Como Fazer um Canteiro de Horta

8 Dicas Importantes Para Fazer um Canteiro de Horta

O canteiro a ser levantado pode sustentar um grande número de verduras, temperos e legumes, por isso deve ser feito com cuidados que possam contribuir para o melhor desenvolvimento das plantas que nele serão cultivadas.

A medida ideal é de 1 x 4 ou 1 x 3, aliás, cada pessoa faz o canteiro de acordo com sua disposição de área, algumas pessoas fazem canteiros com mais de 5 metros de comprimento outras preferem um canteiro pequeno de apenas 2 metros quadrados, tudo isso depende da finalidade de cada um, sendo que o capricho é que reflete no cultivo. Assim como fazer um canteiro de horta devemos seguir orientações técnicas para o melhor desenvolvimento de nossa cultivar plantada, que produz conforme o trato dado ao canteiro.

canteiro de horta
canteiro de horta

Clique aqui e veja dicas para o preparo da terra

1ª dica

Use uma enxada bem afiada para retirar do local todo mato e sementes que podem causar uma nova infestação, também é importante que a área seja livre de pedras.Com enxadão afofe a área que já é de sua ideia, lembrando que a largura ideal é de 1 metro, o comprimento fica por sua decisão. Saiba que é preciso afofa-lo bem para que as raízes das plantas possam se desenvolver de maneira eficiente.

2ª Dica

Faça uma distribuição de calcário na área para corrigir a acidez do solo; talvez você não saiba, mas os solos brasileiros em geral são ácidos e isso dificulta a alimentação das plantas. Por isso o calcário é usado para neutralizar a acidez do solo, espalhe cerca de 250 gramas por metro quadrado e revolva bem a terra com enxada e enxadão.Caso não tenha calcário disponível faça somente a adubação baseada em materiais orgânicos.

3ª dica

Com uma linha de pedreiro e estacas faça um esboço para os limites do tamanho de sua escolha, lembrando que canteiros maiores ajudam nos espaçamentos entre plantas.Com estacas fincadas nos limites e linha esticada, puxe com a enxada a terra que está em volta para dentro do canteiro. A altura ideal varia de 20 a 30 cm, dê o seu melhor para isso e nivele a base com um rastelo.

4ª Dica

Se quiser pode assentar tijolinhos em sua volta com uma altura mínima de 20 cm, essa técnica além de contribuir para evitar desmoronar o canteiro, favorece manuseios como adubações, e em épocas de fortes chuvas se mantêm firme sem ser danificado. É muito usado em pequenas hortas.

5ª Dica

Faça uma adubação para favorecer o fortalecimento de suas plantas, que pode ser: 2 kg de esterco bovino curtido por metro quadrado de canteiro, 1 kg de composto orgânico por metro quadrado de canteiro e 500 gramas de palha de arroz ou pó de serragem por metro quadrado de canteiro. Faça a adubação conforme os materiais disponíveis em sua área, mas a adubação de esterco bovino curtido além de favorecer o solo nutri muito bem as plantas, lembrando que o canteiro deve ficar parado por cerca de 20 dias antes do plantio. 

6ª Dica

Ao terminar a adubação cubra seu canteiro com cobertura morta. Normalmente usamos capim seco sem sementes, aparas de grama sem sementes ou serragem. Essa técnica tem o objetivo de evitar o crescimento de mato e manter o canteiro úmido por mais tempo portanto, assim diminuímos o tempo de irrigações e economizamos água.

7ª Dica

Caso resolva aumentar o número de canteiros deixe um espaçamento de 50 cm entre eles (trios) para facilitar plantios, regas, colheitas, etc. Quanto mais canteiros, melhor será a produção de variadas hortaliças, que são muito importantes em nossa alimentação.

8ª Dica

Os canteiros devem ficar numa disposição capaz de receber sol o dia inteiro, pois isso favorece o bom desenvolvimento das hortaliças que gostam de luz, sendo que locais mais escuros podem comprometer o bom desenvolvimento das plantas.

Clique Aqui e Saiba mais

Clique e Conheça este Ótimo Curso Completo de Horta Caseira

Clique Aqui e Veja Sobre Fertilidade do Solo

 

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!