Como Plantar Alface Orgânico

Saiba Como Plantar Alface Orgânico

Nada melhor do que ter em nossa mesa hortaliças produzidas de forma saudável. Nos últimos tempos temos visto aumentar de forma indiscriminada o uso de agrotóxicos, em 100% dos alimentos produzidos e comercializados no Brasil um dos principais cultivos que tem sofrido com o uso dessas técnicas convencionais sãos as hortaliças.

alface crespa

Por isso é importante que você mesmo faça seu cultivo de hortaliças em casa, utilizando métodos orgânicos. Para quem está na cidade e deseja cultivar alface organico em seu apartamento ou em sua casa saiba que é possível encontrar nas casas agrícolas diversos substratos orgânicos que podem ser usados nos vasos ou em pequenos canteiros para realizar o plantio.

Os fertilizantes orgânicos podem ser divididos em quatro tipos principais: fertilizantes orgânicos simples, fertilizantes orgânicos mistos, fertilizantes orgânicos compostos e fertilizantes organominerais. Podem ser comprados em lojas agropecuárias e alguns confeccionados na propriedade.

Mas se você está em uma área rural a situação fica ainda mais fácil, pois na própria área rural é possível encontrar esses substratos, por exemplo, um deles muito usado no cultivo de hortaliças são as fezes bovinas, também a urina dos mesmos, ou através de compostos orgânicos produzidos com restos de hortaliças, palhas secas e também restos de aparas de grama. As hortaliças produzidas dessa maneira possui um bom desenvolvimento além de ser saudável.

Estercos frescos – Os estercos frescos podem conter microorganismos causadores de doenças no homem. Não devem ser utilizados no cultivo de hortaliças, pois podem contaminar as partes comestíveis das plantas. Este problema pode ser resolvido com o curtimento, que é o envelhecimento do esterco sob condições naturais, não controladas.

Deve-se deixar o monte de esterco “envelhecer” em local coberto ou protegido com um plástico ou uma lona contra chuvas, cujas águas lavam o esterco removendo os nutrientes. Para ficar pronto leva em torno de 90 dias, dependendo das condições ambientais. O esterco curtido é uma massa escura com aspecto gorduroso, odor agradável de terra e sem nenhum mau cheiro.

Veja como plantar alface orgânico

Para que o plantio de alface seja considerado orgânico algumas técnicas devem ser seguidas desde semeadura, por exemplo, durante a semeadura da alface, procure utilizar substrato a base orgânica como eu já disse é possível encontrar esses substratos em qualquer casa agrícola da cidade.

mudas de alface organico

A semeadura deve ocorrer em bandejas de isopor ou em tabuleiros de madeira ou de plástico, lembre-se fazendo uso de substrato orgânico que seja comprado em casa agrícola ou até mesmo produzido na propriedade rural. Quando recém-semeadas elas devem ser irrigadas 3 vezes ao dia até o seu nascimento.

Quando são transplantadas para local definitivo deve ser observado o espaçamento entre plantas e fileiras, isso em canteiros. Também podem ser plantadas em caixotes, caixas de madeira, canos, garrafas, vasilhas, vasos, jardineiras e outros recipientes. a iluminação deve ser adequada, no mínimo 4 horas por dia e os recipientes mais adequados são aqueles que possuem uma profundidade média entre 20 e 30 cm e devem ter furos no fundos.

A preparação do canteiro também deve ser feita fazendo uso de adubos orgânicos como alguns já citados acima, como por exemplo, a compostagem e também o substrato, as hortaliças especificamente as alfaces gostam de se alimentar com npk, que fornece vários nutrientes para as plantas.

O npk pode ser encontrado em fórmulas orgânicas e são vendidos em casas do ramo agrícola, é um conjunto de nutrientes que segundo pesquisadores também é encontrado nas fezes bovinas ou na urina de vacas. Como todos nós sabemos o npk é considerado o principal elemento fornecedor de nutrientes para as plantas : (nitrogênio, fósforo e potássio). Na verdade é um conjunto de elementos principais.

No cultivo de alface orgânico deve se manter desde sementeira até os tratos culturais tudo de forma orgânica, o controle e a prevenção de pragas e doenças também deve ser feito com produtos orgânicos, para isso existe uma enorme variedade de produtos que são vendidas ou você também pode fabricá-los em casa.

No caso de alface cultivada em apartamentos elas dificilmente apresentam sinais de pragas e doenças devido ao ambiente em que elas se encontram, nesses casos fica mais fácil cultivar a alface em um método orgânico.

plantio de alface organico

Depois que as mudas de alface são plantadas diretamente no solo elas necessitam de ser adubadas, e pode ser usado nessa adubação bio-fertilizantes líquidos a base de esterco bovino ou húmus de minhoca, em algumas cidades esse bio-fertilizante é encontrado para compra em casas agrícolas, ou também pode ser preparado em casa, mas para isso exige outras técnicas sobre preparos organicos.

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Adubação Mineral e Orgânica

De um modo geral para investir no seu cultivo de alface orgânico não existem melhores técnicas do que os cuidados na hora que for empregar qualquer uma das medidas, principalmente fazer uso de mudas saudáveis isentas de sinais de desnutrição ou com presença de pragas e doenças.

Clique Aqui e Veja Dicas Para Plantar Alface

Clique Aqui e Veja Dicas Para Fazer Mudas de Alface

Clique Aqui e Veja Dicas Para Plantar Alface em Vasos

Clique Aqui e Veja Dicas Para fazer uma Compostagem