Como Cultivar Hortaliças em Vasos

Saiba Como Cultivar Hortaliças em Vasos

Ter sempre em casa um tempero para incrementar o cardápio da família é sempre bom, além disso, as hortaliças têm um papel importante para manter a nossa alimentação saudável, elas além de dar mais sabor as nossas refeições também possuem nutrientes importantes para a manutenção do nosso corpo.

área rural - horta

Quem mora em áreas rurais tem o privilégio de lidar diretamente com as hortaliças, pois elas podem ser cultivadas diretamente no solo e em um ambiente natural onde a natureza se encarrega de fatores climáticos, o que é muito favorável ao cultivo dessas plantas. Um pouco diferente de cultivar hortaliças em vasos a natureza ajuda com fatores de iluminação e nutrientes existentes na terra.

Mas e quem mora em áreas urbanas pode cultivar hortaliças? Com certeza sim, algumas pessoas possuem um quintal grande onde as hortaliças podem ser cultivadas diretamente no solo, porém nem todas as pessoas têm esses privilégios, algumas moram em apartamentos ou casas que simplesmente tem uma varanda.

Mas o cultivo dessas hortaliças nesse espaço é possível sim, com o auxilio de vasos, mas para isso existem alguns detalhes e técnicas que devem ser observados na hora de plantar as hortaliças em vasos.

Veja Alguns Cuidados com o Cultivo de Hortaliças em Vasos

Na hora de cultivar hortaliças em vasos algumas pessoas não observam alguns detalhes minuciosos, e isso acaba fazendo com que as o cultivo de hortaliças não venha ter sucesso, algumas plantas chegam a amarelar em certo estágio de vida, já outras não suportam e morrem, veja por que isso acontece:

Vasos de barro para horta

1 – A escolha do vaso: Cultivar hortaliças em vasos é possível, porém o primeiro detalhe que deve ser observado é a largura e profundidade do mesmo, como você deve saber algumas hortaliças possuem raízes longas que chega a atingir cerca de 30 cm ou mais de profundidade. Então se você cultivar as hortaliças em vasos numa profundidade inferior, quando ela atingir certo tamanho certamente a raiz da planta vai encostar e enrolar no fundo do vaso podendo atrapalhar o desenvolvimento ou até mesmo causar a morte da planta.

Então na hora de escolher o vaso para o plantio de hortaliças, se preocupe em escolher um que tenha a profundidade igual ou superior a 30 cm, e 30 de circunferência podendo ser maior a circunferência, além disso, o vaso deve ter alguns furos no fundo para evitar que haja encharcamento da terra o que também pode levar à planta a morte.

2 – Tipo de solo: O cultivo de hortaliças feito em vasos tende a ter melhores resultados quando o mesmo é feito com uso de solos férteis, o uso de húmus e outros tipos de estercos são indispensáveis, pois são eles que dão mais vigor as plantas.

3 – Raios solares: Assim como nós seres humanos, as plantas precisam dos raios solares para ter melhor desenvolvimento, e as plantas que mais precisam da presença de raios solares são as hortaliças. Elas precisam estar expostas ao sol a pelo menos 3 ou 4 horas por dia, os raios solares são responsáveis por manter as hortaliças com as folhas mais largas e com cores avivadas .

4 – Irrigação: Hortaliças cultivadas em vasos precisam sempre ser irrigadas, mas também é necessário se ter alguns cuidados para não irrigá-las demais, quando no primeiro estagio ela precisa ser irrigada ao menos 3 vezes ao dia, já em estágio avançado basta irrigar 2 vezes ao dia sempre atento para não irrigar com um volume de água muito grande.

Cultivo de horta em vasos

5 – Espaço: Se na sua residência não tem um espaço onde você pode deixar as hortaliças definitivamente, você deve se atentar para não deixa-la sem tomar algumas horas de sol por dia, o cuidado na hora de transportar o vaso também é super importante, pois você deve evitar quedas do vaso entre outros cuidados. 

Cultivar hortaliças em vasos é fácil e prático e se as mesmas forem bem cuidadas elas tendem a ter os mesmos resultados do que aquelas cultivadas diretamente no solo.

Clique Aqui e Veja Mais Dicas Sobre Cultivo em Vasos

Clique e Veja Dicas Para Plantar Alface em Vasos

Clique Aqui e veja Dicas Para Plantar em Apartamento