Como Plantar Alface em Vaso

Saiba Como é Simples Plantar Alface em Vaso

O plantio de alface em vaso é muito usado principalmente em pequenos espaços como varandas, pequenos quintais e áreas cimentadas em geral, que não dispõem  solo para fazer o plantio em canteiros. Não somente vasos, mas também vários outros recipientes podem ser utilizados para plantar alface e outras verduras de horta.

Saiba neste artigo como plantar alface em vaso de forma simples, sem precisar ser um técnico para entender de adubações que é um dos fatores importantes para o bom desenvolvimento de sua planta em vaso.

Embalagem sementes de alface
Embalagem – sementes de alface

Em uma loja agropecuária ou supermercados compre a semente de sua escolha ou se preferir compre em um viveiro de mudas sua mudinha de alface pronta. Talvez você não saiba, mas o melhor plantio de alface é aquele feito com mudas prontas, ou seja, essa espécie necessita formação de mudas antes do plantio.’

Mas isso não é problema, formar mudas também é simples, quando fazemos isso contribuímos para o melhor desenvolvimento da plantinha. Basta cuidados como iluminação, regas, semente de qualidade e substrato. 

Temos duas escolhas : ou formar mudas ou comprar mudas prontas em um viveiro de mudas. Para efeitos de aprendizado vamos formar nossas próprias mudas. Primeiro devemos comprar copinhos plásticos descartáveis ou uma bandeja de isopor para formação de mudas. Se preferir, também podem ser usados recipientes que serão jogados no lixo, tipo copos de iogurte, embalagens de ovos, garrafas de refrigerantes, etc.

Clique Aqui e Veja Dicas Para Fazer Mudas de Alface

Servem como ótimos recipientes para o substrato que será colocado, então faremos a semeadura da variedade de alface escolhida. Existem muitas : lisa, crespa, americana, mimosa, roxa, etc. Já escolheu a sua? São tantas que a gente até se perde… vamos ao nosso plantio!

Curso Completo em Vídeo Aulas – Cultivo de Ervas e Hortaliças em Casa

Formando Mudas de Alface

Nosso substrato pode ser uma mistura de 1 litro de terra preta, ½ litro de esterco bovino bem curtido, ½ litro de pó de serragem, tudo deve ser misturado e desfeito os torrões. Antes de começar a semeadura leia as informações importantes na embalagem de semente.

Com recipientes em mãos preencha-os com substrato, e com o dedo indicador faça uma pequena cova no centro do recipiente de 1 cm de profundidade, repita em todos até terminar. Em seguida coloque duas sementes em cada cova, e ao terminar cubra as sementinhas com uma leve camada de substrato.

Terminando a semeadura faça uma rega de água com um borrifador que além de evitar excesso de água não afunda as sementes, favorecendo assim, uma germinação rápida e eficiente. Repita as regas todos os dias, uma pela manhã e outra a tarde.Com média de 30 dias as mudinhas estarão aptas para serem colocadas nos vasos.

Plantando Alface no Vaso

Para plantar alface em vaso, retire cuidadosamente a muda da sementeira, é importante não desfazer o substrato que envolve a raiz. Em seguida faça uma cova no centro do vaso suficiente para colocar as raízes da plantinha.

Ao colocar a mudinha no vaso chegue terra em sua volta protegendo toda a raiz. Faça uma leve pressão para a mudinha ficar firme no local. Terminado agora é só molhar bem e repetir as regas todos os dias duas vezes como ensinado anteriormente, e na medida que for se desenvolvendo acrescente mais água.

Alface em jardineira
Alface em vaso

Não se esqueça que conforme for o tamanho de seu vaso não poderão ser colocadas muitas mudas. Existem vasos que suportam apenas uma muda, outros aceitam quatro ou seis mudas, é o exemplo jardineiras.

Muitas pessoas gostariam de aprender como plantar alface em vaso, mas nem todas tem paciência com os cuidados necessários para que a planta se desenvolva com eficiência, pois, os cuidados básicos garantem uma cultivar com aspecto bonito e vigoroso.

Plantar alface não é difícil, basta comprar vaso com furos no fundo para escoar o excesso de água, fazer adubação correta que pode ser uma mistura de esterco curtido de gado, pó de serragem, húmus de minhoca ou composto orgânico e terra preta por exemplo. Lembrando que no fundo do vaso devemos colocar argila expandida ou pedra brita com um pedaço de manta bidin ou camiseta velha acima para servirem como dreno e filtro.

A mistura para preencher o vaso pode ser : 2 litros de terra preta, 1 litro de esterco bovino bem curtido, ½ litro de compostagem. Misture bem os materiais e preencha o seu vaso para plantar alface. Sugiro que faça um teste semeando diretamente em um vaso e tire suas conclusões sobre dar condições para o bom desempenho à planta. Veja o que é melhor para seu ambiente ou sua estrutura para a formação das plantas.

Não há segredos para plantar alface em vaso, no entanto, o que garante uma boa produtividade são as simples técnicas envolvidas no processo de plantio e desenvolvimento, tais como iluminação, terra adubada, água , muda bonita, entre outros. Faça testes se for preciso para produzir uma boa variedade!

Clique Aqui e Saiba Como aumentar a Sua Renda Mensal

 Clique Aqui e Veja Mais Dicas

Clique Aqui e Veja Mais Sobre Plantio de Alface

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!