deve ser feita levando em consideração que seu vaso tenha cerca de 20 cm de altura. Caso opte por comprar um vaso maior faça o plantio de uma espécie que tenha maior necessidade de espaço, pois cada planta possui um diferente sistema radicular, e isso influencia no tamanho do vaso.

Assim como plantar em vasos, outros recipientes também precisam ter uma adubação balanceada, ou seja, cada planta possui uma exigência com a alimentação, por isso é preciso saber a exigência alimentar da espécie a ser cultivada com informações antecipadas; para obter êxito quando for cultivar sua espécie preferida procure plantar em vasos mais fundos.

Outro fator importante é a terra que precisa ser adequada ao plantio, misturas podem ser feitas para balancear o potencial de nutrientes que favorecem a planta. Para plantar em vasos podemos adquirir : terra vegetal, esterco bovino, húmus de minhoca, pó de xaxim, torta de mamona, areia, etc…

mistura de terra para vasos
Mistura de terra e matéria orgânica

Não importa qual adubação você fará, saiba que a terra a ser usada pode ser terra preta de um quintal, esterco bovino bem curtido, uma pequena proporção de serragem ou xaxim, também garantem um bom suporte para alimentar uma planta em vaso. Veja dicas sobre adubar plantas Aqui.

São algumas sugestões que damos, no entanto a mistura pode ter uma proporção de 2 litros de terra, 1 litro de húmus, ½ litro de pó de xaxim e pode ser acrescentado 300 g de areia que devem ser totalmente misturados para plantar em vasos. No entanto, existem várias outras maneiras para fazer uma mistura que proporcione nutrientes à planta.

No comércio agropecuário em geral podemos encontrar a maior diversificação em material para plantio em pequenos espaços. Muitas pessoas aderem o plantio em vasos devido a facilidade em encontrar o material adequado ao seu espaço, que em muitos casos é uma pequena área em seu quintal ou varanda. No entanto, a prática de plantar em vasos sempre foi muito difundida devido ao lindo ambiente que o verde proporciona, não importando ser planta exótica ou comestível.

Faça seu plantio de acordo com a espécie escolhida mas não se esqueça dos fatores fundamentais que são : vaso com tamanho ideal, terra adubada, ambiente com iluminação e água, assim seu plantio em vasos se desenvolverá de maneira adequada. Com essas simples dicas você saberá como plantar em vasos qualquer tipo de espécie, seja ela hortícola ou outras espécies; bom cultivo !

Quer mais idéias clique aqui

 

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!