Como Fazer uma Horta em Vasos?

horta em vasos
horta em vasos

Dicas de Como Fazer uma Horta em Vasos

Primeiro Passo

Medir a área de cultivo para se ter uma ideia de quantos vasos podem ser instalados no local. Lembrando que os vasos mais eficientes para esse tipo de plantio, são os mais fundos que variam entre 20 a 30 cm de profundidade.

Mas pode-se cultivar em vasos de menor profundidade, variando de 10 a 18 cm, no entanto, saiba que vasos menores produzem menos. Portanto, também produzem, com técnicas.

Por que produzem menos?

As plantas, assim como nós, precisam se alimentar e quanto mais terra com nutrientes, mais elas se agradam e se desenvolvem. Se alimentam com o trato que damos, tipo de terra fertilizada, umidade ideal, luz, etc. As suas raízes são responsáveis por absorverem essa alimentação, que proporcionamos no ciclo de seu crescimento.

Lembrando também que elas absorvem nutrientes pelas folhas. (absorção foliar) Assim como fazer horta em vasos, no quintal de terra também precisam ser adubadas para se desenvolverem. É importante dizer que adubação em excesso não significa que iremos ter uma super planta, pois tudo deve ser balanceado para não haver crescimento anormal.

Segundo Passo

Onde Conseguir Terra para os Vasos?

Existe no mercado um grande número de adubos minerais ou orgânicos, sendo que a maioria deles são eficientes quando sabemos usar.

Temos duas opções para conseguir o suporte para suas plantas, sendo que particularmente, achamos as duas viáveis para se fazer um teste em sua área de cultivo.

O primeiro é fazer uma mistura conseguida numa área rural, um sítio,  chácara ou terreno próximo. Abaixo segue a recomendação.

Primeira opção de adubação

  1. 25 litros de terra superficial (terra preta)
  2. 12 litros de esterco bovino curtido
  3. 5 litros de pó de serragem ( encontrado em madeireiras)
  4. 100 gramas de calcário  ( encontrado em casas agropecuárias)

Preparo

Primeiro misture bem o calcário com a terra preta, em seguida adicione o restante dos componentes e misture bem. Pronto!

Segunda Opção

Essa além de ser muito boa, garante a esterilização dos componentes envolvidos, no entanto, será preciso gastar um pouquinho mais, porque será tudo comprado numa casa de produtos para agropecuária. Segue abaixo a recomendação.

  1. 2 kg de terra vegetal
  2. 500 g de húmus de minhoca
  3. 250 g de pó de xaxim
  4. 250 g de esterco bovino 

Preparo

Junte todos os componentes e misture bem, desfaça os torrões existentes; já está pronto para ser colocado no vaso. Faça tudo proporcional a sua necessidade.

Terceiro Passo

Como Preparar tudo no Vaso para plantar?

Os fundos dos vasos deverão ter alguns furos. Eles servirão para escoar o excesso d’água. Mas antes de colocar a planta ou a semente no vaso, deve-se colocar uma camada de argila expandida, e acima, uma manta de bidim, com uma camada de areia na espessura de 1 cm. ( areia de construção)

Onde Conseguir a argila expandida e a manta de bidim?

Normalmente compramos no mesmo local onde conseguimos os vasos, ou seja, em casas agropecuárias, viveiros de mudas ou casas do ramo agrícola.

Para que servem?

A argila ajuda na drenagem da água e não deixa a terra ir embora. Já a manta de bidim que é um tipo de tecido, serve como filtro e evita o escoamento dos nutrientes.

Posso substituir a manta e a argila?

Sim. Pode-se usar por exemplo, uma camisa velha como filtro e pedra brita como dreno.

muda de almeirão
muda de hortaliça

Quarto Passo 

Como Plantar a muda?

Caso já tenha sua muda em mãos, vaso com argila, manta e areia no lugar; coloque um pouco de terra no fundo e centralize a muda de uma forma que ela fique com a parte das folhas fora do vaso.

Os vasos, normalmente, possuem uma marcação que delimita a quantidade de terra, não deixe ultrapassar essa marca.

Coloque terra em volta e faça uma leve pressão com os dedos, em seguida,  coloque uma camada de serragem na parte superior, que além de manter o vaso úmido, serve como adubo para sua horta; após o término faça uma boa rega para que a terra se assente uniforme e fique bem molhada.

As regas devem ser feitas de manhã e a tarde todos os dias, cuidamos sempre para não haver excessos.

Posso plantar semente ao invés de muda?

Sim. Com a terra preparada no vaso faça a semeadura de sua escolha, mas, se atente com questões de espaçamentos.

Normalmente, antes de plantarmos qualquer espécie, lemos as orientações técnicas contidas nas embalagens de sementes.

A semeadura deve ser feita de 0,5 a 1 cm de profundidade, pois assim garantimos a germinação; isso varia conforme orientação do produtor de sementes.

Faça sulcos e lance as sementes na profundidade orientada por sua escolha de planta, a embalagem te guiará de forma técnica nas informações contidas.

Ao terminar a semeadura cubra com uma leve camada de terra e faça a rega – use um borrifador de água e na medida que forem se desenvolvendo use um pequeno regador.

Em campo, por existirem grandes áreas, é fácil se fazer espaçamentos entre plantas, ao contrário de vasos, onde vemos as plantinhas crescerem praticamente grudadas, por isso fazemos o desbaste.

O que é o desbaste?

O desbaste é a retirada de algumas mudas em excesso, e visa principalmente favorecer o desenvolvimento das que ficam. E as mudas retiradas podem ser replantadas em outros vasos.

Algumas variedades podem ser desbastadas com 15 cm de altura, e outras com 20 cm de altura, verifique a sua planta para saber qual será o tamanho ideal para desbastar.( leia a embalagem )

O que posso plantar em minha horta em vasos?

Você pode plantar salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, ervas medicinais, alface, couve, almeirão, rúcula, pimentas, pimentão, tomate, ervas aromáticas, morangos e muito mais.

Entendeu agora que são simples as maneiras de como fazer uma horta em vasos…

Conclusão

Para quem possui um pequeno espaço, seja no quintal ou na varanda de apartamento, a horta em vasos é muito adequada, pois além de enfeitar o local com muito verde, torna-se uma terapia gratificante em nossas vidas, não importa o que plantamos, tudo fica bonito assim que está produzindo.

 

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!