Como Fazer Mudas de Alface

Dicas Para Fazer Mudas de Alface

As mudas de alface podem ser produzidas de várias formas, dentre elas se enquadram a utilização de copos descartáveis, garrafas de refrigerantes, mini vasos, caixas de ovos, caixas de madeira, caixas plásticas em geral, saquinhos de leite, saquinhos plásticos ou principalmente as formas fabricadas em isopor que são compradas em casas do ramo agropecuário.

Viveiro de mudas em bandejas e estufa

Além dos recipientes acima citados é preciso fazer um substrato que será responsável por sustentar as mudinhas em seu desenvolvimento, que pode ser feito com esterco bovino curtido e terra preta. Para fazer o substrato basta misturar 2 litros de terra preta com 1 litro de esterco bovino bem curtido. Caso seja fácil pode-se colocar ½ litro de pó de serragem bem seco, este último é opcional.

Facilmente encontrado em sítios com criação de gado, o esterco bovino é sem dúvida o mais indicado em todas as plantações de horta, pois além de fornecer elementos que enriquecem a terra, favorece também o cultivo de plantas.Embora exista no mercado pacotes de terra para vender, podemos sem nenhum problema retirar em um quintal a terra preta existente para preparar a mistura.

A vantagem de produtos comercializados é que são esterilizados, ou seja, não contém sementes de mato ou impurezas que possam prejudicar a planta, mas não se preocupe com esse fato, faça seu substrato de acordo com sua disponibilidade que dará certo.

Normalmente costumamos construir um pequeno viveiro de mudas, que visa não somente produzir alface, mas também várias outras hortaliças que são cultivadas. A construção de um viveiro é mais indicada para quem produz para sustento familiar ou comercialização em escala maior.

O objetivo com isso é produzir mudas mais saudáveis e com tamanho uniforme, pois quando são transplantadas para o campo se adaptam com maior facilidade. A pequena estufa de mudas deve ser construída de forma que seja capaz de controlar a temperatura ambiente para as plantinhas, isso favorece seu desenvolvimento e evita o ataque de pragas.

É importante salientar, que os recipientes onde são formadas as mudas possuam furos no fundo, para não obstruir a vazão de excesso de água que pode contribuir para o aparecimento de doenças. Portanto também, as regas devem ser feitas sem excessos.

Fazendo Mudas de Alface

Supondo que já tenha comprado suas sementes de alface, preencha os recipientes com o substrato recomendado acima, em seguida com o dedo indicador faça covinhas no centro de cada recipiente numa profundidade de 1 cm, quando terminar coloque em cada covinha 2 sementes . Assim como fazer mudas de alface outras hortícolas podem seguir mais ou menos o mesmo critério quando há necessidade de formação de mudas.

Terminando a semeadura cubra todas as covinhas com uma fina camada de terra ou substrato, na sequência faça uma rega com borrifador de água, ou um regador que evite derramar muita água, pois a semente não pode afundar.

As regas devem ser feitas duas vezes ao dia, sendo uma no período da manhã e a outra no período da tarde, sempre cuidando para não haver excessos. Para isso basta verificar se o local está úmido ou seco, se tiver muito seco a rega deve ser mais caprichada, se tiver úmido use o bom senso e faça uma rega rápida simplesmente para manter.

Outro fator importante é não deixar faltar iluminação natural, que preferencialmente o local tenha uma temperatura ideal para garantir a germinação adequada. Evite muito calor e locais com muita sombra, isto é , prefira temperatura parcial para as mudas.

As mudas de alface quando atingem cerca de 30 dias e já estão com 5 ou 6 folhinhas podem ser transplantadas para o local definitivo; sejam canteiros, vasos, jardineiras, baldes, bacias, etc. Não importa para onde as mudas sejam transplantadas, rapidamente tomam forma apropriada para o consumo.

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Preparo da Terra

Clique Aqui e Veja Dicas Para Plantar Alface

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Adubar Plantas

Clique Aqui e Veja o Calendário de Plantio

 

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!