Como Fazer Canteiros Para Horta

Dicas Importantes Para Fazer Horta de Canteiros

Introdução

As principais dicas de como fazer canteiros para horta, são práticas vividas no dia a dia por todos nós horticultores. Saiba que a dedicação empregada na horta favorecerá seus conhecimentos, que beneficiará o aumento na produção de verduras e outras espécies de plantas cultivadas em sua área.

Limpeza de Terreno para fazer horta
limpeza de terreno para fazer horta

Clique aqui e veja dicas de preparo de terra

1 – Primeiro Passo

 Com enxadas bem afiadas retire do local todo tipo de mato e erva daninha.É importante que não fiquem raízes e sementes capazes de re-infestar de mato o local onde será cultivada a horta.

Use o rastelo e o gadanho para juntar todo mato retirado da área, coloque tudo no carrinho de mão e leve para outro lugar que fique afastado dos canteiros.

Reserve um local para amontoar todo esse mato, pois o mesmo servirá para ser reutilizado na horta após sua decomposição por isso providencie um pequeno espaço para fazer uma compostagem.

2 – Segundo Passo

Comece a fazer a demarcação dos canteiros de uma forma que as águas das chuvas não fiquem acumuladas no meio deles, ou seja opte por fazer um pequeno declive entre canteiros para escoar o excesso de água que caem em temporada chuvosa.

Depois com o enxadão e o gadanho afofe uma área de 1 metro de largura por 3 metros de comprimento ou conforme desejar o tamanho de seu canteiro, use sua criatividade para dividir a área em vários canteiros se for o caso. O tamanho é feito conforme a necessidade e o espaço disponível em cada propriedade. As hortícolas necessitam de solo fofo, adubado e arejado.

3 – Terceiro Passo

Use uma linha de pedreiro e uma estaca em cada extremidade do canteiro, para que ele seja construído o mais alinhado possível, caso desejar uma melhor estética.

A terra retirada em sua volta, deve ser jogada na parte superior para aumentar a altura, que contribuirá para o desenvolvimento das raízes das plantas.

preparação de canteiros com cobertura morta
preparação de canteiros com cobertura morta

Pode ser retirada terra de um outro local para aumentar a altura dos canteiros, desde que seja a terra mais superficial, isto é, a mais fértil. 

Você tem a opção de comprar em uma madeireira sarrafos de 20 centímetros de largura para colocá-los em volta dos canteiros ou assentar tijolos , são duas boas idéias para pequenas  hortas.

Quanto mais canteiros tiver, maior será o número de espécies que poderão ser plantadas de verduras e legumes.

Caso você more em uma propriedade rural e tenha um pequeno trator e um encanteirador isso obviamente diminuirá seus esforços físicos no levantamento dos canteiros, também podemos contratar um tratorista para nos ajudar com o preparo da área,  isso se o terreno for muito grande.

Também para ajudar no preparo da terra, implementos como a enxada rotativa, arado e  grade são muito utilizados para tombar, descompactar o solo , misturar calcário e os adubos necessários. (São ferramentas muito usadas em plantios maiores com regras técnicas).

4 – Quarto Passo

Deixe um espaço de 50 centímetros entre os canteiros para fazer o plantio, regas, colheita e manutenção. (trios)

As raízes das plantas se desenvolvem melhor quando a terra está descompactada por isso devemos fazer canteiros com uma altura média de 20 a 30 centímetros.

Dependendo da espécie a ser plantada; saiba que canteiros mais altos produzem melhor, principalmente espécies de tubérculos como cenoura, nabo e rabanete.

Quando estiver revolvendo a terra do canteiro, providencie uma moderada calagem e adubação para enriquecer o solo de nutrientes, favorecendo assim, o desenvolvimento de plantas mais vigorosas.

adubando canteiro de horta
Adubando canteiro de horta

5 – Quinto Passo

Após a quebra de torrões e o nivelamento dos canteiros, devemos lançar os fertilizantes sobre a terra, fazendo sua mistura com o gadanho e enxada, e refazendo o nivelamento com o rastelo. Em seguida se tiver no local capim seco sem sementes use-o cobrindo toda parte superior do canteiro, assim evitamos o crescimento de mato e quando fazemos as regas ele permanece úmido por mais tempo.

Após a  adubação deve ficar incorporando todo material por cerca de 15 dias, para uma melhor adequação ao solo, e após esses dias fazemos o plantio.

Veja mais dicas sobre fazer um canteiro

Lembrando que, independente do tamanho do terreno deve-se evitar o trânsito de animais como cachorros, gatos ou galinhas para isso sugerimos que seja feito, se possível, uma cerca de alambrado ou de outro material que proteja a horta , deixando apenas um portão para pedestres.

Clique aqui e veja dicas sobre adubação

Conclusão

A prática de fazer canteiros é muito utilizada na agricultura familiar, que visa principalmente o consumo em casa e a venda do excedente, há também os grandes horticultores que usam implementos e maquinários para o uso adequado na construção de canteiros. As hortas em quintais podem ter ferramentas manuais ou implementos que facilitam o trabalho diário do horticultor que muitas vezes precisa trabalhar de sol a sol no intuito de produzir mais para abastecer o mercado consumidor.

Saiba Como Ajudar a Acabar com a Miséria do Brasil

Clique Aqui para Aprender a Fazer Compostagem

Clique Aqui e Saiba Mais Sobre Hortaliças

Faça Sua Horta Orgânica

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!