Como Plantar Alface

Aprenda Como Plantar Alface

Para obtermos uma planta com característica bonita precisamos ter alguns cuidados que normalmente são implantados em hortas que produzem não somente alface, mas também várias outras verduras que conhecemos e consumimos no dia a dia. São técnicas que funcionam para todos que colocam em prática, não necessitando ser técnico, mas fazer as coisas com dedicação para colher bons resultados. Aprenda neste artigo dicas e maneiras simples como plantar alface, não importa qual a variedade de sua escolha.

Primeiramente devemos produzir as mudas, ou se preferirmos podemos comprá-las prontas em viveiros de mudas, sendo que quando compramos mudas prontas ganhamos cerca de 30 dias em nosso cultivo, ou seja, não vamos precisar esperar para que a muda fique no tamanho ideal para transplantá-la para o local definitivo. Talvez você não saiba mas as plantinhas se desenvolvem melhor quando aplicamos tal técnica, além do mais essa espécie necessita formação de mudas.

muda de hortaliça
muda de alface

A minha dica particular é que caso opte por comprar as mudinhas de alface, escolha as maiores, que tenham um tamanho por igual, evite plantinhas muito pequenas. Fazendo assim, sua plantação crescerá uniforme e sem plantas raquíticas. Cuide para que o torrão de substrato que envolve toda a raiz não se desfaça.

Podemos fazer uma produção de mudas, basta comprarmos sementeiras de isopor que são vendidas em casas agropecuárias, é o mais recomendado, ou copinhos descartáveis que também servem para formação de mudas. Precisaremos também de substrato para mudas, podemos comprá-lo pronto ou faze-lo em nossa área de cultivo.

Para fazer nosso próprio substrato utilizamos uma mistura simples de matérias-primas encontradas em qualquer sítio que tenha esterco curtido de gado e locais que normalmente tenham  palha de arroz com fartura. Faça a seguinte mistura:

    • 18 litros de terra preta
    • 6 litros de esterco bovino curtido
    • 3 litros de palha de arroz ( opcional )

Basta misturar todos os componentes desfazendo todo tipo de torrão, em seguida preencha a forma ou os recipientes onde serão colocadas as sementes. Lembrando que para produzir nossas mudas devemos colocar as sementes numa profundidade de 1 cm e em seguida fazemos uma rega com um borrifador que evita excesso de água. Esta tarefa deve ser repetida diariamente pela manhã e ao entardecer. A água favorece a germinação, portanto não deixe faltar água para as sementinhas e também evite o excesso. Ao semear lance 3 sementes isso garantirá a germinação e a escolha de mudas mais viçosas. Procure deixar as mudinhas num local onde haja iluminação parcial que evita excesso de sol.

Ao atingirem idade ideal para transplante, cerca de 30 dias e com média de 6 folhinhas, devemos levá-las para o canteiro definitivo. O canteiro precisa ter no mínimo 20 cm de altura, a terra precisa estar bem descompactada e adubada, o tamanho do canteiro deve ser ideal para haver um distanciamento mínimo entre as plantas, que é cerca de 15 a 20 cm entre plantas e fileiras, chegando até 30 cm dependendo do local de cultivo; entenda que o espaçamento é muito importante porque as plantas também gostam de aeração.

Clique e veja dicas para preparar a terra

Algumas pessoas adoram plantar em pequenos quintais usando vasos, jardineiras, etc. Tudo isso é muito legal e funciona muito bem, mas devemos dar condição técnica para que as plantas se favoreçam destes cuidados. Principalmente devemos ler as instruções técnicas contidas nas embalagens de sementes, que é uma bússola para quem deseja plantar e ter êxito no cultivo de qualquer variedade ou espécie.

A adubação ideal para canteiros consiste em elementos orgânicos que favorece não somente a planta mas também a biologia do solo. Para cada m² de canteiro misture  2 kg de esterco bovino curtido, 1 kg de composto vegetal, 500 g de palha de arroz.

Outra técnica muito boa é a utilização de cobertura morta que serve principalmente para manter o canteiro úmido por mais tempo e evitar o crescimento de mato no meio das plantas. Normalmente usamos capim seco sem sementes ou serragem, basta colocar uma boa quantidade em todo canteiro em volta das plantas.

horta com mudas novas
horta de alface

Para colocar a muda em local definitivo faça com os dedos uma covinha com uma profundidade média de 3 a 4 cm, o suficiente para plantar toda a raiz com o torrão de substrato, em seguida chegue terra em volta e faça uma leve pressão para manter a muda firme no local, não se esqueça de regar. Repita a rega todos os dias pela manhã e ao entardecer. Na medida que forem passando os dias elas aumentam o tamanho. Para saber o tempo ideal de colheita leia a embalagem da variedade escolhida.

Clique Aqui e Conheça o Calendário de Plantio

Clique Aqui e Veja a Importância das Estufas Agrícolas

 Clique Aqui e Veja Dicas de Irrigação

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!