como cultivar coentro

Conheça e Saiba Cultivar Coentro

O coentro é uma planta herbácea originária do Mediterrâneo e Oriente Médio, considerada uma erva aromática e medicinal sua altura pode variar entre 0,70 a 1 m de comprimento, sua folha é parecida com a salsa que também é conhecida como salsinha, e ambas folhas, são muito utilizadas para temperar comidas típicas regionais, sendo variados os tipos de pratos preparados.

sementes e folhas de coentro
sementes e folhas de coentro

Sobre o Coentro

É um condimento que pode ser plantado em vasos, jardineiras e vários tipos de recipientes ou mesmo em canteiros no solo. As folhas são de cor verde-brilhante e quando são esmagadas possuem um forte odor característico de temperos. Sua semelhança é muito grande com a salsinha, e seu florescimento ocorre entre a primavera/verão. No comércio pode ser encontrado como ramos, grãos e em pó. É praticamente utilizado quase no mundo todo, principalmente para temperar peixes. Sempre foi muito utilizado pelos egípcios como planta medicinal.

Propriedades do Coentro

As sementes são ricas em riboflavina, tiamina, retinol, niacina, cálcio, fósforo, ferro e ácido ascórbico, além de vitamina C nos frutos. É muito indicado para eliminar gases intestinais e diarreia. Além de possuir efeito carminativo, é vermifugo e auxiliador das funções digestivas. 

A grande vantagem de cultivar coentro na horta é que ele serve como um grande aliado no combate de pragas que infestam certas cultivares. Age como um inseticida natural, ao ser plantado com o tomate diminui o ataque da traça do tomateiro e a mosca branca por exemplo. Também é capaz de atrair uma grande quantidade de insetos que são inimigos naturais de pragas que infestam as hortaliças.

O preparado de coentro é muito eficiente no controle de ácaros e pulgões que podem infestar as hortas. Para fazê-lo basta cozinhar as folhas, em seguida, peneirar e acrescentar mais água para pulverizar as plantas infestadas na horta.

cultivo de coentro
cultivo de coentro

Cultivo

É uma planta muito resistente ao frio e ao calor, tolerando também a curtos períodos secos. O plantio é feito através de seus frutos ou sementes. O cultivo do coentro requer cuidados básicos para crescer uma planta saudável.

Adubação de plantio – Deve ser feita de acordo com a análise de solo e adubação orgânica – Pode ser utilizado 1 kg de composto por m² + 100 g de cinzas por m² (potássio), sendo que a adubação pode ser feita de diversas fontes.

Clique Aqui Veja dicas para Adubar Plantas

Semeadura – As sementes do coentro devem ser lançadas no local definitivo com espaçamentos ideais, procurando evitar períodos de inverno. Cada região tem sua época adequada, mas a recomendação é que seja feita no início da primavera.

Espaçamentos – O espaçamento entre linhas no solo deve ser de 30 cm, as sementes devem ser colocadas numa distância de 2 a 5 cm com uma profundidade de 2 a 2,5 cm, sendo que devem ser cobertas de terra com uma camada de 1 a 2 cm. Sua germinação ocorre após 7 a 14 dias, devendo ser feito um desbaste que consiste na retirada de plantas fracas e deixar um espaçamento entre plantas de 15 a 25 cm, com isso crescerão fortes e sem concorrência por luz e nutrientes.

Os coentros preferem solos férteis e com boa drenagem, por isso devem ser evitados solos ácidos e muito úmidos. Evitar também solos muito nitrogenados que atrasam o amadurecimento das sementes ou redução na produção. Fazer as adubações com fósforo e potássio no período do plantio produzem sementes mais aromáticas. Outro fator que favorece a boa produção é a incidência de luz solar.

Colheita –  O coentro pode ser colhido com aproximadamente 50 dias da plantação da semente. O ciclo de produção dessa hortaliça é curto, se compararmos ao de outras plantas como a salsinha. Lembre-se cultivar coentro não é difícil, mas para obter plantas de qualidade as técnicas que são empregadas devem ser levadas a sério.

Clique Aqui e Veja Dicas Para Plantar Cebolinha

Clique Aqui e saiba mais Sobre as Hortaliças

Clique Aqui e Veja dicas Para Preparar a Terra da Horta

 

 

Obrigado por entrar em contato conosco! Seu comentário é muito importante para nós. Deixe seu comentário!