Como Fazer uma Horta em Apartamento?

Aprenda Como Fazer uma Horta em Apartamento

planta em vaso

Fator Importante

As hortas em geral, sejam em apartamentos ou pequenos espaços, precisam receber no mínimo de 4 a 5 horas de sol, preferencialmente os horários mais frescos, ou seja, o período da manhã, não sendo o horário de sol fator limitante. Hortas feitas em pequenos espaços normalmente se alimentam de iluminação menor se comparada as hortas de sítios ou chácaras, onde são implantadas diretamente em canteiros e se beneficiam de maior tempo de luz solar.

Devemos ter isso em mente, assim como fazer uma horta em apartamento, outras hortas também precisam de luz para o seu desenvolvimento. Pois não adianta plantar e deixar o vaso por exemplo, em local sem luz, as hortaliças não se desenvolvem corretamente.

Primeiro Passo – Compra de Vasos, Manta bidin e Argila expandida 

Medir a área onde serão implantados os vasos e jardineiras, ou outros recipientes que serão utilizados para colocar a terra. É importante dizer que vaso ideal é de 20 cm de profundidade, mas não consideramos isso um fator limitante, dependendo do tipo de planta, saiba que cebolinha por exemplo, possui um sistema radicular menor que outras variedades de hortaliças.

Os vasos e jardineiras podem ser comprados em casas agropecuárias ou viveiros de mudas. Existem vários modelos e para todo tipo de gosto, que podem muito bem, enfeitar o local onde será implantada a horta. Devemos comprar também, a manta de bidin e argila expandida que serão usados como filtro e dreno.

A disposição de vasos podem ser feitas no piso, ou em suportes que normalmente são parafusados na parede para suportar o peso, são também encontrados em casas do ramo.

Clique Aqui e Veja Dicas de pequena horta

Segundo Passo – Terra e Adubação

adubos-para-plantas

Existem várias adubações que são adequadas para o cultivo de hortaliças, mas com nossa experiência em hortas recomendamos abaixo três tipos diferentes para que você teste a melhor em seu ambiente. Horta em apartamento exige paciência e dedicação, portanto seja paciente e criterioso com os adubos a serem usados, utilize o melhor para sua horta.

Adubação – Material 1

  1.  1 kg  de húmus de minhoca
  2.  300 g de areia grossa
  3.  2 Kg de terra vegetal

Adubação – Material 2

  1. 2 kg de terra superficial ( terra preta )
  2. 1 kg de esterco bovino curtido 
  3. 500 g de composto vegetal
  4. 350 g de areia grossa

Adubação – Material 3

  1. 2 kg de terra superficial ( terra preta )
  2. 1 Kg de húmus de minhoca
  3. 500 g de pó de xaxim
  4. 350 g de areia grossa

Misture bem os componentes e desfaça todo torrão encontrado, em seguida coloque nos vasos, faça proporcional ao seu número de vasos. 

Preparo

No fundo do vaso distribua a argila expandida, em seguida coloque a manta de bidin e logo acima uma leve camada de areia ( 1 cm ). Complete o restante do vaso com a mistura de material preparada de sua escolha.

Terceiro Passo

Grupo de Hortaliças – plantio – semeadura

Existem dois grupos de hortaliças – As que necessitam formação de mudas e as que podem ser semeadas diretamente nos vasos. Quando optamos por comprar mudas prontas ganhamos cerca de 30 dias, ou seja, se a gente quiser formar mudas elas levam esse tempo para seu crescimento. Lembrando que nem todas precisam formar mudas, normalmente nos orientamos pelas instruções técnicas contidas na embalagem de sementes.

Algumas variedades podem ser semeadas diretamente no vaso, bastando apenas fazer sulcos se 1 cm de profundidade, distribuí-las e cobri-las com uma leve camada de terra. Fazemos uma distribuição de sementes, mas devemos dar condição para o seu desenvolvimento, fazendo o desbaste necessário quando atingem cerca de 15 cm de altura. Devemos ler as orientações contidas na embalagem da variedade escolhida para sabermos qual o espaçamento entre fileiras e entre plantas por exemplo.

Ao terminar a semeadura devemos fazer uma rega preferencialmente com um borrifador e repeti-la duas vezes ao dia, sendo uma rega pela manhã e a outra a tarde. Na medida que forem se desenvolvendo molhe com um pequeno regador – evite excesso de água.

Como Plantar Mudas?

Com o vaso preparado para receber a muda, faça um furo na terra de aproximadamente 3,5 cm de profundidade, que receberá a muda junto com o torrão, em seguida distribua terra em sua volta e faça uma leve pressão para que a muda fique bem firme no vaso. Após o transplante faça uma boa rega e opte por fazer esse tipo de tarefa sempre de tarde. As regas devem ser repetidas de manhã e a tarde, sempre evitando excesso de água.

Quarto Passo

Hortaliças que posso plantar – Colheita

Podemos plantar um grande número de verduras e legumes, desde que os cuidados sejam levados a sério e com carinho a colheita será abundante. Podemos cultivar na horta de apartamento : alface, couve, almeirão, mostarda, rúcula, salsinha, cebolinha, coentro, pimenta, pimentão, rabanete, cenoura, plantas aromáticas, morangos, tomates e muito mais. Lembrando que algumas espécies exigem tutoramento, que é a condução através do auxílio de estacas e barbantes, como por exemplo o tomate que precisa de mais cuidados.

Veja Aqui Como Plantar Alface

As colheitas a serem feitas depende da espécie escolhida, pois umas são mais rápidas que as outras, mas normalmente nos orientamos pelas embalagens de sementes que compramos em casas agropecuárias ou similar do ramo. Ou colhemos assim que observamos que a planta está num porte ideal para consumo. Entendeu agora como fazer uma horta em apartamento? Não é tão complicado quanto parece…

Clique Aqui e Veja as Valiosas propriedades das hortaliças

Clique Aqui e Veja dicas Sobre Adubação

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Irrigação

Clique Aqui e Veja Dicas de horta na varanda

 

 

 

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!