Como Plantar Cenoura

Técnicas Sobre Como Plantar Cenoura

A cenoura é uma hortaliça classificada como raiz e deve ser cultivada em canteiros com altura variável entre 20 e 30 cm. Os canteiros podem ser feitos com o auxílio de um encanteirador que é acoplado ao trator ou ferramentas manuais como enxadão, enxada, pá e carrinho de mão. A cenoura é uma planta rica em antioxidantes, minerais e caroteno. Pode ser consumida crua, cozida ou em saladas, sua parte folhosa não é aproveitada para o consumo na maior parte das civilizações, mas é comestível.

CenouraA cenoura é muito apreciada por cozinheiros, donas de casa  e nutricionistas devido as suas vitaminas e a grande diversidade de pratos que podem ser preparados, pois, além de saladas, bolos e  refogados, também é possível fazer sucos. Entretanto, podem ser processadas para serem comercializadas como conservas em rodelas, papinhas para bebes, minicenouras em conservas, etc.

Até meados de 1980 plantar cenoura era uma tarefa empregada somente em regiões com clima ameno. Mas com o intenso desejo de agricultores em plantar nas diversas regiões do país, alguns pesquisadores desenvolveram cultivares que se adaptaram em climas diferentes, por isso, plantar cenoura em regiões quentes ou frias tornou-se uma realidade, sendo uma das principais olerícolas de importância econômica no país.

Análise do Solo – Plantio Convencional

As recomendações para a aplicação de calcário e de adubo químico são feitas de acordo com o resultado da análise do solo. Para realizar a análise, retirar as amostras de solo e enviá-las ao laboratório, pelo menos 60 a 90 dias antes do plantio.

Preparo do Solo

A cenoura necessita de um bom preparo do solo para favorecer o bom desenvolvimento das raízes. Em solos de primeiro plantio, deve ser realizado uma aração com a profundidade de 25 centímetros, 60 dias antes do plantio. Deve ser feita uma nova aração 30 dias após a primeira, se necessário for, aplicar calcário para garantir um boa neutralização da acidez existente no solo, que pode ser feito 15 dias antes da semeadura.

Adubação

Deve ser feita de acordo com a análise de solo. No de canteiro, pode-se incorporar por m² , 3-4 Kg de esterco bovino ou composto orgânico, ou ainda 1 Kg de esterco puro de aves, bem curtido. Na mesma ocasião, incorporar no canteiro todo o fósforo, potássio e 1/3 do nitrogênio recomendados. O restante do nitrogênio deve ser aplicado aos 30 e 60 dias após a semeadura, em partes iguais. Não dispondo da análise de solo, aplicar 180 Kg de nitrogênio, 600 Kg de fósforo (P2O5) e 300 Kg de potássio (K2O), por hectare. 

Semeadura

As sementes devem ser de boa qualidade e atender aspectos climáticos da região de plantio, escolher uma cultivar que tenha um bom desempenho na germinação. Nos canteiros devem ser feitos os sulcos com espaçamentos adequados entre fileiras que pode variar entre 20 e 30 cm. Todos que sabem como plantar cenoura utilizam esses espaçamentos.

Os canteiros devem ser fofos e não podem ter obstáculos para o bom desenvolvimento das plantas. A profundidade dos sulcos para o semeio podem variar entre 1 a 2 cm, lembrando que sementes muito profundas não germinam.  A temperatura ideal para uma germinação uniforme varia entre 20° a 30°C .

É preciso cuidar para que as sementes sejam distribuídas uniformemente para evitar excessos de plantas, em seguida, devem ser cobertas com uma leve camada de terra e ao término faz-se a irrigação, nessa fase deve ser irrigado dia sim e dia não, e na medida que se desenvolvem a irrigação deve ser reduzida para 2 vezes por semana, mas com um volume maior de água .

Irrigação

O êxito no cultivo está relacionado ao bom preparo dos canteiros, e a irrigação que não pode ser deficiente durante todo o ciclo de desenvolvimento das plantas. Condições de baixa disponibilidade de água afeta a produtividade, por isso manter os canteiros com umidade ideal é de suma importância. A necessidade de água para a irrigação no cultivo da cenoura varia de 350 a 550 mm por ciclo, depende também das condições climáticas, duração do ciclo da cultivar e sistema de irrigação. 

Para cultivos intensivos os sistemas de irrigação mais utilizados são: irrigação por aspersão convencional, pivô central, micro-aspersão e gotejamento. No geral, a água a ser utilizada precisa ser de qualidade e ter acompanhamento diário nas áreas de cultivo. Os solos para essa cultura precisam ser profundos e bem drenados. Evitar solos encharcados favorece o bom desenvolvimento das plantas, pois evita-se podridões ocasionadas por micro-organismos de solo.

Para pequenas hortas pode-se utilizar pequenos aspersores, microaspersores, gotejadores ou até regadores manuais. Tudo pode ser feito de acordo com o orçamento de cada horticultor, desde que se coloque técnicas adequadas para plantar cenoura.

Plantação de cenoura
Plantação de cenoura

 

 

 

 

 

 

Desbaste

O desbaste deve ser feito quando a parte aérea atinge um número de 3 a 5 folhas ou 30 dias após o semeio, devem ser retiradas as plantas menores, isso fará com que as plantas que ficarem no canteiro tenham um melhor desenvolvimento, produzindo plantas viçosas. É preciso ser retirado somente o excesso de plantas que competem por nutrientes e espaço deixando um espaçamento de 4 a 5 cm entre plantas. Esta tarefa é dispensada quando são utilizadas sementes peletizadas que podem ser semeadas a 5 cm entre sementes. Assim, para quem precisa saber como plantar cenoura o desbaste também é de suma importância.

Colheita

A cenoura pode ser colhida de 90 a 120 dias depois da semeadura ou quando a raiz estiver completamente desenvolvida . Deve-se evitar colheita em dias chuvosos para evitar apodrecimento das raízes.

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Cultivo de verduras

Clique Aqui e Veja Dicas Para Plantar Morango

Clique Aqui e Veja Dicas Para Cultivar Coentro