Como cultivar Couve Manteiga

Canteiro com couve manteiga

Cultivo de Couve Manteiga

Aqui te daremos dicas de como cultivar couve manteiga, que é  uma hortaliça muito apreciada em vários tipos de pratos, servindo inclusive para fazer sucos. Para plantar couve manteiga é necessário comprar mudas prontas ou que sejam formadas com o auxílio de bandejas ou outros recipientes.

A couve é facilmente encontrada em sítios, chácaras, casas com pequenos quintais, viveiros de mudas, etc… facilitando assim, encontrar mudas prontas para o plantio. O importante é que o canteiro esteja adubado com material orgânico para enriquecê-lo de nutrientes, sendo capaz de proporcionar uma boa nutrição para a couve, o local deve estar fofo para facilitar o desenvolvimento das raízes.As plantas devem preferencialmente receber sol o dia inteiro.

Caso você compre mudas e estando sua terra já preparada para o plantio; com o auxílio de uma colher de jardineiro faça covas de 5 cm de profundidade e plante suas mudas no canteiro numa distância de 50 cm entre fileiras e plantas. Espaçamento ideal para a couve manteiga.

Coloque as mudinhas nas covas e chegue terra aos seus pés, faça uma leve pressão em volta; pronto já está plantada, basta fazer a rega para a melhor adaptação.Caso algumas mudas não se desenvolvam dentro de alguns dias, retire-as e faça um novo replante. Molhe as plantas 2 vezes ao dia, de manhã e a tarde.

A couve manteiga normalmente está pronta para colheita em 50 dias e pode ser cultivada o ano inteiro. Para produzir mudas recomendamos a utilização de bandejas de isopor e substrato para tal finalidade. Caso você não tenha bandejas de isopor para produção de mudas ou substrato, pode-se também, produzir suas mudas em outros recipientes e fazer seu próprio substrato sem precisar comprá-lo.

substrato para mudas de couve
Substrato para produzir mudas de couve

Antes de semear nas bandejas construa um estrado para servir de suporte – não deixe as bandejas diretamente ao solo, evite assim propagar doenças para as mudas. Normalmente para que as mudas sejam sadias, e quando temos espaço ideal, fazemos um pequeno viveiro de mudas que favorece a produção de mudas fortes e sadias.

Para produzir suas próprias mudas use copos plásticos descartáveis, pequenos saquinhos, caixas de leite cortada ao meio, embalagens de ovos ou outros recipientes que possam armazenar o substrato com as sementes.

Com os recipientes preenchidos de substrato lance 2 sementes por célula (repartição), faça isso com 0,5 a 1 cm de profundidade, ao terminar a semeadura cubra as sementes com substrato ou terra, em seguida é só fazer a rega que deve ser repetida todos os dias pela manha e a tarde, evitando sempre o excesso de água. Para isso sugerimos o uso de um borrifador de água ou um pequeno regador.

Ao atingirem uma altura aproximada de 10 cm e estiverem com cerca de cinco ou seis folhinhas  já estarão prontas para o transplante, para fazer o transplante escolha as mudas mais viçosas, é bom ter o cuidado na hora de retirar a muda do recipiente, para que o substrato que envolve toda a raiz não se desfaça.

No canteiro onde será colocado a muda, caso queira, pode ser feito uma cova de 20 cm de profundidade e o adubo deve ser misturado com a terra que foi retirada do local, em seguida centralize a muda na cova e coloque a terra de volta, faça uma leve pressão em volta para a plantinha ficar firme no local, faça isso mas obedeça o distanciamento entre as plantas.

plantio de couve
Plantação de couve manteiga, alface e outras hortaliças consorciadas

Após terminar todo o plantio no canteiro faça uma boa rega em todas as plantas e não se esqueça de repeti-las conforme falamos anteriormente. Se quiser cubra todo o canteiro com restos de serragem ou aparas de grama sem sementes, que além de favorecer canteiro úmido por mais tempo, evita o crescimento de mato.

Leia atentamente a embalagem da variedade escolhida, conheça todos os detalhes técnicos que devem ser proporcionados à planta para ajudá-la a crescer forte e sadia, fazendo isso dificilmente seu cultivo de couve manteiga ficará doente.

Clique aqui e Veja Dicas Para Fazer Canteiro

Clique Aqui e Veja Dicas Sobre Cultivo de Verduras

Clique Aqui e Veja Dicas Para Fazer Mudas de Alface

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!