Como Plantar Coentro em Apartamento

Saiba Como plantar coentro em apartamento

Nos dias de hoje é muito comum às pessoas cultivarem uma diversidade de condimentos e temperos, como por exemplo, coentro, salsa, cebola entre outros. Pessoas que moram em áreas rurais tem mais facilidade no cultivo dessas hortaliças devido ao espaço disponível, luminosidade e outros fatores que se faz necessário para o cultivo de hortaliças.
Mas como plantar coentro em apartamentos? Bom, em primeiro lugar é possível sim cultivar esse tipo de hortaliça dentro de um apartamento, porém são necessários alguns cuidados extras, pois o coentro é um tipo de hortaliça que precisa ser cultivado em um local onde a luminosidade seja parcial.

Coentro em jardineira
Coentro e cebolinha em apartamento

O coentro é uma planta que se adapta em vários climas diferentes, porém esse condimento não suporta temperaturas muito baixas, para garantir que o coentro tenha uma boa qualidade no desenvolvimento é importante que ele seja cultivado em locais de clima mais quente.
Entre coentros cultivados em áreas rurais para áreas urbanas, como por exemplo, em apartamentos, pode haver uma variação entre o sabor e o aroma da planta. Para cultivar coentro em apartamentos é preciso que o local tenha ao menos um pouco de luminosidade, e também que tenha no local facilidade para irrigar a planta.

Veja passo a passo de como plantar coentro em apartamento

Se você deseja fazer um pequeno plantio de coentro em seu apartamento e não sabe como fazer isso, eu te convido a seguir esse passo a passo dando importância para cada detalhe aqui descrito assim você irá garantir que a planta cresça vigorosa e sadia.

Local Para Plantar Coentro

1. Local de plantio: Para cultivos de coentro em apartamentos você deve escolher um recipiente de fácil locomoção, para caso você precise movê-lo de um lugar para outro dentro do apartamento.
Um recipiente muito utilizado para esse tipo de plantio é a floreira, aqueles vasos onde se plantam flores, ou também pode ser usado bandejas, é importante saber que as floreiras, vasos ou bandejas devem conter furos na parte inferior para escoar a água evitando encharcamento do solo, além disso,os recipientes devem medir cerca de 30 cm de profundidade, pois o coentro possui raízes longas e quanto mais longa for as raízes maior é seu desenvolvimento.

2. Tipo de solo: O coentro é um tipo de planta que tolera qualquer tipo de solo, mas para você que vai cultivá-lo em apartamento o ideal é usar um solo semi fértil rico em matéria orgânica, o solo a ser usado no vaso deve ser de fácil permeabilidade, para que o mesmo não encharque podendo causar a morte da planta ou ate mesmo impedir seu nascimento.
3. Plantio: É importante que você saiba que as sementes de coentro possui baixa taxa de germinação podendo levar vários dias para nascer, uma técnica que ajuda a acelerar esse processo é deixar as sementes de molho dentro de um pouco de água no período de 2 ou 3 dias, outro detalhe que pode auxiliar na germinação é realizar o plantio em temperatura média de 27 ºC.
As sementes devem ser semeadas no local definitivo, ou seja, dentro da floreira, a semente do coentro deve ser plantada com pelo menos 1 cm de profundidade.

Coentro e plantas em apartamento
Coentro e plantas em apartamento

4. Irrigação e luminosidade: O coentro é uma planta que precisa ser bem irrigado em sua fase inicial, depois de certo período a irrigação deve ocorrer entre intervalos mais longos, pois assim o solo consegue secar um pouco entre uma rega e outra.
Além de boas irrigações ao longo do dia o coentro é uma planta que necessita de ao menos 50% de luminosidade, então se atente para esse detalhe, lembrando que quanto maior for a luminosidade melhor será a qualidade do coentro produzido.

5. Tratos culturais: Nos tratos culturais você devera fazer uma limpeza do recipiente retirando dele todas ervas daninhas, para evitar o sufocamento do coentro.
6. Colheita: O coentro está pronto para ser colhido após 30 a 70 dias após a germinação, você pode optar por colher apenas as folhas ou a planta inteira, se por acaso for retirar somente as folhas deve se ter o cuidado para não retira mais do que um terço das mesmas para não enfraquecer a planta.
Para fazer a colheita das sementes você deve esperar elas aparentarem estar com uma coloração amarelada, depois de colhida a semente deve ser mantida em local ventilado para terminar a secagem.

Clique Aqui e Veja Mais Dicas Sobre o Cultivo do Coentro

Clique Aqui e Aprenda a cultivar Cebolinha

Clique Aqui e aprenda a plantar Salsinha